segunda-feira, 27 de abril de 2015

Divergente - Opinião

Opinião: Desafio de Fevereiro: Ler um livro e ver a sua adaptação cinematográfica - check
Finalmente cumprido e finalmente chegada a hora de vos contar tudo o que achei sobre o livro. Vá talvez não tudo porque acho que não assimilei grande coisa. 

Então Divergente... mais uma distopia, mais do mesmo. Divergente desiludiu. Atenção que, e antes que pensem "ah lá tá ela esquisita de um raio sempre a criticar". Eu gostei de Divergente. Dei-lhe 3 estrelas MAS esperava muito mais. Não é um crime assim tão grande esperar muito de um livro certo?
O meu interesse por Divergente foi esmorecendo com o tempo e confesso que a vontade de o ler era muito pouca. Comprei o livro na feira do livro do ano passado, com esta capa maravilhosa (NOT) e, por pressão externa, comprei os restantes naquela do "ahh vou amar e depois não tenho para ler"... neste momento posso dizer que, não sei se quero continuar a ler a trilogia. É verdade que gostei, mas tenho tanta coisa mais interessante para ler e tendo em conta que já sei como a coisa acaba, bahh. Já para não falar nas críticas da generalidade do pessoal, que diz que os próximos livros são uma cagada em três actos!
Gostei tanto da história que nem a vou resumir. Por favor leiam a sinopse que diz tudo e assim passo já para à parte porreira das opiniões que é a de poder malhar num livro à vontade! "ahh bolas Neuza, mas disseste que tinhas gostado". Sim minha gente, gostei, mas vamos por partes.
Esta história não me trouxe nada de novo. Podem argumentar que o conceito das facções é inovador, e eu digo-vos que a primeira coisa que me ocorreu quando li sobre as facções, foi as casas em Hogwarts. Nada a ver certo? Talvez, se não houvesse mais pessoas a pensar assim. A apresentação ao mundo em si é igual a 0. Detesto quando numa distopia não há explicação aparente para o porquê das coisas serem como são. Odeio. Fico pior que estragada. Divergente é desses livros... começa e nós já nos vemos envolvidos na coisa sem uma explicação. São gostos pessoais, eu não gostei. Sei que, nos próximos livros há um esclarecimento sobre este aspecto mas caramba, custava muito ter inserido a coisa neste?
Em termos de personagens... mhe... sabem o que é mhe? Nem carne, nem peixe (que agora que não como nem de um nem de outro, me parece a expressão mais parva do mundo). Não me encheram as medidas. Not even one. A nossa Tris é patética, os colegas na facção irrelevantes e o Four... enfim... gato, jeitoso e tal, mas por favor... o que foi que o rapaz viu nela??? Que mania que os autores têm de criar miúdas tolinhas por quem o rapaz mais hot do pedaço morre logo de amores. Xiça. Not cool! 

Mas vamos ao enredo, ao conteúdo da coisa, que é o mais importante. Passamos o livro todo a acompanhar a integração da Tris nos Intrépidos e a acompanhar o crescer do seu romance com o Quatro. E é isto. Lá para o fim há uma troca de tiros muito porreira que foi o que salvou o livro para mim. As ultimas 50 páginas caíram do céu e valeram ao livro 3 estrelas.
Depois da leitura vi o filme. Gostei muito mais do mesmo e temos aqui um caso em que a adaptação ficou melhor que o livro (na minha modesta opinião). Menos drama, menos romance e mais Quatro. E é isto... não tenho muito mais a acrescentar a esta opinião. Gostei maaaas, foi tremido. Sei que há por aí fãs, por isso digam-me tudo!

Sinopse: Na Chicago distópica de Beatrice Prior, a sociedade está dividida em cinco fações, cada uma delas destinada a cultivar uma virtude específica: Cândidos (a sinceridade), Abnegados (o altruísmo), Intrépidos (a coragem), Cordiais (a amizade) e Eruditos (a inteligência). Numa cerimónia anual, todos os jovens de 16 anos devem decidir a fação a que irão pertencer para o resto das suas vidas. Para Beatrice, a escolha é entre ficar com a sua família... e ser quem realmente é. A sua decisão irá surpreender todos, inclusive a própria jovem. Durante o competitivo processo de iniciação que se segue, Beatrice decide mudar o nome para Tris e procura descobrir quem são os seus verdadeiros amigos, ao mesmo tempo que se enamora por um rapaz misterioso, que umas vezes a fascina e outras a enfurece. No entanto, Tris também tem um segredo, que nunca contou a ninguém porque poderia colocar a sua vida em perigo. Quando descobre um conflito que ameaça devastar a aparentemente perfeita sociedade em que vive, percebe que o seu segredo pode ser a chave para salvar aqueles que ama... ou acabar por destruí-la. 

12 comentários:

  1. Olá, Neuza!

    É uma pena não teres gostado deste livro. Mas consigo perceber o teu ponto de vista. Eu pessoalmente, não gostei do filme. Talvez porque li Divergente muito tempo antes do filme sair.
    Em relação à construcção do mundo, nas sequelas aprendemos mais acerca dessa parte. Principalmente em Convergente (que é o pior dos 3, sem dúvida).

    Beijinhos,

    Boas Leituras*

    Mariana

    http://mixordialiteraria.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alo =)
      Eu gostei do livro assim assim. Tenho uma amiga que está a ler (a amiga aqui de cima nos comentários que diz que não fala mais comigo) e que adoro e é ela que me está a motivar para ler o resto =)

      Eliminar
  2. Só de pensar que tenho este e o Insurgente por ler.... bah!

    ResponderEliminar
  3. Esta é daquelas situações em que vi o filme, gostei e depois disso fiquei algo curiosa com os livros. A minha irmã, que não gosta muito de ler (excepção para os Hunger Games), comprou a trilogia e está a gostar, portanto, mais dia, menos dia, vou ver que pego nos livros (até porque devo ser a única pessoa que conseguiu não ser spoilada com o final) =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Neuza,

    Bem...eu nunca li livros deste género. Nem mesmo Os Jogos da Fome, apenas vi os filmes e gostei bastante. E, para me iniciar neste tipo de leituras pensei nesta trilogia. Mas agora fiquei sem vontade. Se a vontade já não era assim por aí além agora então....esmoreceu ;)

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  5. Olá,
    Este foi daqueles filmes que quando saiu tive que ir logo vê-lo ao cinema, ainda sem ter lido o livro. Depois de ver o filme, fiquei com aquele bichinho e aquela sensação "tenho mesmo que ler o livro". Lá li, mas fiquei assim assim em relação a ele, preferi muito mais o filme, confesso.
    E depois estou como tu no que toca aos personagens que ultimamente é sempre mais do mesmo em grande parte dos livros, as personagens masculinas são todas sexy e rodeados de mulheres e as mulheres são umas tontas, acanhadas e na maior parte das vezes, submissa.
    Bem, seja como for pretendo ler o resto da saga só mesmo para tirar as minhas próprias conclusões sobre os restantes livros. E tu? Ainda te sebtes tentada a ler oa próximos ou nem por isso? Referiste que já os tinhas comprado, mas este livro pode ter-te deixado sem vontade de continuar, por isso é que estou a perguntar :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar