sexta-feira, 18 de abril de 2014

A Lotaria - Opinião

Opinião: Terminado agorinha mesmo. Sempre quis ler este livro, especialmente porque sempre ouvi maravilhas do mesmo. Expectativas superadas!
Neste livro ficamos a conhecer o senhor Perry, que, não é atrasado! É apenas lento, e por ser diferente, a família sempre o ignorou e tratou mal. Com excepção dos avós. Mas até os avós morrem, e um dia o Perry, vê-se adulto, e sem a sua avó. Passa a ser tratado como um empecilho, e é-lhe passado um atestado de estupidez: "orienta-te !"
Até que ganha o prémio da lotaria, e aí, a família passa a adora-lo! O típico. Afinal, não é à toa que se diz que assim que se tem dinheiro descobrimos amigos que não sabíamos que tínhamos. 
É um livro brilhante, na medida em que tem uma personagem central que é complexa, mas que ao mesmo tempo, se torna tão simples. 
Uma vez li um livro sobre malucos. Detesto o termo malucos, mas era sobre o que o livro tratava. Gente doida varrida das ideias. À partida, não se dá nada por esta gente, mas o facto de o Perry ser lento, fazia com que naturalmente não pensasse demasiado nas coisas, como nós fazemos. Ele é extremamente racional, de uma forma quase infantil, e isso torna-o numa pessoa mais boa que todas as outras. Faço algum sentido?
Só houve uma parte no livro em que realmente pensei: és mesmo atrasado! E quem já leu o livro de certeza que sabe do que estou a falar... o tonhó no fim decide.......... ai.... cala-te boca, ou parem dedos.
Não vou revelar mais nada sobre o livro para não o estragar, mas uma coisa é certa. Este é um livro, que realmente nos faz pensar. Pensar em vários aspectos da nossa vida, mas sobretudo, no que faríamos com um grande prémio? Eu sei o que faria, mas a pergunta que importa aqui é: a quem contavam? 

Sinopse: Neste seu romance de estreia, Patricia Wood consegue fazer-nos partilhar de forma convincente a visão do mundo de Perry L. Crandall, com o seu QI de 76. Criado por uma avó extraordinária, Perry aprendeu a aceitar-se e a lidar com a vida à sua maneira, mas, acima de tudo, aprendeu a confiar nos seus próprios sentimentos. Essa capacidade virá a revelar-se da maior importância quando, mais tarde, Perry ganha uma avultada quantia de dinheiro na lotaria. Um romance encantador e comovente sobre o poder do amor e da confiança no lado positivo de todas as coisas.

2 comentários: