segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Pura Coincidência - Opinião


Antes de mais é importante explicar o porquê do livro Pura Coincidência constar das leituras feitas para o projecto Boohoo.
Se viram o vídeo de leituras sabem, que este livro não constava da tbr do horror. Não é um livro claramente de terror, nem contém aspectos do género fantástico pelo que, à partida não faria sentido constar da mesma. No entanto, e à medida que fui vendo que não ia conseguir dar vazão a tudo o que tinha para ler, decidi incluir este thriller psicológico na lista. Afinal de contas considero que o mês do horror tem de incluir aquilo que mais nos assusta ou fascina e, eu acho realmente que um bom thriller psicológico deve constar da lista. Por isso , aqui fica a opinião de um dos melhores livros dentro do género, que li este ano. 

Pura Coincidência conta-nos a história de Catherine. Ela e o seu marido Robert mudaram recentemente de casa e portanto ainda têm muita coisa para organizar. É num destes momentos de organização em que a Catherine dá conta de um livro que não conhece. Nunca antes o viu, mas parte do pressuposto que pertence ao seu marido e, é desta forma que o decide começar a ler. À medida que vai avançando pelas páginas, rapidamente percebe que aquele não é um livro qualquer. Aquele livro desconhecido conta a sua história. Algo que lhe aconteceu no passado e que devia permanecer assim. Enterrado no passado. Um segredo terrível que durante anos ocultou de toda a gente e que agora começa a vir à tona. 
Este livro é brutal! Alterna entre dois narradores, sendo um deles obviamente a Catherine, e o outro, o Stephen, um senhor já idoso e que à primeira vista não teria qualquer tipo de relação com a nossa narradora. É claro que à medida que a história avança vamos então compreendendo qual é o laço que os une e qual é então o cerne da história que o livro conta. Fenomenal. A escrita da autora conseguiu manter-me presa desde o começo sendo que não houve um único momento em que me tivesse apetecido parar. Página atrás de página, vamos tecendo teorias acerca do que poderá ter de facto acontecido, de tal forma que, são vários os momentos em que ora sentimos empatia pela Catherine, ora pelo Stephen, deixando de ser claro quem é que é a vítima na história. 
Quando no final tudo se esclarece, somos completamente apanhados de surpresa. De todas as ideias que fui tendo ao longo do livro, nenhuma se aproximava remotamente da verdade, pelo que a única coisa que tenho a dizer à senhora Renee é, touché! 
Sem dúvida que recomendo este livro a qualquer fã de uma boa trama. Longe de possuir violência física, é de uma brutalidade psicológica imensa e apesar de não ser o tipo de livro que termina com um final feliz, é o tipo de história que encerra de forma certa. 




Sinopse: E se de repente se apercebesse de que é o protagonista do aterrador romance que está a ler? Catherine tem uma boa vida: goza de grande sucesso na profissão, é casada e tem um filho. Certa noite, encontra na sua mesa de cabeceira um livro com o título "O perfeito desconhecido". Não sabe como terá ido parar ao seu quarto ou quem o terá ali posto. Ainda assim, começa a lê-lo e rapidamente fica agarrada à história de suspense. Até que, depois ler várias páginas, chega a uma conclusão aterradora.

O perfeito desconhecido recria vividamente, sem esquecer o mais ínfimo detalhe, o fatídico dia em que Catherine ficou prisioneira de um segredo terrível. Um segredo que só mais uma pessoa conhecia. E essa pessoa está morta. 

4 comentários: