segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Um Amor perdido - Opinião


Opinião: Um amor perdido, é o 4º livro da autora publicado em Portugal. Li e possuo todos os livros anteriores, e adorei todos. A escrita da autora é leve e fluída, sem se tornar superficial. Todos os seus livros abordam temas que nos tocam profundamente e é por esse motivo que gosto tanto da autora. 
Neste 4º livro seguimos o mesmo registo. Acompanhamos o percurso de 4 personagens, cujas vidas, de forma inesperada, se acabam por interligar, por um objectivo em comum. Encontrar Alexandra. 
Tenho de confessar, que tinha expectativas muito elevadas relativamente a este livro. Culpa unicamente do talento da autora. Consegue sempre de forma brilhante criar enredos cativantes e com os quais, de alguma forma, nos conseguimos identificar. 
Neste caso, isso não foi tão fácil para mim. O livro aborda a perda e o amor, assuntos que de certa forma, todos entendemos. Mas também aborda o alcoolismo e a depressão, que são doenças que nem toda a gente vai compreender. E não é no sentido de compreender o que é a doença, mas sim no sentido de entender o que leva alguém a determinado estado. 
Não deixa, no entanto, de ser interessante seguir estas personagens e entender de que forma às vezes, apenas uma situação, consegue fazer desmoronar um mundo inteiro. 
Neste livro, não acompanhamos uma investigação criminal de perto, mas sim de fora, através do olhar da família e amigos, algo que nem sempre é explorado nos livros. Temos personagens todas muito diferentes e todas super interessantes. Uma delas, que não é tão principal assim, acaba por ter um sentido de humor genial, negro e sarcástico, com o qual inevitavelmente, acabei por me identificar. 
Qualquer livro de Anna McPartlin, consegue colocar um sorriso nos lábios do leitor, assim como uma lágrima no canto do olho (ou se forem como eu, rios de lágrimas). Posto isto, não posso deixar de recomendar esta leitura a qualquer pessoa que aprecie o género. 


Sinopse: A 21 de 
Junho de 2007 Alexandra Kavanagh saiu de casa, falou com a vizinha, meteu-se no comboio, chegou à estação de Dalkey e desapareceu... Tom está destroçado. Não encontra a mulher, o seu mundo desmoronou e o seu único objetivo é localizá-la. Durante dezassete anos, Jane cuidou do filho Kurt, da excêntrica irmã Elle, e da rabugenta mãe Rose. A única pessoa de que não cuida é dela própria. Elle é artista e considerada um génio. Como tal, o seu comportamento um tanto errático é tolerado. Embora a sua vida pareça perfeita, a tristeza de Elle é por vezes profunda. Leslie perdeu toda a família para o cancro. Passou vinte anos à espera de morrer, mas após uma operação radical está determinada a viver de novo. Quatro meses depois do desaparecimento de Alexandra. Tom entra num elevador com Jane, Elle e Leslie para um concerto de Jack Lukeman. Uma hora mais tarde, os quatro desconhecidos saem de lá com as suas vidas entrelaçadas para sempre.
Um Amor Perdido aborda o alcoolismo, a depressão, a negação e a dor e ainda assim irá dar por si a sorrir e até a rir.

2 comentários:

  1. Tem um da autora para ler... Este parece-me mesmo bastante forte por isso, andaste a bater mal.

    ResponderEliminar
  2. Já li um livro da escritora, "Estarás sempre comigo", e gostei muito. :) Depois de ler a tua opinião, fico igualmente com este debaixo de olho. :D

    Boas leituras

    ResponderEliminar