sábado, 10 de janeiro de 2015

Segredos do Passado - Opinião

Opinião: Com as festas esta opinião foi ficando para trás e com o frio que se faz sentir hoje, nada melhor que ficar na caminha (com os gatos) a actualizar o blog. Foi leitura de Dezembro e talvez a melhor forma de dar por terminado o ano.
Segredos do Passado, foi um livro que sempre quis muito ler, graças à Cata, do Páginas Encadernadas. Ela refere tantas vezes este livro nos seu vídeos, que, quando o vi à venda na Feira do Livro, tive de o trazer. E escusado será dizer que as expectativas criadas em torno deste livro, eram enormes!
Segredos do Passado conta-nos uma história de amor e amizade em torno de duas crianças. A Claire e o Roan. Oriundos de mundos muito diferentes (menina rica, amada e feliz; menino pobre, negligenciado e triste) desde cedo são obrigados a permanecer afastados um do outro. Mas quanto mais os tentam afastar, mais eles se aproximam. Aos poucos a Claire acaba por conseguir conquistar a confiança do Roan, e por conseguinte, o Roan conquista a família da Claire. Quando tudo parecia correr bem, algo de muito grave acontece, que vai mudar o rumo da história e afastar as duas crianças.
Passam-se 20 anos até que os dois se tornam a reencontrar, altura em que muita coisa vai vir à tona. Muitas revelações, segredos e emoções.
No geral, gostei muito deste livro. A escrita da autora é envolvente, simples e cativante. Apesar de a história não primar pela originalidade não deixa de ser bonita e bem construída. Gostei muito da forma como a autora escreve sobre família e claro adorei o final. Ainda que o twist no fim me tenha surpreendido (até certo ponto) a ultima parte da história perdeu gás. Pelo menos para mim. No entanto é uma leitura que recomendo aos fãs do género. Não é um livro lamechas, tem o seu Q. de drama e amor e uma escrita que nos prende. Ganhou 4 estrelas no goodreads e deixou-me mais curiosa com A Doçura da Chuva. E desse lado, já alguém leu Deborah Smith?

Sinopse: Filha de uma respeitada família de Dunderry, na Geórgia, Claire Maloney era uma menina caprichosa e mimada, mas isso não a impediu de travar amizade com Roan Sullivan, um rapaz feroz, órfão de mãe, que vivia numa caravana com o pai alcoólico. Nunca ninguém conseguiu compreender o laço que unia as duas crianças rebeldes.
Mas Roan e Claire pertenciam um ao outro¿ até à violenta tarde em que o terror tomou conta das suas vidas e Roan desapareceu.
Durante vinte anos, Claire procurou o rosto do seu amor de infância por entre a multidão. Durante vinte anos, esperou ansiosamente uma carta e sobressaltou-se a cada toque do telefone. No entanto, quando Roan surge novamente na sua vida, a alegria de Claire não é completa, pois ao contrário do que se afirma o tempo não apaga todas as feridas.
Algumas permanecem ocultas, prestes a reabrir-se ao mais pequeno incidente. Que segredos do passado envenenam o presente e minam o futuro?

10 comentários:

  1. Olá Neuza :)

    Nunca li nada de Deborah Smith, mas já percebi que se calhar devia ler. :) Mais do que um história original, é bom ler uma história bonita.

    Beijinhos,
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alo =)
      Também concordo contigo. Montes de vezes temos histórias que para além de ser cópias de outras nada originais, ainda por cima, são mal escritas. Não é o caso desta. Não é muito original na ideia geral, mas no conteúdo acaba por ser, e a escrita é muito boa. =)
      toca a ir ler alguma coisa. Este livro está em saldos na wook =)

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Pois, já reparei :). Mas não posso ceder à tentação de o comprar já :). Tenho TANTOS para ler na estante ainda! Mas registei a sugestão :)

      Beijinhos,
      Rosana

      Eliminar
  2. Concordo com a Rosana, esse livro merece ser lido, também ainda não o li, mas pretendo fazer num futuro próximo, pareceu-me interessante :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é muito giro =) e tem um twist perto do final muito porreiro!

      Eliminar
  3. Nunca li.. mas já andava intrigada com este livro há muito. Hum.. talvez lhe dê uma hipótese... Com as tuas quatro estrelas e a insistência da Cata, deve valer a pena hehe

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
  4. Olá Neuza,

    Nunca li nada da autora, mas tenho este livro na estante para ler. Foi uma prenda e acabei por nunca pegar nele. Agora fiquei com mais vontade de pegar nele :)

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena, é uma história muito bonita. Não há como não gostar dos protagonistas :D

      Eliminar
  5. Olá! Eu tenho 15 anos e quando vi o livro pela primeira vez perguntei-me se seria demasiado forte para mim... A verdade é que o comprei, li-o duas vezes, apresentei-o na escola e toda a gente adorou!! Vale a pena, é um livro muito cativante e viciante! Recomendo vivamente :)

    ResponderEliminar