domingo, 29 de junho de 2014

Agora e na Hora da nossa Morte - Opinião

Opinião: Parti para esta leitura sem saber nada sobre o livro. Apenas tinha a referência cancro para me guiar e teimosamente meti na cabeça que esta era uma história ficcional sobre uma doença. Imaginei uma coisa romântica do género A culpa é das estrelas, versão portuguesa e atirei-me de cabeça à leitura do livro.
Mas mal comecei a leitura tornou-se evidente que estava perante histórias reais de pessoas reais, que têm batalhas reais e duras pela frente.
Este pequeno livrinho encerra em si histórias, que me tocaram muito. Tenho opiniões fortíssimas relativamente aos cuidados paliativos, e ainda que, obviamente, não seja contra os mesmos, não sinto que seja a opção mais acertada.
Lembram-se quando vos mostrei por alto o livro que o meu avô deixou antes de morrer? Nele existem histórias de família e dados muito interessantes.  Ora, se me custa constatar que muita família morreu de cancro? Custa, custa muito. Não só pelo sofrimento por que passaram, mas sobretudo, pela ideia do sofrimento, que possivelmente eu ou alguém muito próximo a mim vai ter. Quando chegar a altura, e me vir confrontada com um cancro, com a morte, com a impossibilidade de uma cura, e me deparar com a perspectiva de muito sofrimento pela frente, quero ter o direito de escolher. O direito de escolher morrer com dignidade. Deixar tudo tratado e morrer sem sofrimento. Cuidados paliativos... dispenso-os... para quê prolongar algo que só nos faz sofrer e aos outros?
Não serão os cuidados paliativos apenas uma forma de cuidar dos vivos? De os tranquilizar de alguma forma, que a pessoa que ali está não está a sofrer tanto? Honestamente não sei, é um tema que me aflige um pouco e talvez por isso não tenha sido fácil para mim ler este livro.
Está incrivelmente bem escrito e a Susana tem uma capacidade fantástica de nos colocar nos "sapatos" do outro. Senti-me como se realmente estivesse lá, junto daquelas pessoas, a partilhar com elas a sua dor.
Conheço pessoalmente a Susana, ainda que não muito bem, não posso perder a oportunidade de lhe dar os parabéns pelo livro!
No final eu só pensava, "caramba, quero ler ficção escrita pela Susana"! E quero mesmo!!!

Sinopse: Agora e na Hora da Nossa Morte é o resultado da viagem que Susana Moreira Marques, acompanhada pelo fotógrafo André Cepeda, fez a Trás-os-Montes para seguir um projecto de prestação de cuidados paliativos em casa, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. 

De aldeia em aldeia - numa paisagem marcada por grandes distâncias, as águias sobrevoando as estradas, e o Douro como fronteira - encontramos pessoas com pouco tempo de vida, familiares que dormem à cabeceira de camas, e o vazio deixado pelos que morrem. 

Num registo que mistura reportagem, ensaio, entrevista e diário de viagem, Agora e na Hora da Nossa Morte leva-nos para o lugar onde Portugal acaba e é esquecido, onde todo um modo de vida está em vias de desaparecer. É aí, num tempo de fim, num tempo de urgência, que - perante o sofrimento da doença, a solidão da velhice e a nossa mortalidade - começamos a perceber o que é importante. 

Sem comentários:

Enviar um comentário