segunda-feira, 6 de abril de 2015

Endgame * A Chamada - Opinião

Opinião: Ora aqui está um livro que me agarrou e me surpreendeu pela positiva!
Demorou a ser lido, é verdade. Se bem se lembram comecei a leitura de Endgame em Janeiro, penso eu, e parei. O inicio não me cativou, e depois, foram-se metendo pelo meio outras leituras que me prenderam logo. Mas é apenas uma questão de passar as primeiras 50 páginas que depois o livro lê-se que é uma maravilha!
Endagme é um livro de ficção cientifica não distópico. Sim. É importante realçar que o livro não é uma distopia, pois curiosamente muita gente (que inclusive o leu) insiste que é.  É um livro que tem claramente parecenças com os Jogos da Fome, mas que se passa nos dias de hoje e não num mundo diferente daquele que conhecemos. Por ter semelhanças não quer dizer que seja o mesmo e portanto, vamos já empurrar para fora da mesa a cartada "distopia" porque não faz cá falta.
Endgame conta-nos a história da formação do nosso mundo tal como o conhecemos. Comecem já a meter de parte tudo aquilo que sabem sobre o tema e preparem-se para a teoria que este livro (a brincar a brincar) nos apresenta: A ideia de que o mundo como o conhecemos foi criado por seres alienígenas; acreditem que não é de todo descabido, especialmente depois de lermos sobre alguns monumentos espalhados pelo planeta fora. Estes seres deram-nos as ferramentas e os conhecimentos necessários para evoluir...mas tudo tem um senão. No momento em que os mesmos achassem que nós humanos estávamos a levar o planeta à extinção, teriam de intervir e começaria Endgame. Originalmente temos 12 linhagens, 12 povos principais a partir dos quais tudo se desenvolveu. Desde a sua criação que cada linhagem treinava um jovem entre os 13 e os 18 anos que teria de estar pronto para entrar em combate a qualquer momento. Não se trata de um simples combate pela sobrevivência de apenas um, mas de um combate que vai garantir a sobrevivência de toda uma linhagem que tem como beneficio poder continuar a viver naquele que será o planeta Terra depois do Apocalipse.
Tendo como premissa isto que acabaram de ler, preparem-se que este livro está brutal. Eu gostei muito por vários motivos. Não só o tema me agrada como o mesmo é bem exposto e apresentado no livro. Depois a escrita cinematográfica dos autores está fantástica. Este livro vai dar um filme brutal sem qualquer dúvida! Todo ele está escrito de uma forma que nos faz visualizar um autêntico filme na cabeça! Os capítulos alternam entre Jogadores. Não temos claramente uma personagem principal, mas 12. Se para alguns este aspecto faz com que não nos liguemos realmente a ninguém, para mim faz precisamente o contrário. Ficamos a conhecer mais sobre cada jogador e ao fim de umas quantas páginas já temos os nossos preferidos.
Gostei bastante da forma como o desafio lhes é apresentado, como se ficam a conhecer e do banho de sangue que acontece logo a seguir. Todo o livro é repleto de acção sem ter um único momento morto ao longo de toda a narrativa! E o final! Foi verdadeiramente surpreendente! Acabou por ganhar o primeiro desafio quem eu achava (e nesse aspecto foi previsível) mas morreu a minha personagem preferida, e isso, eu não antecipei...
Temos 12 Jogadores treinados como se fossem autênticos agentes de uma qualquer unidade macaca americana tipo CIA, que mais parecem saídos de um filme tipo Kill Bill. São todos super diferentes uns dos outros, e absolutamente letais! 

Tem havido alguma polémica em torno do publico alvo deste livro. Diz que ele está classificado como sendo Juvenil. Se assim for, que grande erro. De juvenil este livro não tem nada, e não é de todo adequado a miúdos. É um livro de ficção cientifica young adult completamente violento, gráfico e com algum conteúdo sexual. Não o recomendaria para jovens leitores.
Quanto ao desafio presente no livro... para quem não sabe a par com a leitura, o leitor é convidado a desvendar o seu próprio Endgame. São-nos dadas montanhas de pistas que nos levam para tudo quanto é site na internet. Esqueçam... a não ser que sejam mega génios não acho que esteja ao alcance da maioria da populaça mundial =)
Enfim... eu adorei e espero ansiosamente pela continuação. Nos Estados Unidos penso que sai por volta de Outubro... por cá talvez só para o ano. Sem dúvida uma trilogia para acompanhar! 


Sinopse: Terra. Agora. Hoje. Amanhã. O Endgame é real. O Endgame já começou. O futuro ainda está por escrever. O que for será.» Lê o livro. Descobre as pistas. Resolve o puzzle. Só um pode ganhar.
Eles chegaram à Terra há 12 mil anos. Vieram dos céus e criaram a humanidade. Quando se foram embora deixaram um aviso: um dia iriam voltar... E quando voltassem, teria início o grande jogo, o Endgame. Ao longo de dez mil anos, as doze linhagens originais existiram em segredo, mantendo sempre, cada uma delas, um jogador preparado para entrar em ação a qualquer momento. Agora que eles voltaram, os doze jovens jogadores estão a postos para entrarem no grande jogo que decidirá o futuro do planeta e da humanidade. Mas só um pode vencer: quem encontrar primeiro as três chaves escondidas algures na Terra. E é sobre a busca da primeira chave que se centra este primeiro livro da série.


3 comentários:

  1. Olá Neuza,

    Gosto muito das tuas opiniões. Sempre sinceras, frontais, sem grandes floreados. Dizem sempre tudo e apenas o que preciso de saber sobre um livro ant de o ler. Por isso parabéns :)

    Quanto a este livro. Já o tinha visto, mas não me chamou a atenção. Agora fiquei curiosa.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Awww obrigada querida!!
      Se gosta de ficção cientifica recomendo :D

      Beijocas

      Eliminar
    2. Sinceramente nunca li nenhum :) mas vou mudar isso de certeza!!

      Beijinhos e boas leituras.

      Eliminar