quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

A Menina que fazia Nevar - Opinião

Opinião: Deixei passar um dia antes de fazer esta opinião. Por norma escrevo sempre de cabeça quente. Mas por vezes, há livros que nos forçam a algumas horas de reflexão. Este é um desses livros. E por esse motivo, peço desde já desculpas pelo rumo que esta opinião possa tomar, pois regra geral, quando gosto muito de um livro, as opiniões tendem a tornar-se confusas.
Começo como sempre; pela classificação que lhe atribuí no goodreads. 5 estrelas. 5 estrelas dadas a quente, mas que ainda assim, e após alguma reflexão, se mantêm. Em primeiro lugar, finalmente um livro que me deu gozo ler e que me tirou da maré de livros 2 estrelas. Em segundo lugar, que livro!
A menina que fazia nevar  conta-nos a história da pequena Judith. A Judith tem apenas 10 anos e é criada pelo pai. Cresceu no seio de uma educação religiosa muito premente e portanto, vive o mundo de forma totalmente diferente de quem a rodeia. Nomeadamente, dos seus colegas de escola. Ela é vítima de bullying. E não estou a falar de um simples gozo por este ou por aquele motivo. Estou a falar de uma perseguição constante por parte dos colegas, pelo facto de ser "diferente".
Ao longo do livro assistimos à forma como a religião afecta a vida da Judith e de quem a rodeia, especialmente o seu pai. Acompanhamos esta menina nas suas descobertas e crescimentos, assim como assistimos à criação de um mundo em miniatura no seu quarto. O livro tem uma mensagem absolutamente linda e que faz realmente sentido. Não só nesta quadra, mas no fundo, para a vida.
A menina que fazia nevar, é o primeiro livro escrito pela autora Grace McCleen. E que estreia. É absolutamente fenomenal!
É um livro que pelo seu tema poderá não agradar a todos. A religião é, na sua essência algo muito pessoal e que dirá sempre algo de diferente a quem a seguir. No meu caso pessoal, posso dizer-vos que parti para a leitura deste livro com uma ideia completamente errada daquilo que ele seria. Pensei sinceramente que se trataria de uma leitura com uma componente espiritual muito forte e que fosse passar aquela tradicional mensagem de "natal". Do sermos uns para os outros, de estarmos mais presentes, esse tipo de coisa. O livro tem isto tudo e muito mais. Acho que foi o primeiro livro que li, que aborda estas questões de forma não estereotipada. É muito fácil cairmos em clichés com livros deste género e felizmente isso não aconteceu.
O livro transmite-nos uma mensagem de fé tão bonita e tão positiva, que até eu que não tenho religião me senti super tocada. E perto do final temos um twist que me deixou a chorar copiosamente. Gostava realmente de poder falar com alguém sobre o livro pois tenho algumas teorias sobre o mesmo, que não posso partilhar para não vos estragar a história. Apenas vos posso dizer, que este livro é perfeito para ler nesta quadra!
A escrita da autora é fluída e profunda! Recomendo, mil vezes recomendo!!!

Sinopse: Judith McPherson é uma menina de dez anos que vive com o pai numa pequena cidade do Reino Unido. Mas entre o bullying a que é sujeita na escola e a relação distante que o pai, um homem de grande fervor religioso, tem com ela, os seus dias são bastante solitários e sombrios. É no mundo em miniatura que construiu no seu quarto que consegue encontrar algum consolo. Chama-lhe a Terra de Leite e Mel e construiu-o sobre os alicerces da fé e do encantamento. A Menina Que Fazia Nevar é uma reflexão perspicaz sobre a natureza poderosa da fé e o perigo dos fundamentalismos religiosos, e um hino à força da imaginação e do amor.

8 comentários:

  1. Admirava-me se não tivesses gostado deste livro! Ainda não li, mas também ainda não vi criticas negativas, o que não é muito habitual. Mas ainda bem que saiste do drama das 2 estrelas, ninguém merece!

    ResponderEliminar
  2. Oupa.. :) ainda bem que escreveste esta opinião.. tinha muita curiosidade em relação a este livro e depois de ler isto tudo, pronto, tá decidido, quero ler :)

    * mary red hair *

    ResponderEliminar
  3. Se me emprestares o livro, eu leio e podemos partilhar teorias. Bjks

    ResponderEliminar
  4. Também gostei tanto, tanto deste livro!!!

    ResponderEliminar
  5. Já tinha ficado interessado depois de ouvir o título e agora ainda fiquei mais! :D

    ResponderEliminar