terça-feira, 7 de julho de 2015

As Crónicas dos Tugas - Opinião

Opinião: Hoje trago-vos a opinião de um livro que considero ser perfeito para descomprimir. Não por se tratar de um romance leve, mas por ser, como o próprio nome indica, um livro de crónicas. O livro As Crónicas dos Tugas, foi-me gentilmente cedido pelo autor Miguel Correia, ao qual quero agradecer mais uma vez.
Sobre o livro, como a própria sinopse indica, trata-se de uma compilação de textos escritos e partilhados na rede social Facebook, pelo autor. Não deixou de ser interessante constatar que já conhecia algumas das suas crónicas. Não todas claro, mas como já acompanhava o autor há algum tempo, os seus textos já me eram familiares pelo que, já estava preparada para o teor das suas crónicas. Pautadas por um tom mordaz, o autor escreve sobre aquilo que o rodeia, em temas que podem ir desde a vizinha do prédio ao lado, passando pelo jogo de futebol mais recente da tv. 

No geral gostei daquilo que li, umas crónicas mais do que outras, mas ainda assim foi uma leitura agradável e rápida. Sendo crónicas, não recomendaria que as lessem todas de seguida como eu fiz. O gosto pelas crónicas pode variar consoante o nosso estado de espírito. Pelo menos comigo é assim. Se uns textos me caíram bem, outros nem por isso, daí a minha recomendação para que leiam pausadamente, não vão estar num dia menos bom e, cruzarem-se com algo que não vos agrade. Recomendo para fãs do género.


Sobre o Autor: Miguel Correia nasceu em Matosinhos, em 1979.Concluiu o ensino secundário, com o curso tecnológico de administração.Tantos anos, de estudo, revelaram-se uma mais-valia, principalmente, nos últimos oito anos, onde tem desempenhado funções no sector dos transportes públicos, totalmente diferentes da sua área de formação.Em 2013, decidiu concretizar alguns projetos próprios na área cultural.Foi responsável pelo documentário “In Matosinhos”, sobre a evolução da sua própria cidade. Foi candidato (não selecionado!) ao “Curtas de Vila do Conde” e “DocLisboa”. Disponível no Facebook e Youtube. Por convite da “Regiões TV”, apresentou o documentário, em direto na televisão nacional.Agora segue-se a escrita…


Sinopse: Nesta obra, o autor Miguel Correia, fala de um país que nasceu mal, cresceu torto e parece que nunca mais se endireita, através de relatos de um povo peculiar que teima em fazer tudo ao contrário. Situações verdadeiras e insólitas, recheadas de humor e estupidez. Ou seja, absolutamente normais do nosso quotidiano.


Este livro surge a partir de um trabalho criado e desenvolvido no Facebook, no qual se fala de política, de negócios, de profissionais de saúde, de forças de autoridade, de génios do crime e até de futebol. Pequenos textos, de leitura simples, com desfechos imprevisíveis. Ou talvez não! E a cultura nacional nunca mais voltou a ser a mesma…

2 comentários:

  1. Gostei da recomendação :) E neste momento sou totalmente a favor de leituras mais leves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou como tu... neste momento não estou a conseguir lidar com livros muito densos... tá complicado... inverno vooooltaaa.
      Mas olha que este livro é leve, mas tem conteúdo :D

      Eliminar