sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Rainha Vermelha - Opinião

Opinião: E porque vem sendo hábito nos últimos tempos as opiniões aqui no blog andarem meio atrasadas, heis mais uma, para alegrar esta Sexta Feira 13. Hoje, e aproveitando que estou de molho por estar doente, trago finalmente a opinião do livro Rainha Vermelha, a melhor história dentro do género que li este ano. Quanto ao nome do género acho que vou deixar ao critério de cada um. Uns dizem que é fantasia, outros distopia e outros ainda acrescentam, ficção cientifica. Como eu sou péssima a identificar e atribuir estes rótulos aos livros..olhem escolham vocês =)
Rainha Vermelha, um livro que nos pode trazer à memória outros que já tenhamos lido. Se é esse o vosso caso, talvez não tenham gostado assim tanto desta história. Como eu sou uma sortuda, e não li nada daquilo a que é comparado (com uma excepção) não me posso queixar. Adorei a história da Mare. O começo não foi fácil e confesso que tive alguma dificuldade em entrar na história, precisamente por me estar a fazer lembrar HG. Mas há ali um momento, que nos vos sei bem identificar qual foi, em que tudo muda e em que não consegui largar mais o livro. Posso afirmar, e isto vai ser um bocadinho forte por isso preparem-se, que de todos os livros que li este ano, este foi o único que quando o terminei, tive vontade de ler de novo outra vez! Pronto já disse! Julguem-me!
Rainha Vermelha conta-nos a história de Mare, que com 17 anos se vê a viver num mundo muito peculiar. Um mundo que em as pessoas se organizam em função da sua cor de sangue. Existem os Vermelhos, que são no fundo as pessoas comuns, que trabalham e ajudam a manter de pé esta sociedade. E depois temos os Prateados, que são como a realeza e cujo sangue é de facto prateado. Mas esta não é a única diferença entre os dois grupos. Os prateados distinguem-se por terem habilidades especiais. Poderes capazes de manipular elementos, mentes... tudo o que possam imaginar. Este livro prende-nos sobretudo a partir do momento em que a Mare se vê envolvida na corte Prateada, onde do nada e sem saber como, descobre que também ela, apesar de Vermelha, tem um poder. Passa então a ter de viver na corte e a ser obrigada a desempenhar um papel falso para poder sobreviver.
Eu adorei esta história; tudo nela me cativou e me fez querer ler sem parar. Desde as personagens, passando pelas intrigas (que são um ponto super forte) terminando naquela reviravolta brutal e que, eu pessoalmente, não esperava. Apanhou-me completamente desprevenida e fiquei a soltar uns quantos "nãooo possooo" pelo comboio. Juro que isto aconteceu. A personagem principal é forte, decidida e sabe aquilo que quer, o que acaba por ser um bocadinho raro neste tipo de livros com protagonistas femininas. Os rapazes.. mhe, são rapazes e portanto um bocado estúpidos, mas ainda assim, há ali uns quantos que são bastante fortes e dos quais espero ler muito mais no segundo livro (que não sei se sabem, sai daqui a 1 ano -_- ). A escrita é carregada de acção, há sempre alguma coisa a acontecer, o que nos faz querer ler mais e mais. E o final! Que final! Preciso desta continuação... já!!


P.S. - Como toda a gente compara este livro a algum outro, eu também vos vou fazer o favor de dizer o que foi afinal que este livro me lembrou. Não como forma depreciativa, porque eu adorei o livro! Se eu tivesse de descrever a Rainha Vermelha, eu diria que é um bom cruzamento entre Jogos da Fome e X Man .
Satisfeitos? =)

Sinopse: O mundo de Mare, uma rapariga de dezassete anos, divide-se pelo sangue: os plebeus de sangue vermelho e a elite de sangue prateado, dotados de capacidades sobrenaturais. Mare faz parte da plebe, os Vermelhos, sobrevivendo como ladra numa aldeia pobre, até que o destino a atraiçoa na própria corte Prateada. Perante o rei, os príncipes e nobres, Mare descobre que tem um poder impensável, somente acessível aos Prateados.


Para não avivar os ânimos e desencadear revoltas, o rei força-a a desempenhar o papel de uma princesa Prateada perdida pelo destino, prometendo-a como noiva a um dos seus filhos. À medida que Mare vai mergulhando no mundo inacessível dos Prateados, arrisca tudo e usa a sua nova posição para auxiliar a Guarda Escarlate - uma rebelião dos Vermelhos - mesmo que o seu coração dite um rumo diferente.

A sua morte está sempre ao virar da esquina, mas neste perigoso jogo, a única certeza é a traição num palácio cheio de intrigas. Será que o poder de Mare a salva... ou condena? 

3 comentários:

  1. Se já estava com vontade de o comprar e ler agora ainda com mais vontade fiquei :D

    ResponderEliminar
  2. "Preciso da continuação / fim, já!" foi o que eu pensei em quando acabei o segundo volume de End of Days... e depois esperei quase um ano... o.O Blagh!

    Fiquei curiosa (gosto do género, gosto, gosto), mas prefiro ler quando estiver mais próxima a saída do último... ou haverá tudo em inglês? Haverá? Sim? Não? Ohhhh.

    ResponderEliminar