sábado, 18 de junho de 2016

À morte ninguém escapa - Opinião

Opinião: Mais um livro do Senhor Arlides lido. Fantástico tal como o primeiro. Por motivos ligados à história e que seriam sem dúvida de natureza spoilenta (palavra inventada agora mesmo) digo-vos que dei 4 estrelas a este livro, ao invés das 5 que o primeiro levou, mas não vos posso dizer porquê. Trata-se apenas de uma caganeirice minha e que não retira de todo qualquer mérito ou qualidade ao livro.
Neste segundo volume continuamos a seguir a detective Helen Grace no seu dia a dia como policia. Somos totalmente apanhados de surpresa quando percebemos que passou 1 ano desde os eventos que decorreram no primeiro livro, o que me leva a crer que com tantos livros na série, vamos ter oportunidade de acompanhar a vida da detective na integra, o que é sempre muito muito fixe. Os crimes presentes neste livro são tão maus quanto os do primeiro, se não ainda um bocadinho mais brutais. As descrições tornaram-se mais vividas e ainda mais fáceis de visualizar, se é que isso é possível e a coisa tornou-se ainda mais cinematográfica do que já era. Digo isto como um elogio atenção. O autor tem de facto uma capacidade enorme de nos fazer sentir que estamos a assistir a uma série na tv. É clara a sua capacidade como argumentista. 
Não quero entrar em grandes detalhes sobre a história, apenas reforçar que os pormenores e surpresas em torno da inspectora são reforçados neste livro, que ficamos a conhecer mais sobre ela e sobre o seu passado e que ficamos também muito na expectativa sobre o que irá acontecer no volume seguinte a determinadas personagens. Sobre o final do livro em si, não acabou bem como eu queria. É daqueles livros em que pensei o tempo todo que a coisa ia acabar de uma maneira e que por acaso era a maneira que eu gostava, quando do nada, buum, reviravolta e afinal não foi nada daquilo que esperava. Também é daqueles em que passei o tempo todo a pensar que tudo estava a ser muito previsível e que os crimes estavam de certeza a ser cometidos por a pessoa X... para depois buuummm buuuummm não ser nada assim. E não são estes os melhores livros do mundo?
Numa nota diferente, e correndo o risco de dar uma de Marcelo Rebelo de Sousa, tive a oportunidade de conhecer o autor durante a feira do livro deste ano. Foi a surpresa total! Que homem é este que consegue escrever as coisas mais nojentas e cruas, e ser ao mesmo tempo a pessoa querida e simpática que se vê na foto? Adorei. Todo o tempo que estive com ele e tudo aquilo que discutimos um com o outro em conjunto com a querida Jojo, que também podem ver na foto. Gostei particularmente quando a conversa resvalou para o facto de eu estar grávida e só conseguir ler cenas sangrentas, da sugestão do autor para que eu pintasse o quarto do bebe de vermelho e, especialmente, quando ele confessou que pesquisava N cenas no goolge para os seus livros. Foi realmente um pequeno tempinho bem passado. As pessoas têm de facto muitas camadas, não é assim? E desse lado, já pegaram finalmente num livro deste home ou ainda não??? O que raio esperam??


Sinopse: O corpo de um homem é encontrado numa casa vazia.O seu coração foi arrancado e entregue à família. A detetive Helen Grace sabe que esta não será a última vítima de um assassino em série. Os media chamam-lhe Jack, o Estripador, mas ao contrário: este mata homens de família que vivem vidas duplas e enganam as suas mulheres.Helen consegue pressentir a fúria por detrás de cada assassínio. Mas o que ela nunca conseguirá prever é quão volátil na realidade este assassino é. Nem o que a aguarda no final desta caça ao homem.

2 comentários:

  1. Nunca li nada dele mas toda a gente fala maravilhas...

    ResponderEliminar
  2. Olá Neuza,
    Ainda não li nada do autor mas lá que ando curiosa, lá isso ando. Até porque gosto bastante de thrillers.
    Beijinhos

    ResponderEliminar