terça-feira, 19 de julho de 2016

A Casa de Bonecas | A vingança serve-se quente - Opinião


Opinião: E pronto. Chegou ao fim uma grande aventura. Pela primeira vez na minha própria história livrólica fiz uma maratona de autor. Li todos os livros publicados pelo Arlidge em Portugal. O sentido de dever cumprido é qualquer coisa de muito bom e sou bem capaz de adoptar esta estratégia para mais autores e sagas que por aqui tenho. No entanto isto fez com que as opiniões aqui no blog tenham sido meio que repetitivas e, portanto, para não me estar aqui a repetir sobre a genialidade do autor, vou tentar manter a coisa o mais resumida possível. 
Sobre o 3º livro da saga, A Casa de Bonecas, o que dizer. Foi um dos meus preferidos até agora. Juntamente com o Um Dó Li Tá, foi aquele que mais me surpreendeu e agarrou. Ambos têm a dose certa de sangue, de suspense, de mistério, assim como conclusões surpreendentes. Quanto ao 4º livro, A Vingança serve-se Quente, foi aquele que menos gostei. É um livro completamente diferente dos anteriores, o que é óptimo. No entanto, os crimes em si e os contornos dos mesmos, assim como a conclusão, não me agradaram. Não sei explicar porquê. Até agora estou a atribuir a culpa à falta de sangue presente na história, mas é mais do que isso. Achei a narrativa meio arrastada, aborrecida e sem grande lógica. Ainda que o final tenha sido surpreendente e inesperado, tive muitas dificuldades em ler este livro. Gostei mas.
Agora é hora de deixar a inspectora Helen descansar na estante e partir para outra aventura. Aguardo, claro, com muita expectativa a tradução do próximo livro da saga. Já o vi em inglês à venda na fnac e senti-me muito tentada a trazer. Mas mais vale esperar. Uma coisa é certa, Arlidge não só é o autor do ano para mim, como se tornou num dos meus autores preferidos de sempre. Se não fosse assim, nunca teria sido capaz de ler tanto do mesmo seguido. 


Sinopse do 3º livro: O corpo de uma jovem é desenterrado numa praia remota, mas o seu desaparecimento nunca tinha sido denunciado. Alguém a mantivera «viva» ao longo do tempo, enviando à família, regularmente, mensagens em seu nome. Para a detetive Helen Grace, todas as provas apontam para um assassino em série, um monstro distorcido mas engenhoso e hábil — um predador que já matou antes. À medida que Helen se esforça por destrinçar as motivações do assassino, ela compreende que se trata de uma verdadeira corrida contra o tempo. Uma única falha pode significar a perda de mais uma vida. 

Sinopse do 4º livro: Na calada da noite, três violentos incêndios iluminam os céus da cidade. Para a detetive Helen Grace, as chamas anunciam algo mais do que uma coincidência trágica — este cenário infernal de morte e destruição revela uma ameaça nunca antes vivenciada. 
No decurso da investigação, descobre-se que aquele que procuram não é apenas um incendiário em busca de emoções fortes — os atos criminosos denunciam um assassino meticuloso e calculista. Alguém que pretende reduzir as suas vítimas a cinzas… 
Uma nuvem negra de medo e desconfiança estende-se sobre a cidade, à espera da faísca que provocará a próxima tragédia. Conseguirá Helen descobrir a tempo quem será a próxima vítima? 

2 comentários:

  1. Ai Neuza Maria, por tua causa, assim que conseguir baixar um bocado a minha pilha, vou querer ler os livros do autor! Pelas tuas opiniões, acho que vou gostar muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais gostar sim! Porque não fazes como eu e passas o Arlides à frente de vários na pilha???

      Eliminar