sábado, 26 de maio de 2012

O Sorriso das Mulheres - Opinião

Sinopse: Para Aurélie Bredin, as coincidências não existem. Jovem, sensível e atraente, é a proprietária de um pequeno e romântico restaurante, Le Temps des Cerises, situado no coração de Paris, a dois passos do Boulevard Saint-Germain.

Naquele pequeno restaurante forrado a madeira, com toalhas aos quadradinhos vermelhos e brancos, o seu pai conquistou o coração da sua mãe graças ao menu d’amour. E foi ali, rodeada pelo aroma do chocolate e da canela, que Aurélie cresceu e onde encontra consolo nos momentos difíceis da sua vida.
Mas agora, magoada pelo abandono de Claude, nem sequer a calidez acolhedora da cozinha é capaz de consolá-la.
Uma tarde, mais triste que nunca, Aurélie refugia-se numa livraria. Um romance, O Sorriso das Mulheres , chama a sua atenção. Quando o folheia, descobre que a protagonista é inspirada nela e que Le Temps des Cerises é um dos cenários principais.
Graças a esta prenda inesperada, volta a sentir-se animada. Decide entrar em contacto com o autor, Robert Miller, para lhe agradecer. Mas isso não é fácil. Qualquer tentativa de conhecer o escritor – um misterioso e esquivo inglês – morre na secretária de André Chabanais, o editor que publicou o romance.
Porém, Aurélie não desiste e quando um dia surge efectivamente uma carta do autor na sua caixa de correio, acaba por daí resultar um encontro bem diferente daquele que tinha imaginado…

Um livro e o seu misterioso autor.
Uma bela cozinheira e o seu pequeno restaurante.
Nicolas Barreau serve-nos o romance mais encantador da temporada 

Opinião: O sorriso das mulheres, é sem dúvida, um livro que cumpre com o prometido no pequenino autocolante presente na capa. É um livro cujo o final, sobretudo, nos deixa felizes. Felizes pois trata-se de uma história de amor, muito bonita, mas complicada, que acaba bem.
Esperava mais, no entanto, tinha expectativas muito altas em relação a esta história, e apesar de conter vários elementos que me agradam, não a considerei assim tão fantástica quanto isso.
É um romance que gira em torno de um livro, é uma história que se passa no mundo dos livros, de manuscritos, livrarias escondidas em ruelas, e só por esse aspecto, ganha muitos pontos. Mas é uma história simples... um amor complicado é verdade, mas no fundo muito simples, e por isso, por ser tão óbvio que ia terminar bem, não adorei.

O autor, Nicolas Barreau, é até girinho =)

Sem comentários:

Enviar um comentário