Opinião: Terminei a leitura do Jardim Secreto já há algum tempinho, mas confesso que precisei de reflectir um bocado sobre aquilo que li. Especialmente, e talvez unicamente, porque esta história foi durante muito tempo, uma das minhas histórias preferidas de todos os tempos. Mais concretamente a história contada no filme, e não tanto o original do livro.O Jardim Secreto, livro, acabou por se revelar uma pequena desilusão. Apesar de ter gostado (não há como não gostar minimamente desta história) foram vários os aspectos que me desagradaram.
O livro conta-nos a história de Mary, uma menina que fica orfã e que tem de ir viver para casa do tio em Inglaterra. Uma casa sombria, com muitas portas fechadas, regras e secretismo, que apenas vão servir para atiçar a curiosidade da pequena Mary. No meio de tantos segredos, e entregue a si mesma, ela acaba por descobrir um jardim secreto, fechado para todos. Escusado será dizer, que a pequena Mary encontra o seu caminho para dentro do jardim e com a ajuda de Dickon, vai acordar este espaço adormecido. É apenas isto que a sinopse nos dá e eu, não irei desvendar mais, caso contrário entramos no campo dos spoilers e eu não quero que se zanguem comigo =)
Qual foi o problema aqui. O problema foi que, durante anos eu vi, repetidas vezes, o filme baseado neste livro (a versão de 1993). O problema foi constatar que livro e filme não têm nada a ver, e pior, perceber que o filme é infinitamente melhor do que o livro. O problema foi estar constantemente a comparar as personagens, as acções, os destaques e os desenvolvimentos.
No livro acompanhamos a Mary, é verdade. Mas rapidamente a história deixa de ser sobre a pequena, para passar a ser sobre outros intervenientes... o destaque na Mary perde-se e passa quase na totalidade para outra criança. O livro transforma-se numa espécie de livro de auto-ajuda com uma mensagem muito forte no sentido de sermos capazes de atingir algo, se tentarmos, se se se... não gostei e não consigo compreender como raio é que este livro se tornou num clássico.
No filme temos um problema de partida. Um homem que não sabe sorrir e uma menina que não consegue chorar. O filme é a evolução da Mary e também daqueles que a rodeiam e o final é para ela e para o tio. No livro pronto... as coisas acabam simplesmente enquanto que no filme, o problema de partida fica resolvido. O tio da Mary re-aprende a sorrir, e a Mary, aprende a chorar. Acaba bem para todos e faz muito mais sentido. Foram estes os motivos que me levaram a sentir que o livro O Jardim Secreto, foi uma pequena desilusão.
Neste momento encontro-me a ler A Little Princess, da mesma autora. Estou a gostar muito mais, no entanto, o inglês não é o mais fácil de ler, e o facto de a história em si ser meio ultrapassada, não me cativa muito... vamos ver como a coisa se desenrola.
Entretanto, caso tenham oportunidade vejam o filme. Têm 3 versões à escolha. Filmes de 87, 93 e 2001 penso eu. Apenas conheço o de 93 e posso garantir-vos que é muito bom! Fica o Trailer.

Olá Neuza,
ResponderEliminarTal como comentei no youtube tenho a vaga ideia da série de desenhos animados. Acho que era esta http://desenhosanimadospt.blogspot.pt/2011/11/o-jardim-magico.html
Deste-me vontade de ver o filme =)
Beijinhos