quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Balanço 2014 #3 - Desafio 12 Clássicos


Este foi o desafio que eu tive mais pena de não ter conseguido cumprir. Por outro lado, a verdade é que tive muito pouca vontade de o fazer. Ler um clássico por mês. Correu muito mal.
Este desafio foi criado pela Catarina, do blog e canal Sonhar de olhos abertos, que já todos conhecem.
A partir de 12 categorias especificas, eu tinha de escolher 12 clássicos. Esta era a minha lista obrigatória:


Janeiro: Época Vitoriana  - O Monte dos Vendavais - Emily Brontë
Fevereiro: Romance - Orgulho e Preconceito - Jane Austen 
Março: Séc.XVIII ou anterior - Romeu e Julieta - William Shakespeare 
Abril: Fantasia ou ficção científica - As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley
Maio: Literatura europeia (excepto inglesa) - O Conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas 
Junho: Infantil - O Jardim Secreto - Frances Burnett 
Julho: Séc. XIX - O Primo Basílio - Eça de Queirós 
Agosto: Aventura - A Volta ao Mundo em 80 dias - Júlio Verne
Setembro: Séc. XX - Noite - Elie Wiesel
Outubro: Terror/ Mistério /Gótico - O Exorcista - William Blatty 
Novembro: Foi adaptado para cinema - Emma - Jane Austen
Dezembro: Livre - Contos de Natal - Charles Dickens

Como podem ver pelos rabiscos em cima, li apenas 2 clássicos desta lista. A ela podemos juntar A Quinta dos Animais, e temos um total de 3 clássicos lidos no ano que passou. Mau portanto, muito mau.
Alguns dos clássicos escolhidos têm "justificação" (ainda que muito ranhosa) para não terem sido lidos. Tanto o meu exemplar do Conde de Monte Cristo e O Jardim Secreto, têm letras de um tamanho impossível de ler pela humanidade. Cansa-me só de olhar, quanto mais tentar ler. Comecei a ler As Brumas de Avalon, e para além de não ter gostado, desisti assim que fiz uma pesquisa maior acerca da autora. ainda hei-de falar sobre isso num video. Tudo o resto, foi pura preguicite aguda.
Este ano não me vou meter neste desafio. Nann nannn. Muito puxado para mim. Vou meter-me noutros piores LOOL ! Tenciono no entanto ler mais clássicos este ano cof cof.. vamos ver como a coisa corre! 


7 comentários:

  1. Agora fiquei curiosa... conta-nos lá que segredos obscuros (ou não) descobriste sobre a autora de " As brumas de Avalon" ... sério, vou morrer de curiosidade...

    ResponderEliminar
  2. Tinhas bons títulos na tua lista e já li quase todos os que referiste.
    Quanto a Marion Zimmer Bradley, eu percebo que depois do que veio a público, algumas pessoas não queiram ler nada da autora. Mas, para mim, As Brumas de Avalon serão sempre uns dos meus livros preferidos pois foi com eles que o meu gosto pela leitura "despertou" a sério já lá foram uns 20 anos (bolas, estou velha). E, talvez por isso, consigo separar a "pessoa" da sua obra. Mas entendo que não queiras pegar nos livros =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fim de semana estive a limpar a estante, e peguei no livro... pelo seu conteúdo eu sei que iria adorar... só que não gosto da minha edição velhota... e pronto, continuo a ter dificuldades em separar a obra da autora

      Eliminar
    2. A minha edição é igual à tua ;) Mas também te digo, que tendo em conta as edições que saíram depois, acho que continuo a preferir esta. Se gostas da lenda do Rei Artur e dando mais importância às mulheres, acho que até serias capaz de gostar do livro. Mas percebo que não consigas separar a autora da obra. É como referi antes, eu consigo talvez porque já a tinha lido há uns bons anos. E quem sabe se daqui a uns anos não lhe consegues pegar ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Pois, eu este ano quero ler mais clássicos também. Não me dou nada bem com desafios.. acho que vou ser a única a não entrar em desafios para 2015 lolol

    * mary red hair *

    ResponderEliminar