sexta-feira, 16 de maio de 2014

Half Bad - entre o bem e o mal - Opinião

Opinião: Terminei hoje mesmo, apenas à algumas horas atrás o 1º livro desta nova trilogia. Half Bad. E, para variar um bocadinho, nem sei bem por onde começar e o motivo é simples. Ainda não encontrei uma opinião negativa deste livro. Lá fora toda a gente o adorou... bolas!
Vamos começar pelo inicio então. A capa. Lindíssima! Adorei o pormenor da corda com cadeado e charada para tentar abrir. No fundo, tem tudo a ver com o conteúdo da história (só quando terminei o livro e comecei a pensar, é que percebi isto lool). Ah esperem... há uma critica à capa. Aquelas letras lindas em prateado são uma caca, porque desaparecem... bahh.
Seguidamente passamos à sinopse, que é a segunda coisa que vejo num livro. Acho-a muito cativante. Portanto no geral, este era um livro que eu queria mesmo muito ler!
Passamos à história em si. Neste livro ficamos a conhecer um mundo alternativo ao nosso. Passa-se na nossa era, moderna, com telemóveis e demais engenhocas, com um ligeiro, e importante, twist. Neste mundo existem bruxos. Bruxos brancos, bruxos negros, e fulvos, que são os muglles nesta história. Nada de novo até agora, e nada surpreendente se vos disser que os bruxos brancos são os bons, e os pretos os maus. 

A nossa personagem, o Nathan é filho de uma bruxa branca e um bruxo negro. Surpreende-vos se vos disser que a mãe era uma bruxa fantástica e o pai o mais terrível dos bruxos negros? Não pois não? Já viram isto em algum lado??? Eu acho que já...
Neste mundo os fulvos não têm conhecimento da existência dos bruxos... típico, e, os bruxos brancos são quem comanda as coisas. A guerra e perseguição contra os bruxos negros é tão grande, que um bruxo branco tem permissão para matar na hora qualquer bruxo negro que veja.
Ora, o Nathan é misto... e portanto cresce como um renegado... atenção que isto não são spoillers... vem na sinopse...
Começamos o livro com o Nathan numa jaula, a ser torturado... e aqui começaram os meus problemas... a autora fez uso da 2ª pessoa para escrever. E não, não estou a falar da melhor amiga dela, mas do tempo verbal Tu. Que nervosssss que me deu ler aquilo. Tu estás aqui, tu isto tu aquilo. Sim, serve o propósito de nos fazer sentir o que o Nathan sente... fora isso torna-se confuso. Estamos no tempo presente, depois fazemos uma viagem ao passado até à infância do Nathan e acompanhamos o seu crescimento até ao momento em que o livro começou. A jaula.
Muito basicamente, sem querer estragar-vos a história, eu quero acreditar que os próximos livros serão melhores. Este livro foca-se muito na introdução das personagens e do mundo deles, de forma a que, no 2º volume seja mais fácil entender tudo. Penso eu. Ora eu gosto é de acção... e coisas meio paraditas enervam-me... só tive acção nas ultimas 50 páginas... not good.
Eu gostei do livro. Gosto do tema, agrada-me, mas não me trouxe nada de novo e ver tanta histeria em torno do livro enerva-me... ler e ouvir que este livro promete ser um dos melhores do ano, tira-me do sério... os restantes volumes talvez sejam, tenho mesmo esperança que sim... mas este, nicles!
Em todo o caso, leiam!!!

Sinopse: Uma estreia literária surpreendente, plena de magia. Um livro que é um fenómeno internacional.


Na Inglaterra dos nossos dias, bruxos e humanos vivem aparentemente integrados. Na realidade, os bruxos têm a sua própria sociedade secreta, as suas regras e a sua guerra, que divide os Bruxos Brancos, considerados «bons», e os Bruxos Negros, odiados e perseguidos pelos Brancos. O herói, Nathan, é filho de uma Bruxa Branca e de um Bruxo Negro e, portanto, considerado perigoso. Nathan é constantemente vigiado pelo Conselho dos Bruxos Brancos desde que nasceu e aos 16 anos é encarcerado e treinado para matar. Mas Nathan sabe que tem de fugir antes de completar 17 anos e a sua determinação é inabalável.

Half Bad é o romance de estreia de Sally Green e o primeiro volume de uma nova trilogia do género fantástico aguardado por todo o mundo com grande expectativa.

8 comentários:

  1. Olá :)

    O livro chamou-me a atenção exactamente pela capa e pelo cadeado , é algo diferente que quase nos obriga a pegar no livro e a ler a sinopse, mas achei logo a premissa muito básica. Ainda assim, aparecendo tantas boas críticas e burburinho mantenho uma certa curiosidade :)

    Tomé,
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exacto é mesmo isso, em termos de novidade, não trouxe nada de novo... foca-se muito no racismo contra aqueles que são mistos, o que é giro, mas já foi visto... espero mesmo que os próximos sejam melhores =)
      Em todo o caso, o marketing em torno deste livro foi muito bem feito!!!

      Eliminar
    2. Não conhecia o blog =) gostei muito parabéns!!!

      Eliminar
    3. Nasceu há pouco tempo :) Obrigada!

      Eliminar
  2. Queroooooooooooooooooooo :P (mas se dizes q o livro só nas 50 páginas arrebita até fico com medo :P )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOOL eu não disse que só arrebitava nas 50 páginas, isso teria sido bom. A coisa só tem acção nas ultimas 50 páginas LOOL isso sim =)
      Vou emprestar hoje ao pulga, se quiseres depois empresto-te

      Eliminar
  3. Queroooooooooooooooooooo :P (mas se dizes q o livro só nas 50 páginas arrebita até fico com medo :P )

    ResponderEliminar
  4. Vou ler em ebook :p Eu já vi criticas negativas, Uma rapariga disse que não o pode ver à frente e que o odiou de tal maneira....

    ResponderEliminar