quarta-feira, 4 de março de 2015

Mil Folhas de Tudo e Nada #1 - O Goodreads e os livros infantis

E é hoje o dia em que lanço uma pequenina discussão. Nada de muito sério para começar, mas uma questão que me tem martelado bastante nos últimos tempos.
Hoje venho falar-vos da nossa plataforma literária preferida, o Goodreads. Aquele espaço maravilhoso que nos permite organizar leituras, livros lidos, atribuir cotações, ler opiniões e conhecer novos autores. Aquele espaço fantástico que todos os anos cria um desafio. 
O Goodreads Reading Challenge, consiste em nos propormos a ler um determinado numero de livros, escolhido por cada um, no espaço de um ano. Para muitos os desafios são vistos como uma loucura que apenas serve para colocar pressão extra em cima das pessoas. Para outros, como eu, que gostam de um bom desafio, ainda que não o cumpram, serve sobretudo para abater as pilhas intermináveis de livros por ler. 
Penso que participo no desafio há coisa de 3, 4 anos. E se não estou em erro, comecei pelos 30 livros, 30 outra vez, 40 e este ano 50. Não querendo colocar pressão extra em mim, penso que este ano vou conseguir ultrapassar a fasquia dos 50 e porquê, perguntam vocês? Bom... aqui há dias vi uma menina no goodreads a contabilizar livros lidos infantis, assim uma data deles todos seguidinhos e todos muito pequeninos. E eu, feita má pensei, oraaa assim também eu passo os 50 livros num ano! Foi aqui que a dúvida começou a crescer dentro de mim. 
Como sabem, sendo educadora de infância, tenho montes de livros infantis, bons, de qualidade. Todos os meses gravo pelo menos uma hora do conto para o canal. Para cada hora do conto eu leio e re-leio cada livro umas 3 vezes e aí pensei, e se estes livros da hora do conto entrassem para a contagem do goodreads? E assim foi. No mês de Fevereiro contabilizei 2 livros infantis no desafio do goodreads sendo que, a realidade foi que li 4. Eu podia muito bem ir a correr buscar todos os livros infantis que tenho, ler e colocar no site, mas aí sim, penso que não seria justo. Outro aspecto positivo de contabilizar estes livros, é que como sabem, tenho de ler 5 livros antes de poder comprar 1. Claro que isto não tem sido cumprido, pelo menos da minha parte. Com estas leituras torna-se mais fácil, ainda que não queira fazer disso um hábito. Aspectos negativos é que sinto sempre que as pessoas olham para isto da mesma forma que eu inicialmente olhei. Não é justo, nem parece justo a ninguém.
A minha pergunta de hoje é, acham correcto que os livros infantis sejam contabilizados no desafio do goodreads, ou consideram que apenas os restantes livros devam entrar? Digam-me tudo aqui nos comentários e até à próxima discussão. 

7 comentários:

  1. Olá Neuza!
    Excelente questão!! Acho que poderá funcionar um pouco como os contos (pois também são poucas páginas).
    Sinceramente, acho que deverias contabilizá-los, e acho que ninguém te pode levar a mal, (sim, eu percebo a parte de "não ser justo") mas não deixa de ser um livro.
    No final do ano, contabilisticamente, o que acaba por ter mais peso, para mim, nem é tanto o número de livros (se bem que é bom ver o número de leituras a aumentar) mas sim o número de páginas lidas!
    Acho que esta é uma questão cuja resposta vai depender muito da opinião de cada um, e deves fazer o que te faz sentir melhor contigo própria =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Para mim ler é ler. E uma leitura é sempre uma leitura, nem que tenha apenas 10 páginas. Desde que invistas o teu tempo a ler e a classificá-lo, porque não haveria de contar? Se assim fosse, os contos também não entravam...
    No final do ano passado reli duas bandas desenhadas de filmes da disney que já não lia há séculos e contabilizei-os para o desafio. Deu-me um jeitão porque estava meio atrasada. :p Pouco me importa o que acham ou deixam de achar, como já te disse uma vez num video, eu cá contabilizo tudo, menos rótulos, jornais e revista hehehehehehe
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. No ano passado,contabilizei 4 livros infantis de Sophia de Mello Breyner,que decidi reler :) É algo polémico pois são mais pequenos mas penso que os desafios são lançados de nós para nós e temos de nos agradar, não aos outros. Se não cumprimir 1 desafio, não faz mal, desde que sinta que dei o meu melhor. Este ano pretendo terminar Os Miseráveis e o tamanho do livro conta por uns 2,3,4 livros de uma só vez! Se levantarmos a questão dos livros para crianças,também teremos de falar sobre contos.
    Boas leituras :)
    http://ocantinhodoslivrosangie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Olá Neuza!

    Suponho que já tenhas ouvido falar no Fantasy and Co. Ultimamente não os acompanho tanto, mas recordo-me que quando os descobri, eles estavam a escolher um tema por mês e cada um tinha que criar um conto dentro desse tema. No Goodreads aparecia o conto de cada leitor, como se fosse um livro e na altura assinalei os que li e contaram para o meu desafio de leitura. Também me senti (e ainda sinto) um bocado batoteira, afinal tratavam-se apenas de alguns contos soltos, que se liam num instante e não eram propriamente um livro. A situação que referes acaba por ser semelhante. Mas e porque não?? Não são leituras? Não contribuem para a tua vida profissional e para o canal?

    Claro que se fores buscar todos os livros infantis que tens em casa e os marcares logo todos, realmente não é justo. Em Abril já tinhas cumprido o objectivo... Mas se contabilizares os da hora do conto, aos poucos, acho que não faz mal a ninguém!

    Se reparares, as pessoas que conseguem cumprir desafios de 200 ou mais livros por ano, fazem-no através de BD's, Mangas e semelhantes. Vai dar ao mesmo...

    ResponderEliminar
  5. Eu acho que se deve contabilizar, Afinal o desafio é nosso, para nós próprios e cada um de nós sabe o que pretende com o número que se pretende a ler. O meu desafio é de só 24 livros mas se começar a ler contos ou livros infantis mudo o objetivo para 30 por exemplo. Mas como disse, é o desafio que fazemos para nós próprios e não temos que agradar a ninguém senão a nós mesmos :)

    ResponderEliminar
  6. Olá :)
    Pessoalmente acho que deves contabilizar a leitura desses livros, porque pequenos ou não, no fundo não deixam de ser leituras que fazes, logo podem ser perfeitamente incluídos no goodreads.
    O que podes fazer se te aperceberes que lês muitos livros infantis e que isso pode, de algum modo, tornar o desafio injusto ou "aldrabado" podes contabilizar apenas aqueles que mais gostares, por exemplo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. De facto pode parecer um pouco injusto desde fora mas no fim de contas o desafio é feito por ti e para ti, portanto acho bem que os contabilizes se quiseres... E no fim de contas o que importa é a qualidade das leituras e não a quantidade ;)

    ResponderEliminar