domingo, 1 de abril de 2012

Baunilha e Chocolate - Opinião

AutorSveva Casati Modignani
EditoraPorto Editora
ISBN 9789720042798
Dimensões 15,5 x 23,5 cm
Nº Páginas 464                         

Sinopse: O que se passa com Penelope e Andrea após dezoito anos de um casamento quase perfeito? A baunilha e o chocolate já não combinam? Impossível! Desde sempre, apesar do contraste de cores e sabores, fizeram uma mistura fantástica, como algumas uniões afectivas, que vão aguentando, aguentando, como que levadas por um vento milagroso. Mas o vento, às vezes, deixa de soprar… Inesperadamente, Andrea revela-se protagonista de inúmeras escapadelas mal escondidas e o seu comportamento, por vezes, é tão infantil e egoísta que Penelope decide oferecer-lhe um presente: deixá-lo sozinho a lidar com os três filhos e com as inúmeras tarefas domésticas, que até agora pesavam única e exclusivamente sobre os seus ombros. Quanto a ela, refugia-se na casa da família em Cesenatico. A separação revela-se, para ambos, um desafio cansativo e, por vezes, angustiante, mas a verdade acabará por vir ao de cima: o amor que os uniu continua vivo...

Opinião

Quando fui a casa da Ana naquele fim de semana solarengo, fiquei a conhecer a sua vasta biblioteca e o seu belíssimo armário de arquivo! Nunca pensei que no meio de tantas obras fosse descobrir esta, que sempre quis ler! Baunilha e Chocolate! A Ana emprestou-me a sua edição já velhinha e usada, gasta pelo tempo, e eu coloquei-a na estante, em lista de espera. E finalmente peguei nele. E posso dizer, que foi uma delicia do inicio ao fim.
A Penelope, apesar das suas inseguranças, é uma mulher muito forte e bela. O seu marido Andrea, apesar de lindo, é muito inseguro. Os filhos são completamente doidos varridos, não fossem eles fruto de uma relação conturbada. E Mortimer.... absolutamente amoroso. Mais do que um amante, é um dos amores da vida de Pepe.  
Gosto de livros que me deixam a pensar durante muito tempo nas coisas. Com a taxa de divórcios a aumentar em Portugal a um ritmo alucinante, não seria o caso de todos os casais lerem este livro? É tudo muito lindo quando nos casamos, e tal, mas a verdade, é que à mínima coisa, à primeira dificuldade, as pessoas desistem, sem compreenderem que o casamento é um 2º emprego, no qual se tem de dar o litro!
Quantos casamentos não terminam porque alguém traiu? Traição, é nas nossas cabeças motivo mais do que suficiente para terminar uma união. Mas terá mesmo que ser? Não haverá mesmo forma de recuperar as coisas com algum esforço e dedicação? Fica a pergunta no ar. Seria capaz de perdoar uma traição?
Esta, foi a minha estreia com Sveva Modignani e certamente que irei ler mais livros dela! 

1 comentário: