terça-feira, 2 de agosto de 2016

Wayward Pines #Caos - Opinião


Opinião: Não me importa que ainda faltem X meses para o ano acabar e que isso signifique que ainda tenho muitas leituras pela frente. A trilogia Wayward Pines, como um todo, foi a melhor história que li este ano e nada vai chegar aos calcanhares da mesma.
Vamos fazer um breve resumo de tudo aquilo que ficou para trás. No primeiro volume, W.P. Paraíso, acompanhamos constantemente o nosso detective Ethan Burke, enquanto tenta desvendar e compreender porque é que está naquela cidade e o que é que se passa com tudo à sua volta, visto que nada parece ser verdadeiramente normal. No final, assistimos ao seu quase estado de conformidade com a situação em que se encontra; é aquilo, e nada mais há a fazer. Só que não. Passamos para um segundo volume, A Revolta, em que descortinamos mais alguns aspectos da cidade, mas sobretudo dos seus habitantes, com especial atenção a um grupo especifico de pessoas, que ainda que não saibam exactamente o que é que se está a passar, não se conforma com a situação em que vive. Também mergulhamos mais um bocadinho na vida pessoal do detective e da sua esposa, onde nos vão sendo dadas algumas pistas sobre um terceiro individuo. Como já vos tinha dito antes, o 2º volume termina de uma forma abrupta, num total Oh meu deus (não necessariamente com estas palavras) que nos faz querer o terceiro e ultimo livro, para ontem. E que livro...e que livro.
A conclusão de Wayward Pines, Caos, não podia ter sido mais brilhante. Ainda que conheça algumas pessoas que sentem que este volume foi o que menos gostaram, honestamente para mim, estão os 3 ao mesmo nível. Não houve nada que não tivesse gostado nesta trilogia. Não existem altos e baixos, apenas picos. De emoções, de sensações, e talvez o livro que tenha uma carga emocional maior, seja mesmo o ultimo. Não só pelas situações que acontecem, causadas pelo final do 2º livro, mas também pelo desfecho perfeito que o autor deu à história. Em Caos podem definitivamente contar com uma narrativa mais sangrenta e gráfica, mais emotiva e mais expectante. Não dá para parar de ler, porque precisamos mesmo de saber o que é que vai acontecer. Será que vai ser o fim para todos? Será que é assim que acaba? Num banho de sangue e tristeza onde assistimos à morte, uma a uma, de cada um dos habitantes? Não...não pode ser assim. Não pode ser só assim e, de facto, não foi. Quando nos aproximamos do fim, e começamos a perceber a que conclusões o nosso detective, agora responsável pela cidade, chega, percebemos que o autor tenta dar uma profundidade e ética diferentes à história. 

Existe uma personagem na trama, que longe de ser principal ou de ter um papel importante na mesma, acaba por ser quem dá ao Ethan a ideia base para tentar solucionar o problema da cidade. É na forma como o detective opta por lidar com a mesma, que percebemos a tal profundidade e romantismo nas ideias do autor. Quando terminamos de ler a única frase existente no epílogo do livro, percebemos que a história pode levar um de dois rumos: ou a ideia romântica do detective resultou, ou nada mudou e portanto, o futuro é triste e previsível. Já para não falar, que de facto poderia haver um 4º livro (pode sempre haver mais) que nos mostrasse se o Ethan tinha razão, mas também que nos mostrasse todas as dificuldades pelas quais as personagens teriam de passar. Não vai haver um 4º livro, pelo menos dito pelo autor, mas sabem que mais? Também não faz cá falta. Este final foi perfeito, foi aberto e deixa muito espaço à consideração de cada um. Deixa espaço para a reflexão sobre aquilo que cada um pensa e, sobre se as ideias do detective foram ou não boas e se resultariam num contexto real.
Acabo como de costume, a mandar-vos ir ler esta trilogia. É perfeita para qualquer altura do ano, porque se lê a correr. Levem-na para a praia e vão ver que vão dar por vocês, sem saber exactamente onde é que estão.

******************************************************






Sinopse: Passaram três semanas desde que Ethan Burke chegou a Wayward Pines. Os residentes desta cidade não comandam as suas vidas. Mas Ethan descobriu o surpreendente segredo do que existe além da cerca eletrificada que rodeia Wayward Pines e que a protege do assustador mundo exterior. O último volume da trilogia Wayward Pines - agora também série de sucesso na Fox - vai mantê-lo preso até à última página.  

Sem comentários:

Enviar um comentário