segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Um Conto de Inverno - Opinião

Opinião: Se acompanham o blog e o canal com frequência, sabem que cá por casa sou totalmente fã dos livros de Trisha Ashley. Portanto, como seria de esperar, este menino lindo teve de vir encher as prateleiras cá de casa. A ideia era ler durante o mês de Dezembro enquadrando o livro no projecto RudClaus. Mas foi impossível. No entanto já cá canta e, o que dizer de mais um livro de uma das minhas autoras preferidas?
Que gostei claro está. Só que foi o livro que menos gostei até agora. A sinopse diz imenso sobre a história e por isso não vale a pena entrar em grandes detalhes sobre a mesma. Tem, como todos os livros da autora, uma série de elementos que adoro. Uma casa antiga, com histórias, lendas, um ou outro fantasma, uma missão e romance. Uma das características que mais gosto na escrita da Trisha é a forma calma e lenta como ela desenvolve a narrativa. Sinto-me sempre envolvida na trama e nunca me custa ler as descrições perfeitinhas que a autora faz do que envolve a história. Comida, casas, personagens. Mas em Um Conto de Inverno, foi por vezes penoso acompanhar a história. São perto de 200 e pouco páginas de descrições intermináveis acerca da rotina da casa. A manutenção da mesma e os planos necessários para a salvar. Quando passamos estas 200 páginas, de repente, parece que há uma lufada de ar fresco e a história ganha um novo fôlego. O ritmo acelera (por vezes até demais), a trama intensifica-se e as coisas tomam um novo rumo. A história melhorou substancialmente. Quanto ao romance, que é um dos pontos principais do livro, terminou, ou finalmente aconteceu, de forma tão rápida, que quase não percebemos como é que chegámos lá. As personagens não nos são totalmente estranhas, uma vez que neste livro regressamos à vila de Sticklepond. É sempre bom regressarmos a ambientes que já nos são familiares.  
É mais um livro com uma pitada mágica, bem ao estilo da autora, perfeito para ler num fim de semana chuvoso, com uma caneca de chá. Sem dúvida que recomendo para os fãs de Trisha. Mas se for a vossa primeira experiência com a autora, comecem por outro =)

Sinopse: Sophy Winter não é a típica dona de uma casa senhorial. Na verdade, à exceção de muitos sonhos e uns quantos pesadelos, nunca foi dona de nada. Porém, a sua sorte muda inesperadamente quando herda uma mansão no campo. É com o coração rejubilante que vai conhecer a sua herança. E o que vê não é (de todo) o que esperava. Winter’s End foi em tempos uma casa imponente, mas agora está decrépita e (pior!) repleta de excêntricos e infernais habitantes. Sophy – que quase se imaginara a protagonizar uma versão real de Downton Abbey – fica desesperada. Mas o pior está para vir. Quando se espalha a notícia de que William Shakespeare visitara a mansão durante os seus dias de glória, a vila inteira fica de olhos postos em Sophy. Especialmente o sedutor Jack Lewis. Mas estará ele realmente apaixonado por ela… ou apenas na herança, subitamente tão apetecível? 
Entregue a si própria num casarão repleto de histórias, segredos, pó e (talvez) um ou dois fantasmas, o que deve Sophy fazer? Infelizmente, não pode sequer contar com Seth, o seu magnífico jardineiro. Seth… tão silencioso e forte como a mais bela das árvores (e que a ignora desde o primeiro dia). Seth… o homem cujo coração ela nunca conseguirá conquistar (disso, Sophy tem a certeza absoluta). 
Mas a jovem herdeira já deveria ter aprendido a desconfiar da aparente previsibilidade da vida. Tão surpreendente quanto a própria herança é aquilo que está prestes a acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário