segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

O estado das coisas


Nunca um mês me custou tanto a passar como o de Fevereiro nem nunca a expressão "mês para esquecer" foi tantas vezes por mim utilizada. Podíamos saltar já para Março e esperar por coisas melhores!
Hoje acordei decidida a dar andamento ao blog, tenho muito que escrever e actualizar e se calhar começo por partilhar com vocês o mês de caca que estou a ter! Uma vez isto posto para trás das costas, é só escrever coisas boas, prometo. =)
Para dizer a verdade as coisas começaram a descambar no fim de Janeiro. Como já referi algumas vezes, infelizmente estou desempregada (nenhuma surpresa aqui). Em Novembro fui obrigada a ir fazer uma formação para o centro de emprego. Uma formação que contribuiu muito pouco para a minha pessoa e para a minha profissão. Ao principio corre muito bem, mas para o fim... foram 3 meses e qualquer coisa nisto. É tudo muito bonito até ao momento em que nos impõem regras de merda que nos fazem sentir completamente parvas! Há limite de faltas, sobre o risco de nos cortarem o subsidio. Este mês morreram 2 familiares meus, pelo que tive de escolher a qual dos funerais ir -_- . Este mês também, andei doente. Não faltei, não fui ao médico, não me atrevi! Percebo a imposição de regras. Elas têm de existir... mas não desta forma. 
Falando em médicos... vamos entrar por aqui. Não tenho médico de família, tal como grande parte da população de Lisboa e Vale do Tejo. Conseguir uma consulta é um filme que leva meses a passar. Precisava com urgência de uma determinada especialidade, e por isso fiz o sacrifício de pagar 75 euros por uma consulta privada! Fiquei passada da vida, quando a médica me passa carradas de exames SEM credencial! Sou obrigada a ter de ir ao meu centro de saúde para que um médico me passe as credenciais para que eu pague o mínimo possível pelos mesmos. Um dos exames tem de ser feito em 15 dias e o prazo acaba esta semana. Ainda não consegui consulta... e o resultado vai ser ter de pagar 40 euros para fazer o exame no privado. O mais ridículo da situação, foi que fui informada de que mesmo que consiga consulta o médico que me atender pode recusar-se a passar-me as credenciais porque fui a uma consulta privada. Quando soube isto , perdi as estribeiras e chorei este mundo e o outro. É um absurdo. Vou dormir para a porta do centro de saúde às 3 da manhã e nunca consigo consulta, e ainda me arrisco a não ser devidamente atendida, porque escolhi ir a um privado. Estou farta deste sistema que deixa as pessoas morrerem nas urgências, em salas de espera, ou à porta dos centros de saúde!
Falando em farta, e porque está tudo relacionado com estes governos de merda que temos tido, os meus sogros foram obrigados a emigrar. Há já um ano que estão a viver em Angola. Para eles poderem ir descansados eu e o meu marido assumimos o compromisso de ficar com a filha deles, adolescente de 15 anos. Vive cá em casa, e é a única pessoa neste mundo com capacidade para me fazer trepar paredes em 5 segundos! Sinto-me constantemente no limite com ela! Sei que todos dizemos isto, mas eu juroooo que não era assim aos 15 anos. NUNCA tiveram de andar atrás de mim para controlar se eu fazia aquilo que eram as minhas obrigações! Estou esgotada! Preciso de um psicólogo um shot de wiskey e uma praia deserta!
Falando em Angola... e o actual estado das coisas por lá. Aquilo está mau. Os meus sogros estão a ter muitas dificuldades em mandar dinheiro para cá. Se estão a pensar emigrar para aqueles lados, tenham em conta a situação.
Termino o texto de desabafo com uma nota mais positiva acerca de leituras (oh pra mim a ser como o prof. Marcelo) . Estou a participar numa maratona literária do grupo Sinfonia dos Livros. E como sempre, não me apetece ler =(
Que sina... eu acho que não mereço tanta coisa ao mesmo tempo! Sugestões, há por aí? Exercícios de relaxamento, sacos de box, o que me aconselham? No meio disto tudo a única coisa que está a correr mesmo bem é a mudança de alimentação na minha vida. Quase 6 meses sem consumir carne ^_^ estou muito feliz .
Desculpem lá o texto de meio metro, mas para conseguir concentrar-me daqui para a frente, há que expressar tudo o que vai cá dentro, caso contrário os textos de opinião aos livros vão ficar uma caca!
Obrigada por estarem desse lado 

19 comentários:

  1. Agora fiquei triste :(

    Um grande beijinho cheio de força e optimismo e vais ver que as coisas vão melhorar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijoca Mafi nada de ficar triste! Hei a feira do livro está quase ai =) ehehe

      Eliminar
  2. Força. É verdade que "não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe".

    Como mãe de uma adolescente de precisamente 15 anos, entendo bem a capacidade que têm de nos fazer trepar paredes.Há sempre qualquer coisa, não é? Não há nada a fazer senão respirar fundo e seguir. O irmão dela divide essa responsabilidade, não?

    As melhoras (de tudo)!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida! Sim divide, mas a verdade é que, como é uma rapariga é comigo que ela acaba por falar mais e é também a mim que ela dá mais ouvidos (um terço de ouvido se tanto)... enfim. O quarto da tua filha também está sempre em estado de guerra????

      Eliminar
  3. Antes de mais, os meus pêsames. Puxa, não fazia ideia das situações terríveis por que estavas a passar (só que estavas desempregada). Nos teus vídeos tens sempre tanta alegria e entusiasmo... Também estou numa formação do centro de emprego e é isso, eles pensam que somos "pau para toda a colher" e as regras são mesmo parvas. E também já passei por uma situação parecida de pedidos de exames médicos, é mesmo assim, eles têm que "encontrar a relevância dos exames por eles mesmos" e se não acharem importante podem recusar-se a passar... E no fundo, são tudo medidas para o Estado controlar as suas continhas e os seus números, mas não são para nos ajudar... Mas, no meio disto, acho que não há lugar no mundo que nos deixe feliz, se a gente não estiver bem connosco próprios (que espero que não seja o teu caso, infelizmente é muitas vezes o meu), e felizmente tens um maridão que imagino que seja como uma fortaleza para ti :) Já quanto à tua cunhada... o lado positivo é que treinas para quando forem os teus filhos :P Mas desejo-te muita paciência e sorte! Beijinhos carregados de força e esperança :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As regas das faltas deixam-me doida. 3 com justificação e 3 injustificadas... tenho uma amiga que perdeu a inscrição e subsidio porque teve de ficar com o filho 1 semana em casa durante as férias de nata, pois não tinha mesmo com quem o deixar. Ainda perguntou no centro se o podia levar e não autorizaram . Não ajudam em nada! Custou-me muito andar lá no centro. Ver todos os dias filas e filas de adultos nos seus 50 anos ou mais, totalmente desesperados e a serem obrigados a ir fazer formações. O que será deles. Este pais assusta-me!
      A saúde é um direito e bla bla bla e nunca temos acesso a ela =( é desesperante. Pagamos 20 euros no hospital para mais de 6 horas à espera e 7 num centro de saúde onde podemos nem ser atendidos. É muito mau.
      Adoro gravar e partilhar novidades em video , fico sempre genuinamente feliz quando o faço ^_^ porque sei que a maioria de vocês até gosta de me ouvir
      A questão da adolescente... nem eu nem o meu marido estavamos preparados para a dimensão da coisa. Uma coisa é quando nasce um bebe nosso e passamos por todas as fases de desenvolvimento uma cosinha de cada vez. Outra coisa é uma adolescente que honestamente, precisa de ser toda moldada!!! Tenho de ir ler alguma coisa do Dr Phill ou isso :D
      Obrigada linda!
      Beijo

      Eliminar
  4. Antes de mais, os meus pêsames. Puxa, não fazia ideia das situações que andavas a viver (para além de estares desempregada). Tens sempre tanta alegria e entusiasmo nos teus vídeos... Também estou numa formação e é isso, o excesso de regras também me faz comichão, e se ainda por cima foste obrigada a frequentar, imagino a frustração. E também já tive uma situação de exames como essa, os médicos de família não são obrigadas, e só passam se eles mesmos virem a relevância do exame. No fundo, são tudo formas de o Estado controlar as suas continhas e os seus números de desemprego, não são para melhorar a sociedade. Mas também é verdade que não há lugar no mundo que nos deixe feliz, se essa felicidade não vier de dentro. E tu tens muitos recursos, muita alegria, muito amor, dentro de ti, por onde começar. Isto vai passar :) Beijinhos cheios de força e esperança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa Neuza, pela repetição. Foi por não estar "loggada" da primeira vez, fiquei com medo que não ficasse :P

      Eliminar
  5. Oh Neuza não gosto nada de saber que estás assim tão em baixo... Já tinha reparado que andavas meio ausente e que a animação já não era a mesma, mas acredita que se pudesse te dava uma solução. Mas por aqui as coisas não andam muito melhores. Força sim! Arrebita! Upa Upa!

    Os meus sentimentos por aqueles que perdeste, nunca é fácil ficarmos sem os que nos são próximos. Ainda para mais quando já não estamos bem a cem por cento. Quanto ao governo e afins... É a merda de país que temos e infelizmente, pouco além de "votos" e "eleições" nos são permitidas fazer. Espero que tudo melhore e que essa tua alegria contagiante te volte a inundar por dentro e por fora.

    Quanto a "adolescente" aí de casa, vai com paciência, sei que não deve ser fácil, pois também já conheci verdadeiros bichinhos cheios de hormonas que só dão vontade de espancar. Todos somos diferente, eu fui uma adolescente secante, bem comportada até demais. Agora penso que devia ter aproveitado mais... Mas percebo que provavelmente ela estava habituada a um tipo de educação e agora convosco não se deixe moldar a nada que queiram. Nunca eduquei ninguém, mas essa é sem dúvida a idade mais chata de se aturar alguém. :P É insistir, ralhanço e castigos nunca mataram ninguém :)

    Beijinhos*


    ResponderEliminar
  6. Oh :/ não sei o que te dizer, mas não queria ler este post e não dizer nada... por isso, deixo-te apenas um beijinho de muitaaa força, e espero que tudo se recomponha!
    (em relação ao sistema nacional de saúde, às vezes tenho vergonha de trabalhar na área...)

    ResponderEliminar
  7. Muita força e um beijinho grande.

    Melhores dias virão e muita esperança são os votos de uma desempregada também do lado de cá ;)

    ResponderEliminar
  8. Ai Neuza... Nem sei o que te diga... Que mês péssimo!! Parece que quando alguma coisa corre mal, vai tudo de seguida... Em relação à miuda, não te esqueças que a moça deve pensar que como os pais estão longe, não tem quem mande nela. Precisa de pulso firme e muita paciência (da tua parte!!). A verdade é que com tudo o que vai na tua vida, devia ter pelo menos cabecinha para não ser mais um problema...

    Julgo que falo por muitas pessoas que aqui passam, quando digo que sentimos a tua falta! Aqui e no canal. Espero que consigas ir-te dedicando ao blog a pouco e pouco e que isso te ajude a animar :)

    Quanto ao resto, é melhor não pensares muito nisso. Já sabes qe também estou desempregada e sei bem o que estás a passar. Essas formações são uma palhaçada que nem utilidade têm... Mas é o que temos e pronto...

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Estou a sentir uma espécie de desespero que embora te conheça há pouco tempo, não te desejo e não combina com essa carinha laroca.
    E entendo-o. Precisas arejar, respirar, mas não podes! Li, uma frase num livro, que gostaria de partilhar contigo: "Os sentimentos são muito parecidos com as ondas. Não podemos fazer com que elas deixem de vir, mas podemos escolher em qual delas fazer surf". Eu sei que é só conversa e quem está no aperto é que sente, mas tenta... Lembra-te de coisas boas e escolhe-as para fazerem parte das tuas memória em prol das menos boas. Quanto à adolescente que aí tens, não te aflijas se a ofendes: ralha sempre que for preciso, impõe regras e já agora respeito, que não desfazendo nos pais, há muita falta de respeito, nessas rebeldias dirigidas a quem nos cuida e já é crescidinha para perceber. Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
  10. Olá Neuza, olha desejo tudo de bom para ti, as melhoras em todos os sentidos, e os pêsames pelas perdas.
    Espero que tudo se recomponha, mas não vás a baixo nem desanimes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Querida Neuza, custou-me ler o que escreveste e admirar a coragem que tens ao partilhar por aqui todos esses acontecimentos dos quais estive a par e que sinto um pouco que fiz parte, pois estava contigo todos os dias nessa maldita formação...
    Quero dizer-te que sei o que sentes porque é sempre um pouco reconfortante pensar que não estamos sozinhos, estou desempregada e fiz os meus 24 anos e nunca trabalhei na vida, deixei de viver com a minha mãe para estar todos os dias com um Homem que me faz feliz e existem dias em que acordo e não sei que rumo dar à minha vida...isto para dizer que tens de te focar nas coisas boas, claro que te acontecem coisas tristes e tens todo o direiro de estar em baixo!! Mas eu acho que és uma rapariga maravilhosa!! O que teria sido de mim sem a tua companhia, e a tua alegria, as tuas piadas e as tuas explicações acerca da frutinha e dos legumes =) Espero que te alegre um pouquinho o dia, ao saberes que mudaste a minha vida durante 2 meses e que estou a ler um livro por tua causa, e que tenho comido legumes e bananas!! Tens a sorte de ter alguém ao teu lado, de seres uma pessoa profissional e seres uma pessoa estupenda ,é nisso que tens de te focar =D
    Desejo sinceramente que esta má fase termine e que continues alegre e a cumprir os teus objetivos de comer bem e ter vontade de ler muito
    Beijinho grande***

    ResponderEliminar
  12. Querida Neuza,
    antes de mais: lamento muito :( e ainda lamento mais teres tido de escolher a que funeral ir.
    Como desempregada, já sei a caquice dos centros de emprego. Têm o objectivo de ajudar, mas parece que andam a brincar às casinhas edição "trabalho"... não podes apresentar justificações? Bem, mesmo que possas eles devem ter uma qualquer regra de só poder apresentar x justificações SENÃO... -.-'' espero que a situação melhore, Neuza... de verdade.
    Em relação à saude, hoje tive mais uma prova de que o sistema não dá uma para a caixa. Tive o meu irmão e a minha mãe doentes com gripe nas últimas semanas. O meu irmão melhorou, a minha mãe não. A última vez que foi à médica, ela disse-lhe que era muscular. Não era. Era pneumonia. Na altura (em janeiro) não mandou nem fazer a porcaria de um raio-x e era só passar a porcaria de um papel, nós é que pagávamos, fonix! Fê-lo? Não, para quê? O sistema está feito para deixar perecer os doentes (já nem faço da luta dos genéricos vs. farmácias)... Desde 6f (altura em que a minha mãe caiu na cama cheia de febre e respiração alterada por causa da situação dela) já se foi quase 200euros em medicamentos e afins.
    Quanto aos teus sogros, nos últimos anos Angola tem sido um tiro ao lado (não para os grandes!). O meu pai trabalhou uns meses lá em 2008/09 e veio de lá... enfim. Espero sinceramente que a situação se resolva para eles e para vocês.
    Ai, adolescentes :P tenho um puto de 16 anos cá em casa, o meu irmão, mas por acaso comparado com outros da idade dele é uma paz de alma. As raparigas são mais difíceis de levar, são mais emotivas, mais dadas a explosões e bateres de pé. O quarto é uma batalha que terás de conseguir levar a teu favor :( é uma guerra mesmo. Boa sorte!
    um grande beijinho* de apoio!

    ResponderEliminar
  13. Oh miga... fogo, até fiquei com um nó na garganta :( nem sei bem o que dizer, a não ser que percebo muito bem cada palavra que escreveste... infelizmente, depois de passar por isso tudo, tive que vir para o estrangeiro. Não é fácil, mas também não é o fim do mundo. As burocracias em Portugal deprimem-me e a saúde.. puff :(
    nem sei o que dizer :(
    em relação à adolescente.. lol... é normal, os putos de hoje em dia são uns rebeldes do caraças.. têm coisas que nós nunca tivemos... é um mundo completamente diferente... é um idade difícil...
    no meio disto tudo, és uma miúda de garra e conseguiste tornar-te vegetariana... uau.. o que eu tentei e nunca tive essa força de vontade!! tás a ver? és uma miúda com garra, vais passar isso tudo :)
    um beijinho grande***

    ResponderEliminar
  14. Oh Neuza =(
    Antes de mais, desabafa que faz bem!! Estamos cá para te ouvir e apoiar.
    Lamento muito a perda dos teus familiares! Um abraço forte!
    Quanto às regras do desemprego e desses cursos de formação que só servem para as estatísticas, são uma merd*. No verão estive a fazer uma formação dessas, mas vá lá, eu ainda consegui escolher o que queria (tive a sorte de escolher algo relacionado com a minha área de formação) mas tive colegas que estavam lá obrigados por causa do subsídio. No entanto, há sempre quem consigo contornar as regras, quer as das faltas (acho que se pode escrever para alguém para se poder continuar inscrito), e depois há aqueles que apresentam baixas médicas e deixam da ter que ir à formação... são aqueles que têm sorte de terem conhecimentos, porque depois a maioria nem médico de família tem.
    Aqui também já não temos médico de família. E em Dezembro estive eu com gripe e em Janeiro foi a minha mãe. Felizmente, a minha mãe ainda consegue pagar uma quota de uma empresa de médicos privados ao domicilio (acho que é 45€ de 3 em 3 meses). É carote, mas vêm cá a casa e passam as receitas médicas como se fosse pela caixa. No entanto não passam as baixas médicas, e em Janeiro, lá fui eu com a minha mãe ao centro de saúde, pois ela estava quase sempre forças por causa da gripe, para se tentar arranjar uma consulta nas urgências para ver se lhe passavam uma baixa (não estava em condições de ir trabalhar), chegámos 30 min antes e já não havia consulta... ou ia a partir das 20h da noite à SAP ou então de madrugada para o centro de saúde. Uma tristeza!
    Quanto à tua cunhada, não deve ser nada fácil. É uma idade complicado e ainda por cima, o mundo é diferente do que era na nossa altura (apesar de achar que és um pouquinho mais novita do que eu =) ) Eu fui muito calma, mas os meus irmãos deram algumas dores de cabeça à minha mãe. Tens que ter uma grande dose de paciência.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  15. Oh amora tu sabes que podes sempre contar comigo!
    Isso das credenciais é mesmo ridículo! Sinto-me tão frustrada por não te poder ajudar... Fogo a sério?!!!
    Quanto ao estado do SNS nem abro a boca! Corro o risco de perder o emprego.
    Vá lá maria... a partir de agora,as coisas vão melhorar!

    ResponderEliminar