sábado, 9 de novembro de 2013

Alma Rebelde - Opinião


Opinião: Ora bem... por onde começar. Caramba porque será que tantas das minhas opiniões começam desta forma tão indecisa??? 

Bom, vamos então partir do principio. No inicio da semana comecei por dar uma segunda oportunidade ao livro A rapariga que roubava livros. Queria, juro que queria mesmo muito ter-me sentido cativada por um livro que toda a gente parece gostar... mas não deu. Não estava destinado. Assim, numa manhã, em que já estava atrasada para o trabalho, peguei por impulso no livro Alma Rebelde, e.............. surpriseeeee não me arrependi! 
Alma Rebelde é um livro que se lê de um sopro! Conta a história de amor entre Joana e Santiago, ambos jovens muito à frente no seu tempo. Joana a clássica menina do séc. XIX obediente, oprimida, mas com uma centelha muito forte dentro de si. E Santiago, que de certa forma também é um menino clássico. Pelo menos nos romances! Cavalheiro, verdadeiro, amoroso, intempestivo e muito romântico. Um petisco naquela época =)
Houve apenas um aspecto que não gostei muito, que foram as interjeições constantes da Joana. Os oh e ah pelo meio só me davam vontade de lhe bater. Mas eram defeito da época e não da escritora. Por isso, cala-te e come Neuza!!! 
Apesar da Joana ser uma menina muito típica da época, lembrou-me outra personagem de outro romance que gostei muito, e que nada tem a ver com ela, sem ser talvez, pelo facto de serem ambas muito refilonas. Com a diferença que a Joana se continha mais. Lembra-me a Beatriz, da história Muito barulho por nada, de Shakespeare. Aposto que sou a única =)
Neste livro senti falta de uma coisa. Gostava que algumas coisas importantes que iam acontecendo tivessem sido descritas na altura em que aconteciam, e não sob a forma das reflexões da Joana. Isto porque, eu estava a gostar tanto de ler, que queria mais e mais!!! 
Acho que o maior elogio que posso fazer à querida Carla é que, hoje de manhã, assim que acordei, depois do xixi e de lavar a cara, fui ler. De noite sei que sonhei com a Joana  e com o Santiago, e por isso de manhã só queria ler. E li. Li até terminar o livro. E a vontade que ficou, foi de que não tivesse terminado! Queria mais, e quero mais. a história daqueles dois tem pano para mangas, ou tinta para mais livros! =)
Em suma bem sumida. Gostei mesmo muito!!! Parabéns Carla e tenha a certeza de que duas coisas não me vão escapar daqui para a frente. A primeira, será a compra do seu próximo livro! E a segunda será conhecê-la na feira do livro, visto que este ano não consegui!!! Fica prometido! 

Sinopse: “No calor das febres que incendeiam a Lisboa do século XIX, Joana, uma burguesa jovem e demasia os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?”do inteligente para o seu próprio bem, vê o destino traçado num trato comercial entre o pai e o patriarca de uma família nobre e sem meios.

Contrariada, Joana percorre os quilómetros até à nova casa, preparando-se para um futuro de obediências e nenhuma esperança.

Mas Santiago, o noivo, é em tudo diferente do que esperava. Pouco convencional, vivido e, acima de tudo, livre, depressa desarma Joana, com promessas de igualdade, respeito e até amor.
Numa atmosfera de sedução incontida e de aventuras desenham-se  os alicerces de um amor imprevisto... Mas será Joana capaz de confiar neste companheiro inesperado e entregar-se à liberdade com que sempre sonhou? Ou esconderá o encanto de Santiago um perigo ainda maior?

2 comentários:

  1. Obrigada! Fico tão contente quando o livro agrada!
    A questão de mais livros é que ainda está para se ver.. ai, ai, que este mundo da escrita é tão complicado! Mas se a coisa correr mal, alguma coisa se há de arranjar, para poder disponiblizar novos livros. Desconfio que ia gostar de uma certa Sofia muito senhora do seu nariz, que protagoniza uma história que ainda está por rever, de nome provisório O Cavalheiro Inglês... E sem interjeições! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem interjeições??? Nãoooooo não sei se quero!!! LOOL
      Qualquer editora que a rejeite é parva! Pronto!!!
      Beijinho

      Eliminar