domingo, 24 de janeiro de 2016

Mil Folhas de Tudo e Nada #9 |Prendas de Natal e o Dilema - O que fazer com prendas que não gostamos?

Para aqueles que não têm por hábito acompanhar o canal, hoje venho mostrar-vos os livros que recebi de prenda durante o mês de Dezembro. Foram muitos os livros novos que me chegaram cá a casa. Organizei-os em 3 pilhas diferentes: A pilha do marido, a das amigas do RudClaus e, os livros comprados por mim.
Todos os livros que o meu marido me deu, fui eu que escolhi, por isso à partida não há erros com os mesmos. Escolhi-os, quero-os muito, donne. O mesmo se passa com os livros que comprei para mim e, por sorte, o mesmo se passou com todos os livros que as minhas amigas me ofereceram. Eram livros que estavam em wishlist (nem todos) e cujo único contra, que não é bem um contra, foi que os adivinhei quase todos, o que acaba por tirar um bocadinho a piada à coisa. Mas adiante... hoje re-organizei as estantes; sacudi o pó ás coisas e acabei por separar um pilha enorme de livros que procuram agora uma nova casa. E foi durante este processo de limpeza e reciclagem que me deparei com duas questões importantes: O que fazer com prendas livrólicas que não gostamos?
A sério que penso muito nisto, especialmente porque (felizmente) as pessoas oferecem-me muitos livros... só que nem sempre acertam na coisa. E o que fazer nesses casos? Já aconteceu darem-me livros com o talão de oferta e dizerem abertamente para trocar o livro caso não goste da coisa. E eu faço-o sem problemas. Mas a maioria das vezes a coisa vem sem talão e portanto, o que fazer nessas alturas? Devemos guardar o livro na estante por respeito à pessoa que o ofereceu? Arranjar-lhe nova casa? Honestamente não sei, mas a coisa fica ainda pior quando a pessoa que nos deu o livro é uma amiga muito próxima. Shit. Nestes casos confesso que acabo por guardar o livro, mesmo que não tenha interesse nenhum em lê-lo. E sim, isto tem acontecido muito. Tenho dado por mim a olhar para a estante e a arrepender-me de algumas aquisições, o que me levou hoje a proferir a seguinte frase: " ...eu não quero mais livros".
Pasmem-se... eu disse isto e estava (e estou, concentra-te Neuza) a falar a sério. Não quero mais livros. Ultimamente o peso dos livros por ler tem mexido comigo. Já não consigo olhar para a estante como uma colecção de livros lindos que um dia vou ler, mas como uma pilha enorme e sem fim de bons livros que não consigo ter tempo de ler, ou pior ainda, de livros nos quais perdi todo o interesse. E é por isto estar a acontecer que eu digo que, não quero mais livros. Estou a lembrar-me que o dia dos namorados vem por aí, passado uns tempos os meus anos e que, não vou querer livros do meu namorido. Já chega... está na hora de começar a ler aquilo que tenho por aqui. Acham que estou doidinha certo?
Mais alguém tem sentido estas coisas ou nem por isso?? Possivelmente não... mas pronto, aqui fica o meu video de aquisições de Natal. Espero que gostem. 


8 comentários:

  1. Estou como tu.. a minha TBR só aumenta e confesso que começo a ficar um bocadinho pressionada com os inúmeros livros que tenho para ler e o pior é que já não sou a mesma leitora de há uns anos atrás, agora distraio-me imenso enquanto leio. :( Pensava que este mês ia ler imenso porque estou em casa mas nop nem por isso...
    Quanto aos livros que nos dão e que não gostamos muito, normalmente tento ler mas depois não tenho problema em desfazer-me deles, passado algum tempo.

    ResponderEliminar
  2. Geralmente com livros que me oferecem ou que ganho, mas não me interessam tanto assim, ou que leio, mas não ficam como meus favoritos, faço uma de duas coisas: ou troco por outro mais interessante, ou vendo e uso esse dinheiro para comprar algum da minha wishlist. Resolve, sem dúvida, a questão de termos livros parados nas estantes que não vamos ler tão cedo. No entanto, não diminui em nada a lista de livros por ler....... .__.

    ResponderEliminar
  3. Oh pah a sério?? Ultimamente tenho visto muita gente a queixar-se do mesmo.. (In)felizmente não penso assim, e já "colecciono" livros há imenso tempo e acho que vou continuar. No entanto, há alturas na vida em que há que controlar as despesas e aí sim, não compro tanto. Mas não consigo desfazer-me dos meus livrinhos e deixar completamente de comprar..
    Mas apoio-te.. se já não te sentires feliz com tanto livro aí por ler e outros que não lhe queres tocar. Se quiseres dar uma nova casa a alguns, já sabes que os recebo de braços abertos hehehe

    maryredhair.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mary, tenho todo o gosto em fazer-te uma lista dos livros que procuram nova casa :D

      Eliminar
  4. Olá Neuza,

    Curiosamente ando como tu... Quantas vezes olho para as minhas estantes novas e fico um bocado a apreciar aqueles livros que eu queria muito ler, morria enquanto não os tivesse e agora estão há anos parados na estante. Ainda não cheguei ao extremo de não querer mais livros, mas percebo-te perfeitamente. Há muito que não faço compras livrólicas. Excepto, talvez alguns livros velhinhos que compro de vez em quando ao antiquário que cá passa às sextas - e tenho que ponderar muito bem na hora de comprar. Livros novos, só de editoras e mesmo esses vou evitar pedir. Tenho tanta coisa por ler que dava para criar uns 20 desafios diferentes e ir sempre buscar livros à estante. E tenho noção que a tua biblioteca deve ter o triplo da minha!

    Faz uma pausa e dedica-te por um tempo ao que tens na estante. Pode ser que seja só uma fase, tipo ressaca literária mas especial de compras...

    Quando às prendas, normalmente guardo. E como sou uma "acumula-tralhas" e não me consigo desfazer dos livros, cá acabam por ficar. Gosto de pensar que um dia, talvez alguém queira lê-los e se vir que fico com pouco espaço na estante, acabo por guardar esses numa caixa ou assim. Acima de tudo, é muito bom que as pessoas se lembrem de nos dar um miminho, mesmo que não acertem no nosso gosto. Há coisas piores! O meu namorado não acerta com o meu gosto em roupa, por exemplo. Lá me vai oferecendo coisas giras, mas que regra geral não tenho nada com que conjugar lol Dramas de mulher!

    beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Neuza,
    Às vezes, quando olho para as minhas estantes cheias, à procura de mais um espacinho, penso que se calhar me devia desfazer de alguns livros. Mas a verdade é que ainda não consigo, acho que sou uma acumuladora de livros =)
    Talvez um dia consiga, mas para já, ainda não ;)
    E gabo-te a coragem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia vais conseguir... vai ser no momento em que não encontrares o tal espacinho :D

      Eliminar
  6. Olha eu vivo uma contradição : por um lado tenho imensos livros que "morria" se não os tivesse, e estão na estante ha anos, por outro não me tenho vindo a conter nos sites e estou a planear mais uma ida á Feira do Livro e até me coço toda para saber as datas. Mas sinto a pressão do que não leio e sim, tenho alguns que perdi o total interesse neles.

    Percebo o que queres dizer, e secalhar fazer uma razia nas estantes para só ficar o que te interessa mesmo e venderes ou doares os outros.

    ResponderEliminar