domingo, 20 de julho de 2014

A Quinta dos Animais (O Triunfo dos Porcos) - Opinião

Opinião: Terminada a leitura de uma das aquisições da feira do livro, é hora de fazer uma balanço de um dos livros que mais curiosidade eu tinha por ler!
A Quinta dos Animais, ou O Triunfo dos Porcos, foi um livro que me encheu as medidas! Gostei mesmo mesmo muito dele, ou não fosse eu uma acérrima adepta de tudo o que tem a ver com politica. Sim eu sei, podem dizer, eu sei que sou estranha, mas gosto, gosto mesmo de politica. Desde que me consigo lembrar, que cresci "rodeada" de politiquices e portanto as coisas poderiam ter dado para os dois lados. Ou amar ou detestar politica. Calhou que gosto, menos mal para a família =)
A Quinta dos Animais, é uma história que nos é contada sob a perspectiva de animais da quinta, num estilo muito semelhante ao das fábulas para crianças. Esta história narra-nos a evolução do regime soviético. Agora, devo dizer-vos que andei a ler algumas opiniões acerca deste livro, antes de escrever a minha, só para tentar entender o que teriam as outras pessoas achado da coisa. Portanto, opiniões são opiniões, ideologias ideologias e cada um acredita e defende aquilo que quer. E antes que comecem com macaquinhos no sotão, ainda que, obviamente, eu não defenda nenhum regime, acredito no comunismo. Não me vou meter aqui a alongar sobre o porquê de achar isto ou aquilo do comunismo, só não gostei muito de ler, em algumas opiniões, que "ah e tal o livro prova que o comunismo é mau". Não. O livro prova que após a revolução dos animais (a revolução bolchevique) se estava a caminhar para algo bom e justo, e que um porco que não tem outro nome se não esse, decidiu estragar tudo.
Eu recomendo muito muito este livro a toda a gente, porque independentemente de ser um livro sobretudo de conteúdo histórico e politico, é também uma excelente alegoria ás nossas vidas, ás nossas sociedades. Triste triste é constatar, que pouca coisa mudou no mundo desde o Porco Napoleão.

PS: Li um clássico!!! Li um clássico!!! Não constava da lista de livros escolhidos para o desafio, mas mesmo assim, LI um clássico!!!

Sinopse: À primeira vista, este livro situa-se na linhagem dos contos de Esopo, de La Fontaine e de outros que nos encantaram a infância. Tal como os seus predecessores, Orwell escreveu uma fábula, uma história personificada por animais. Mas há nesta fábula algo de inquietante. Classicamente, atribuir aos animais os defeitos e os ridículos dos humanos, se servia para censurar a sociedade, servia igualmente para nos tranquilizar, pois ficavam colocados à distância, «no tempo em que os animais falavam», os vícios de todos nós e as sua funestas consequências. Em A Quinta dos Animais o enredo inverte-se. É a fábula merecida por uma época – a nossa época – em que são os homens e as mulheres a comporta-se como animais.

5 comentários:

  1. Eu não gostei... mas tb lei-o muito nova e acho que por isso não o "entendi"... ah, e sou anti-comunista :p LOL o que acho que influenciou sorry.. mas como dizes tu, ideologias são ideologias :) Um beijinho! (Roberta)

    ResponderEliminar
  2. Gostei do post!
    Espreita o meu blogue! http://soignesoul.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carolina!
      Beijinho

      PS: Gostei do teu blog muito sofisticado :)

      Eliminar
  3. Estou mortinha por ler este livro :) boa review :)
    * mary red hair *

    ResponderEliminar
  4. Eu li-o em BD há muitos, muitos anos, e gostei :-)

    Gostei da tua opinião :-)

    Bjs

    ResponderEliminar