sexta-feira, 8 de maio de 2015

Diário de uma Obsessão - Opinião

Opinião: Após muita reflexão e buscas pelas gavetas do meu cérebro, arrisco-me a dizer, que este foi o livro mais perturbador que alguma vez li. Mais até que a trilogia As faces de Victoria Bergman. Óbvio que as histórias não podem ser sequer comparáveis pois apesar de ambas se focarem em situações de abuso, o tom dado pelos autores é completamente diferente. 
Em O Diário de uma Obsessão, acompanhamos a rotina diária de Clarissa, uma mulher que se vê atormentada por um homem que não aceita um "Não" como resposta. 
Não se trata apenas de acompanhar um homem apaixonado... ele é completamente doente. Sinto que acaba por ser injusto para com as mulheres dizer que estes homens são doentes porque têm o problema X ou Y... é quase como se os tivéssemos a desculpabilizar, como se as suas acções pudessem ser desta forma justificadas e válidas. Mas enfim, acho que vocês compreendem o que quero dizer. 
A maioria da história é-nos contada na 1ª pessoa sob a forma de um diário, e foi este aspecto, que me perturbou tanto. Este livro mexe de facto com uma pessoa! Senti tudo o que a Claire ia sentido como sendo comigo! Medo, sufoco e uma angústia permanente! E no entanto, não é isto que um livro nos deve fazer?
Estamos perante um exemplo de livro que sendo incrivelmente bem escrito levou da minha parte apenas 3 estrelas. É um livro muito bom e mereceria muito mais, não fosse por aquele final horrível que não soube a carne nem a peixe (lá estou eu com estas expressões de caca). Que final mais ranhoso foi aquele!!!??? Não se pode dizer que tenha acabado mal, mas bolas... este livro destrói completamente a imagem de qualquer homem. Poderia dizer que é a história perfeita para uma mulher numa situação semelhante ler, mas não, por favor não o façam! Porque se ainda vos resta um niquinho de esperança que seja na espécie homem, este livro vai mandar essa esperança pelo cano abaixo! Porque no final de tudo, ainda que se vença o bicho papão, o homem que julgávamos ser bom...é um grande cromo na mesma! Bah odiei o final! Pronto acho que já deu para perceber. 
Desculpem a opinião não estar mais desenvolvida... mas não é um livro fácil de abordar sem entrar em grandes detalhes e parte da experiência de leitura iria perder-se se eu me alongasse muito! Leiam caso possam!

Sinopse: Os fãs de Gone Girl irão arrepiar-se com este thriller sobre poder e perseguição. 

Clarissa está cada vez mais assustada com o seu colega Rafe. Ele não a deixa em paz e recusa-se a aceitar “não” como resposta. Está sempre presente. Ser convocada para ser jurada é um alívio. A sala do tribunal é um abrigo seguro, um lugar onde Rafe não pode estar. Mas à medida que uma narrativa de rapto e violação se desenrola, Clarissa começa a ver paralelismos entre a sua situação e a da jovem na barra das testemunhas. Se quer sobreviver, Clarissa terá que expor o seu perseguidor. Ao desenredar o macabro e perverso conto de fadas que Rafe teceu em torno deles, descobre que o final que ele visiona é mais aterrador do que ela poderia alguma vez imaginar. Mas como é que alguém pode proteger-se de um inimigo que mais ninguém consegue ver?

Sem comentários:

Enviar um comentário