terça-feira, 27 de novembro de 2012

Harry Potter e a Pedra Filosofal - Opinião

Sinopse: Quando naquela cinzenta manhã de terça-feira o senhor Dursley deparou, ao sair de casa, com uma gata malhada que estudava atentamente um mapa, mal poderia imaginar todos os acontecimentos estranhos e misteriosos que se estavam a preparar. Mas, quando dez anos mais tarde, enigmáticas cartas endereçadas a Harry Potter, o sobrinho desprezado dos Dursley's começam a chegar em catadupa lá a casa, é como se um raio atravessasse as suas mentes - o segredo que tão bem tinham guardado durante tanto tempo está prestes a ser revelado. O que poderá acontecer se Harry Potter descobrir que é um feiticeiro? Esta é uma história mágica, recheada de fantasia e encantamento, de aventuras misteriosas e de perigos arrepiantes, de criaturas sobrenaturais e de surpresas divertidas, que está a enfeitiçar as crianças... e também a gente mais adulta, um pouco por todo o mundo. Um bestseller com todos os ingredientes de um grande clássico, já galardoado com o Gold Award de 1997, o British Book Award de 1997, o Smarties Prize e o Children's Book of the year de 1998.



Opinião: Não sei dizer quantas e quantas vezes terei já lido este livro e toda esta saga. Já lhes perdi a conta, e é claro para mim, de cada vez que pego nestes livros e olho para as suas páginas já amareladas, que devem ter sido muitas e muitas vezes. 
O que também é extraordinário é que efectivamente não me canso! De cada vez que leio esta série é como se descobrisse sempre alguma coisa nova... e este 1º volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, continua a ser um dos meus favoritos. É fácil perceber como é que este livro me conseguiu agarrar aos 11 anos de uma forma tão grande. Já na altura eu era uma doidinha por tudo o que fosse do elemento fantástico, e estes livros apenas vieram reforçar essa minha tendência. As descrições que a autora faz ao longo do livro, sobre o castelo, mas especialmente sobre a Diagon - Al , tiveram sempre um impacto muito grande em mim (vá-se lá saber porquê). 
De qualquer das formas, o que é mesmo importante referir, é que foram estes os livros que me lançaram na descoberta de outros titulos, de outros géneros e autores. De J.K. Rowling parti para Eva Ibbotson, Ursula K. Le Guin, Tolkien, entre outros =)

Sem comentários:

Enviar um comentário