sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Uma Morte Súbita - Opinião

Sinopse: Uma Morte Súbita é o primeiro livro para adultos de J. K. Rowling, a mundialmente famosa «mãe de Harry Potter».

Acolhido com enorme expectativa, este surpreendente romance sobre uma pequena comunidade inglesa aparentemente tranquila, Pangford, começa quando Barry Fairbrother, o conselheiro paroquial, morre aos quarenta poucos anos. A pequena cidade fica em estado de choque e aquele lugar vazio torna-se o catalisador da guerra mais complexa que alguma vez ali se viveu. No final, quem sairá vencedor desta luta travada com tanto ardor, duplicidade e revelações inesperadas?
Um livro a não perder.

Opinião: Passaram-se 4 semanas. 4 longas semanas de leitura sem fim à vista. Mas consegui. Mantive-me firme no meu objectivo, e acabei agora mesmo o livro. Opinião assim muito rude? NÃO GOSTEI NEM UM BOCADINHO DO LIVRO, e quase que me apetece dizer asneiras tal é o meu bom humor hoje.
Eu tentei não elevar as expectativas, para o caso da queda ser muito grande, mas quer dizer, é a J.K. Rowling, só a minha escritora favorita desde os meus 11 anos!!! É obvio que as expectativas eram mais do que muitas! Fui lendo opiniões sobre o livro, e percebi que ou ia amar ou odiar o livro. Durante todo o tempo pensei que a minha opinião fosse mudar... mas olha... não mudou.
Ao longo de quase 500 páginas sofremos um massacre de morte por causa das vidinhas inúteis e sem interesse de pessoas más! No meio de tanta gente, só gostei de 2 personagens, que nem eram das mais relevantes. A Kay e a Sukhvinder Jawanda. Ah e também simpatizei com o Andrew. Agora o resto? Xiça que gente mais mesquinha!
Recordo-me que antes de ler o livro, vi uma entrevista com a autora em que ela dizia algo do género, "se as pessoas não gostarem e não sentirem empatia pela Krystal, então eu terei errado". Pois filha, erras-te! Detesto a Krystal! Sinto pena dela, claro, mas nem chega perto de empatia. E nem me façam falar da Terri!
A verdade é que estava à espera de reconhecer a escritora nestas páginas, e isso não aconteceu. E talvez por isso este livro tenha sido uma desilusão. Porque ao longo de toda a história não vi a J.K. Rowling do Harry Potter em lado nenhum. É claro que as pessoas crescem e mudam, mas caramba, é o 8 e o 80. Era como se estivesse a ler uma escritora totalmente diferente. 
Não acredito que este livro vá ter uma continuação, como já li algures. Sim, ficaram pontas soltas. Mas caramba, quem é que quer ler mais 500 páginas sobre o Howard, ou sobre o Colin??? 
Enfim. Finalmente vou partir para outra leitura =)


5 comentários:

  1. Subscrevo totalmente a tua opinião, terminei este livro e é de facto um livro grande, mas definitivamente não é um grande livro.

    ResponderEliminar
  2. Eu até tenho medo de o ler. Apesar de adorar o Harry Potter, não me atrai nadinha!

    ResponderEliminar
  3. Mas isso Jojo, sempre foi uma coisa que ficou bem frisada... esqueçam o HP... não te nada a ver. Nem tão pouco o estilo. mas mesmo uma história para adultos, poderia ter sido mais... lê o livro e depois falamos. LOL

    ResponderEliminar
  4. Não li o livro e não tenho vontade nenhuma de o ler, como já te tinha dito. Ainda não encontrei ninguém que lhe desse um "gosto" sem colocar reservas e todos encontram aspectos negativos a salientar. É evidente que são poucos os livros, se o houver de todo, que tenham só coisas boas.
    Tive essa Morte na mão, no Jumbo, e a decisão foi Súbita:
    - Pousa lá isso que há mais,livros para ler!
    Espero que tenhas mais sorte nas próximas leituras! :)

    ResponderEliminar