sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Quando o Cuco chama - Robert Galbraith - Opinião


Opinião: Demorei mais de um mês a ler este livro. Poderia dizer-se que a culpa é mesmo da J.K. Rowling, visto que o livro Morte Súbita foi mastigado muito lentamente. Mas não. Desta vez a culpa não foi dela. Já disse de outras vezes, e não me canso de dizer. Os meses de Novembro e Dezembro são caóticos para qualquer educadora. Ela é decorações, prendas, reuniões, avaliações, formações, enfim, you name it, we do it. E portanto, torna-se muito difícil conseguir ler seja o que for, a um ritmo aceleradito. 


Mas finalmente terminei, e no mesmo dia em que terminei as prendas dos bes =)


Ora bem, o cuco, o que dizer do cuco. Tão diferente do Morte Súbita, que até custa a crer que tenham sido escritos pela mesma pessoa. Mas suponho que seja mesmo assim. Nem sempre se pode acertar. Quer dizer, certamente que há quem tenha adorado o Morte Súbita. 
Este policial (ando a ficar cada vez mais fã do género) aborda temas como os paparazzi e o seu trabalho cóco, a forma como afectam a vida das pessoas que perseguem, a ambição desmedida, enfim, por ai. 
Gostei bastante, de tudo. Da escrita, das personagens, e especialmente, daquela característica que os policiais têm que é, fazer-nos pensar sempre que sabemos quem é o assassino, e de repente puft... lê-se e solta-se um grito, e logo a seguir vários seguidos e uns "não acreditoooo" pelo meio, que fazem com que o marido vá ao quarto ver se está tudo bem. Enfim, foi assim tão bom. Não achei extremamente cativante, talvez por andar cansada, mas de qualquer forma, fiquei fã do Sr. Cormoran e ansiosa por ler mais das suas aventuras. Ah e espero mesmo que ele e a Robin fiquem juntos ( cabeça de mulher romântica a pensar, até em policiais faz arranjinhos ehehehe).

Sinopse: Quando uma jovem modelo, cheia de problemas na sua vida pessoal, cai de uma varanda coberta de neve em Mayfair, presume-se que tenha cometido suicídio. No entanto, o seu irmão tem dúvidas quanto a este trágico desfecho, e contrata os serviços do detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso. Strike é um veterano de guerra - com sequelas físicas e psicológicas - e a sua vida está num caos. Este caso serve-lhe de tábua de salvação financeira, mas tem um custo pessoal…
Um policial envolvente e elegante, mergulhado na atmosfera de Londres. Quando o Cuco Chama é um livro notável, um romance policial clássico na tradição de P. D. James e de Ruth Rendell, que marca o início de uma série verdadeiramente singular escrita por Robert Galbraith, o pseudónimo de J.K. Rowling, autora da série Harry Potter e do romance Morte Súbita.

Sem comentários:

Enviar um comentário