sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ou vai ou racha


Eu juro que eu não ando de mau humor nem chateada com o mundo. Aliás, até tenho tido boas noticias e algumas surpresas (que tenho de partilhar com vocês). Mas como numa relação nem tudo são rosas (estamos numa relação certo?), hoje venho partilhar uma situação menos boa que tem estado a acontecer.
Portanto como vocês sabem este ano estive a trabalhar na Feira do Livro de Lisboa, juntamente com mais colegas. Trabalhei desde o dia 26 de Maio a 15 de Junho, se a memória não me falha. Trabalhei que nem uma mula, relato esse que podem encontrar escrito de forma sucinta, aqui no blog. Por isso não vamos entrar em detalhes a não ser que peçam muito! Ao contrário de muitos miúdos que a APEL angaria em regime de voluntariado, eu fui trabalhar a receber. Ou assim pensava eu... mas já lá vamos.
Foram várias as pessoas ligadas ao mundo editorial, que quando souberam que eu ia para a feira, trabalhar pela Civilização Editora, me perguntaram se eu ia ser paga. A todas eu disse que sim, inicialmente com muita confiança. Mas comecei a estranhar a forma como tanta gente me perguntava isso e a desconfiança na voz das pessoas. Prontamente me explicaram que a editora tinha fama de não pagar aos funcionários. Seja os que trabalham nas livrarias bulhosa, seja os que já trabalharam na feira em anos anteriores. Mas vamos lá a ver uma coisa. Eu gosto de ter fé e acreditar que com o passar dos anos as pessoas se tornam melhores. 
Aiii Neuza... que burrinha inocente que tu me saíste. 
Seria de esperar que uma editora que está mais do que queimada nas bocas do mundo, tivesse intenções de melhorar e foi isto que eu pensei. Errado.
Chegou o dia de receber... e o pagamento não foi efectuado. Passado mais uns dias, ahh ainda não é possível pagar... e andamos nisto... quase um mês passado e nada de pagamento. Todas as semanas são as desculpas mais parvas... aliás... nem desculpas há, nem justificações. É sempre na base do "ainda não foi possível". Mas que raio. Eu trabalhei, ou não? Que eu saiba, facturámos, certo? Então... onde está o nosso dinheiro? Estou seriamente a ponderar dar um saltinho até ao Porto e perguntar pessoalmente, onde está o meu dinheiro? Passei um recibo ás finanças, estou a dever-lhes e nada de pagamento?
Sim, estou chateada... estou fula! Não se faz... 

11 comentários:

  1. ai Civilização, Civilização...és muito pouco civilizada -_-

    ResponderEliminar
  2. E quando receberes, se receberes, ou pegas o que te derem ou nem vez nenhum. Quase que aposto!
    Coisas portuguesas... que se encontram em muito lado, esse é só mais um, infelizmente.

    ResponderEliminar
  3. É lamentável isto acontecer, ainda por cima uma editora que em vez de fazer para melhorar o seu desemenho, para atrair mais pessoal, fazem isto para se denegrirem a eles próprios. Que vergonha.. enfim.. espero que tudo se resolva da melhor maneira Neuza e agarra-te as coisas boas da vida :)

    ResponderEliminar
  4. Cancela o recibo verde no portal das Finanças e depois diz-lhes que só farás outro quando receberes. Houve contrato escrito. Se houve, contacta com um advogado para ele lhes mandar uma simpática cartinha a exigir juros de demora.

    ResponderEliminar
  5. Abrias um grupo no face para os que não foram pagos pela Civilização (ou contactavas com eles de outra forma, se a tiveres) e iam juntos protestar à porta da editora. Podia ser que até aparecesse algum canal de TV, assim costumam pagar rapidinho!
    E não há nenhum mecanismo legal... nada tipo DECO a que possam recorrer?

    ResponderEliminar
  6. E pensar que na altura te gabei a sorte! Realmente, há gente sem vergonha nenhuma na cara. Não têm dinheiro não contratam as pessoas. -_- Vão para lá eles gastar o couro se quiserem a custo zero.

    ResponderEliminar
  7. Estou chocada e são coisas destas q me deixam para lá de furiosa!!! E trabalhaste e não foi pouco q só eu vi-te q nem uma moura em dois fins de semanas diferentes!!

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que, sendo a Civilização, que és capaz de receber o dinheiro. Mas eu já trabalhei para um centro de formação há 8 anos em que nunca cheguei a ver o meu rico dinheirinho do meu trabalho de meses. :( Cheguei a meter advogados e tudo, mas não se conseguiu nada (looonga história).
    Na altura, houve um colega meu que disse que só saía de lá com o dinheiro, senão pegava num dos computadores deles e ia embora com ele. Armou um escândalo enorme, e para o calar, pagaram-lhe no dia! Ora eu, e outros, muito calmos e serenos, não fizemos escândalo nenhum e ainda hoje estamos para receber... :( O caso chegou a aparecer na televisão, mas nada serviu.
    Já a uma irmã minha aconteceu-lhe parecido sobre um recibo que ela passou antes de receber o dinheiro. Depois viu-se grega para que efetivamente lhe pagassem, porque supostamente o recibo é passado depois de receber o dinheiro. O recibo é o comprovativo que recebeste o dinheiro. Desde que lhe aconteceu isso, nunca mais passei um recibo antes. Faço animação infantil e já tive chatices com pessoas por causa disso (porque querem que eu passe o recibo antes) e eu digo que só passo depois do evento acontecer e de receber o dinheiro do serviço. Já deixei de trabalhar para determinada empresa porque avisei logo que eu só passava o recibo depois de receber e eles diziam que para me pagarem tinham de ter o recibo na mão. Preferi ficar sem o trabalho. Em relação a isso, não abdico.
    Em relação à DECO, cheguei a ligar-lhes para me resolverem o meu caso de eu não ter recebido o dinheiro da formação, mas eles disseram que não resolviam essa questão porque são de defesa do consumidor e isso não tem a ver com consumidor. Tem a ver com direitos do trabalhador e que deveria consultar um advogado.
    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  9. Acabei de passar os olhos num artigo mas do ano passado que a Civilizaçao Editora tinha declarado insolvencia a 2 Abril 2014

    ResponderEliminar
  10. Ohh Neuza que triste =(
    Ainda por cima não foi propriamente um trabalho fácil que andavas lá a passear, não notou-se como estavas cansada e o quanto foi duro, o teu texto aqui no teu blogue comprova isso e não pagam????? Que merda, se já aconteceu antes acho que deverias fazer algo, não sei, consultar um advogado, eu sei que é caro, o meu pai é advogado, e não sei até que ponto compensa, mas ficar calada é que não podes ficar.
    Desde a feira que achei estranho, pois nas redes sociais nem têm actualizações desde o nata, publicam um livro ou outro, mas nada mais, acho triste uma editora fazer isto, mas acho que não deves ficar calada, força!!! Se precisares de uma opinião de um advogado (apenas consigo uma opinião, falo com o meu pai e vejo o que ele diz) e depois ves o que podes fazer.
    beijinhos e força!

    ResponderEliminar