sexta-feira, 27 de março de 2015

Fangirl - Opinião

Opinião: Heis a história por trás desta leitura. Tinha eu cerca de 3 livros iniciados quando pensei... nahhhh quero ler outra coisa. E foi isto... vá não foi só isto. Fangirl iria ser leitura de Abril conjuntamente com a Cata, a Jojo e a Tânia, mas apetecia-me tanto ler que lá as convenci a começar já. Escusado será dizer que de leitura conjunta teve muito pouco, uma vez que eu já o terminei e não o consegui largar. Agora estou ansiosamente à espera que elas avancem para pudermos falar!
Vamos começar pela classificação no Goodreads sim, porque ontem parecia que eu estava completamente bipolar! Mudei a classificação duas ou três vezes porque não me sentia bem com nada daquilo! Quando é que aquele site vai passar a ter meias estrelas, essa é a questão?!
Dei-lhe 3 estrelas e meia e antes que passemos aos porquês, vamos falar um bocadinho sobre a história em si. Prometo não dar spoillers de nada!
Fangirl conta-nos a história de duas irmãs gémeas, a Cath e a Wren, que estão naquela fase de sair de casa para se mudarem para um dormitório da faculdade. Apesar de durante toda a sua vida sempre terem sido muito unidas, a Cath dá por si "sozinha" num mundo totalmente novo para ela. É que sabem, a Wren é a gémea divertida, e a Cath é a gémea chata. Super original não? =)
A particularidade acerca da Cath, é que ela escreve fanfiction de uma espécie de Harry Potter. A autora criou dentro do livro uma história semelhante à de J.K. Rowling mas com outros nomes. Neste caso, Cath escreve acerca das aventuras de Simon Snow. Ainda que ela seja totalmente esquisita, tímida e não tenha qualquer tipo de ossinho social dentro dela, ela escreve num site e é incrivelmente famosa no meio. Sem querer dar muito a conhecer sobre a história, este livro é sobre a evolução da Cath na faculdade, o quebrar das várias barreiras que a envolvem e o seu crescimento enquanto escritora e pessoa.

E agora passamos à explicação da confusão de sentimentos que me assolaram no fim da leitura. Gostei bastante de Fangirl mesmo. Muito mais do que Landline que havia sido um autêntico fiasco para mim. A escrita da autora é muito bonita e consegue agarrar-nos por ser simples. Afinal de contas os seus livros são dirigidos para um público alvo adolescente... e é aqui que a coisa se estraga um bocado para mim. Já o disse várias vezes e tenho de dizer de novo. Não tenho paciência para dramas de meninas. Não tenho. Leio estes livros e praticamente já não me consigo identificar com nada! É uma tristeza estar a ficar crescida, caso contrário tenho a certeza que adoraria este tipo de leituras. 
Gostei da ideia da história que a autora criou, mas mais uma vez, penso que ficou muito por explorar. Não gosto da forma como nos livros da Rowell ela pega em assuntos sérios e escreve piadas sobre os mesmo. Nunca aprofunda temáticas o que me deixa louca. Ela escreve para adolescentes caramba! Ela podia tornar os seus livros divertidos e educativos ao mesmo tempo, e ao invés disso, a coisa torna-se leviana. Ela faz piadas sobre distúrbios alimentares, homossexualidade, drogas e álcool, e neste livro, até sobre o veganismo, coisa que me deixou grrrrr sabem!? Fico sem compreender... será que ela acha que os adolescentes não conseguem pensar sobre assuntos sérios ou será mesmo ela que não os sabe escrever?
Outra coisa que não gosto nos seus livros é que a autora é péssima a fazer um wrap up da coisa! Ela não dá uma conclusão digna às coisas. Simplesmente acabam. Pessoalmente isto não dá para mim. Há assuntos que precisam de ser resolvidos até nas histórias mais leves. Os livros de Uma Aventura, que são o que são, têm sempre uma conclusão e nos livros da autora parece que acabou a tinta da caneta, ou simplesmente não lhe apeteceu escrever mais! 
Mas bom, se calhar passamos para as coisas boas! As personagens, ainda que pouco exploradas, estão boas! Gostei muito do Levi e da Reagan e penso que esta ultima, principalmente, poderia ter sido muito melhor trabalhada. Ainda que inconclusivo adorei o final. Como já referi a Cath escreve fanfiction do Simon aka Potter. Não gostei mesmo nada dos capítulos em que ela lê os seus textos... confesso que a determinada altura comecei a ler na diagonal, e os inícios de cada capitulo, também saltei. No entanto, no final, temos uma cena que eu acho que todos os super fãs de Potter se vão conseguir identificar. Eu emocionei-me e quase que chorei as pedrinhas da calçada todas! Foi muito bonito. Também adorei o romance no livro, apesar de ser tãooo à menininha que houve uma altura em que simplesmente fechei o livro e disse: Não tenho mais paciência para isto! 
Enfim... superou Landline, mas não atingiu as expectativas. Continuo a querer muito ler o Eleanor and Park, que esse sim, dizem que é muito bom!
E por aí, temos Fangirls de alguma coisa? =)
Sinopse: Cath and Wren are identical twins, and until recently they did absolutely everything together. Now they're off to university and Wren's decided she doesn't want to be one half of a pair any more - she wants to dance, meet boys, go to parties and let loose. It's not so easy for Cath. She's horribly shy and has always buried herself in the fan fiction she writes, where she always knows exactly what to say and can write a romance far more intense than anything she's experienced in real life. Without Wren Cath is completely on her own and totally outside her comfort zone. She's got a surly room-mate with a charming, always-around boyfriend, a fiction-writing professor who thinks fan fiction is the end of the civilized world, a handsome classmate who only wants to talk about words ...And she can't stop worrying about her dad, who's loving and fragile and has never really been alone. Now Cath has to decide whether she's ready to open her heart to new people and new experiences, and she's realizing that there's more to learn about love than she ever thought possible ...A love story about opening your heart by Rainbow Rowell, the New York Times bestselling author of ELEANOR & PARK 

2 comentários:

  1. Eu desisti mas quero saber essa cena do potter. Pm!

    ResponderEliminar
  2. Já é um bom começo teres gostado mais do que Landline.. Acho que é como dizes ela é muito boa a escrever para adolescentes e numa coisa tenho que concordar contigo, ela podia explorar um bocadinho mais certos temas e certas conclusões.. Mas de resto gosto muito dela..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar