terça-feira, 6 de outubro de 2015

A Vinha do Anjo - Opinião

Opinião: Não lia Sveva desde há 4 anos talvez. Não sei bem precisar quando foi a ultima, e única vez, que li um livro dela. No entanto recordo-me muito bem, não só da história, mas sobretudo das emoções e sensações que o livro me transmitiu. Falo-vos de Baunilha e Chocolate, o único livro que li da autora e do qual ainda me recordo muito bem! Não consigo explicar porque motivo nunca mais voltei a esta escritora e olhem que não foi por falta de incentivos! Uma das minhas melhores amigas ama Sveva e está sempre a recomendar-me livros dela e eu, deixo sempre passar. Mas não tornará a acontecer, ai não não!
Mais uma vez obrigada à Porto Editora por me terem dado a oportunidade de regressar à escrita desta maravilhosa senhora. 

Neste livro acompanhamos a história de Angelica, que aos 35 anos de idade, aparenta estar realizada em quase tudo na vida. Angelica é casada, mãe e especialmente, uma empresária de sucesso num dos ramos mais complicados para uma mulher actuar. Por trás desta fachada de vida perfeita as coisas não são assim tão simples; no dia em que Angelica confirma as suas suspeitas face ao comportamento leviano do seu marido, vê-se envolvida num acidente de moto que a leva a conhecer o chef Tancredi, que promete mexer com muito mais do que tachos e panelas, na vida da empresária! É esta a base para este livro fantástico, que longe de ser apenas um romance, é uma verdadeira lição de vida, e já vos explico porquê. 
Aquilo que mais gosto na senhora Sveva, é a capacidade que ela tem de nos transportar para dentro da história e de nos fazer activar todos os 5 sentidos aquando da leitura dos seus livros. É como se estivéssemos mesmo lá, como se fossemos nós a comer os pratos do chef Tancredi, como se fossemos nós a sentir os cheiros, o calor e o frio, todas as sensações do mundo. Não acredito que esteja a generalizar quando digo isto, pois não sou a única pessoa que refere este aspecto acerca dos seus livros. Pois com a história de Angelica, passou-se isto mesmo. Acompanhamos a sua vida desde o começo, com um regresso ao passado, como forma de explicar o seu percurso, a sua forma de ser, as suas aventuras e os seus romances. O mesmo acontece para as personagens do Raffaelo e do Tancredi. Para os compreendermos, voltamos ao começo de tudo. Este aspecto fez toda a diferença na história pois tornou as personagens reais, dando-lhes uma solidez que nem sempre é habitual neste tipo de livro. Foram as experiências das personagens no passado que as levaram ao ponto em que estão e, são também as suas escolhas no presente que mais me marcaram enquanto leitora.  A autora criou um leque de personagens reais, facilmente identificáveis, com tantos defeitos quanto virtudes e cujas escolhas não irão agradar a todos. É importante referir também outro trio de personagens que certamente irá fazer rir à gargalhada os leitores. Os pais de Angelica e Sir Edward. Que trio absolutamente fora do comum. Tão estranhos mas ao mesmo tempo tão reais! É difícil de explicar... só mesmo lendo!
Acredito que talvez aquilo que vá deixar mais marcas nos leitores seja mesmo o final. Que final brutal! Completamente inesperado, longe de ser o final desejado, ou seja o final de contos de fadas, foi o mais adequado possível às personagens e às suas situações. Eu adorei!  Angelica é uma mulher lutadora, com garra, que cai e acaba sempre por se levantar, mas também o são aqueles que a rodeiam, pois representam no fundo, cada um de nós e a nossa capacidade intrínseca de sermos resilientes. Sveva não desilude e por esse motivo, este livro é uma verdadeira lição de vida. 




Sinopse: Longas filas de videiras estendem-se pelas colinas suaves de Borgofranco. Há dois séculos que a família Brugliani é proprietária daquele antigo burgo e das vinhas, tratadas com paciência para delas extrair vinhos preciosos e únicos. Aos 35 anos, Angelica é a herdeira da tradição e do património familiar. Mãe, esposa, empresária de sucesso: tudo parece perfeito na sua vida. Só ela sabe que por detrás daquela fachada se esconde um mundo sombrio, feito de mentiras - as do marido - e de sonhos pueris.
Numa noite, em que conduzia a sua moto e sentindo-se dominada pela amargura e pelas lágrimas, Angelica não se apercebe de que o carro à sua frente está a travar. O choque é violento, mas felizmente sem consequências graves, quer para ela, quer para o condutor do automóvel, Tancredi D'Azaro. Angelica não sabe ainda que aquele homem é um dos chefs mais aclamados em todo o mundo. E ambos ignoram que, depois daquele encontro fugaz, o destino voltará a entrelaçar os seus caminhos, suscitando a tentação de um novo começo. É então tempo de fazer escolhas, tendo em conta o peso do passado e as responsabilidades do presente - porque a vida é feita de sonhos e paixões.

Vinha do Anjo conta-nos a história envolvente de uma família e de uma tradição milenar, o retrato de uma protagonista fascinante no qual se revêem muitas das mulheres empreendedoras e corajosas que anonimamente constroem as nossas sociedades.

3 comentários:

  1. Eu sou fã desta escritora, estou agora a ler o "Feminino Singular", estou a adorar, é uma leitura calma e reconfortante :-)

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro a Sveva, ou melhor, os seus livros. Baunilha e Chocolate também foi o primeiro livro que li dela :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Neuza!
    Também só li o Baunilha e Chocolate mas há tantos anos que já não me recordo de nada.
    Mas fiquei muito curiosa com a tua opinião e sem dúvida que vou querer ler o livro... resta é saber quando porque há sempre livros que quero ler eheheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar