terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Sangue Fresco vl. 1 - Opinião

Opinião: 1ª leitura do ano concluída. Decidi começar o ano com um dos géneros que mais gosto. Fantasia urbana. Tenho esta série para iniciar desde a feira do livro e não podia deixar passar mais tempo. Já não me consigo lembrar de quantos volumes tem esta série. Uns 12 não? Deus... só de pensar que só tenho 3 e que me faltam ainda tantos. Medo.
Ora bem, Sangue Fresco. Já conhecia a premissa da história graças à série televisiva. Aliás, acho que vi praticamente todos os episódios que dizem respeito a este livro. Depois parei porque queria ler os livros e pronto, não vi mais nada.
Gostei. Não achei fantástico. Gosto da história e da sociedade que a autora criou. No entanto acho que todas estas questões são muito pouco desenvolvidas. O livro foca-se muito na relação entre a Sookie e o Bill, assim como na resolução dos crimes. Não se perde muito tempo a explicar o "mundo". Também a relação da Sookie com o Bill é um bocado instantânea. Não gosto nada destas coisas conheceram-me, amam-se, e pronto. Nahh não me convenceu e tenho ideia que isto nos próximos livros é capaz de vir a dar molho.
Como sabem, ou não, ainda gosto muito da saga Crepúsculo. Que desilusão. Sabem quando estão a ler um livro e percebem que outro autor qualquer copiou montanhas de cenas de outro livro? Pois então. Foram várias as vezes em que identifiquei imensas parecenças com os livros da saga Crepúsculo. Eu sabia que a autora se tinha inspirado em Charlaine Harris, mas não a este ponto.
Aliás, e notem que sou mega fã de Crepúsculo, mas quando acabei este livro e olhei para a estante estabeleci um paralelo que me deixou a rir sozinha. A evolução dos livros em 3 partes: Sangue Fresco » Crepúsculo » 50 sombras de grey! LOOOOL
Enfim. gostei e quero continuar a ler a série. Os vampiros são o meu guilty pleasure =) e adoro! Em termos de personagens gostei muito do Eric e do Sam, e não achei piada ao Bill e à Sookie. Veremos o que me aguarda o futuro. Entretanto, menos um livro na pilha da feira do livro =) wiii


Sinopse: Uma grande mudança social está a afectar toda a humanidade. Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadãos. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano. Mas o novo direito de cidadania traz muitas outras mudanças… 

Sookie Stackhouse é uma empregada de mesa numa pequena vila de Louisiana. É tímida, e não sai muito. Não porque não seja bonita - porque é - mas acontece que Sookie tem um certo "problema": consegue ler os pensamentos dos outros. Isso não a torna uma pessoa muito sociável. Então surge Bill: alto, moreno, bonito, a quem Sookie não consegue ouvir os pensamentos. Com bons ou maus pensamentos ele é exactamente o tipo de homem com quem ela sonha. Mas Bill tem o seu próprio problema: é um vampiro. Para além da má reputação, ele relaciona-se com os mais temidos e difamados vampiros e, tal como eles, é suspeito de todos os males que acontecem nas redondezas. Quando a sua colega é morta, Sookie percebe que a maldade veio para ficar nesta pequena terra de Louisiana.
Aos poucos, uma nova subcultura dispersa-se um pouco por todos os lados e descobre-se que o próprio sangue dos vampiros funciona nos humanos como uma das drogas mais poderosas e desejadas. Será que ao aceitar os vampiros a humanidade acabou de aceitar a sua própria extinção?

3 comentários:

  1. Acho que não fazia mal teres continuado a ver a série, pois já me disseram que está bem diferente dos livros. Desde personagens que é suposto morrer praí no 1º livro mas que existem na série até ao fim, até aos personagens que não existem em nenhum sítio do livro... E vi a série toda, mas confesso que ponderei deixar de ver em todas as temporadas... fui vendo quando não tinha mais nada para ver. À conta disso sou um bocadinho céptica com os livros da Charlaine Harris... mas quem sabe não me consegues fazer mudar de opinião (não, ainda não foi desta)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Tenho este livro na minha estante em Portugal. Era do meu irmão.. que nunca lê, mas lá decidiu comprar. Vi aí umas 3 ou 4 temporadas da série e adorei. Não faço a mínima ideia de como está o livro, mas tb, para ser sincera, nunca me despertou muito interesse...

    Gostei do teu paralelismo entre crepúsculo, sangue fresco e 50 sombras.. não é assim totalmente descabido :P


    * mary red hair *

    ResponderEliminar
  3. Comprei este livro há anos e ainda não lhe peguei! Entretanto tenho andado ano a ano a fazer a colecção às custas da banca anti-crise (5€) da SdE na feira do livro hehe e há uns mesitos houve uma revista que tinha a série quase toda também a 5€. Enfim foi a minha felicidade e desgraça e neste momento falta-me apenas o 13º livro e depois se realmente gostar talvez o "Um Toque de Sangue", que parece ser composto por várias short stories.

    Enfim... Tudo isto para dizer que acho que 2015 é um bom ano para pegar nesta série que já está há tanto tempo em lista de espera :)

    ResponderEliminar