sábado, 8 de agosto de 2015

Mil Folhas de tudo e nada # 5 | Queimaduras solares e livros estragados parte 2 !!!!

Sim! Pasmem-se... livros estragados parte 2, continuação da parte 1!!! Mas já lá vamos.
Diz que Agosto é o mês de férias para a maioria dos Portugueses e cá em casa, não é excepção. No meu caso é estúpido falar em férias visto que, estou desempregada há 1 ano. Mas ainda assim o sentimento é diferente, especialmente por o ajuntado estar por casa. Como já referi algumas vezes em vários locais, o homem é a pessoa dos desportos. Imaginem um desporto radical... ele pratica. Imaginem um desporto calmo, tipo ler; ele foge. Portanto, assim que as férias começaram lá fomos nós, qual família feliz para a praia, carregados com a casa. Sim, porque nós fazemos praia à patrão. Um chapéu de sol por pessoa, duas cadeiras confortáveis para poder ler ou observar a praia, geleira atestada com tudo o que é bom, toalhas, livro (devidamente embrulhado numa capa de pano), protectores solares (sim, mais do que um) e ainda, se fizer vento ou muito sol, um pano enorme e molas para poder fazer uma tendinha. Ah e a prancha de surf assim como o restante material! Já estão a ver a coisa? Só falta o garrafão do vinho e o rádio. Por isso pronto, esta semana, lá fui eu fazer o primeiro dia de praia do ano. Esteve um dia perfeito. Pouco vento, calor e bandeira verde! 


Que mais se pode pedir? Mas bom continuando; aqui a je é alérgica a mil e uma coisas e de entre essas coisas destaca-se o sol. Essa estrela quentinha que tantas alegrias nos trás... causa-me alergias na pele absolutamente brutais e dolorosas. Os meus protectores solares são todos de factor 50+, minerais, para alergias e por aí. Uso 3 protectores diferentes e na praia, pareço uma maluquinha sempre a espalhar protector (que ainda por cima custam imenso a barrar). Desta feita não foi diferente. Barrei-me, qual palmier com cobertura, e estive a maioria do tempo à sombra. Até que o homem dos desportos, que não consegue estar parado na praia, teve a excelente ideia de ir caminhar. E lá fomos nós. Fizemos cerca de 10 km de um lado para o outro (com uma paragem obrigatória para comer uma bola de berlim). Até aqui tudo ok... e lá decidimos rumar a casa quando começou a levantar-se um ligeiro ventinho. É aqui que a porca torce o rabo.
Quando chegamos a casa e vamos à casa de banho, para um xixizinho pós praia e para o duche, é que nos olhamos ao espelho e constatamos, que falhámos alguns locais na aplicação do creme e, portanto, temos algumas queimaduras solares extremamente dolorosas. A Neuzinha esqueceu-se de passar creme nos pés, no pescoço, nas mamocas e nas axilas. Resultado... burn baby burn. Tudo me dói...já para não falar que vou ficar com manchas na pele por causa desta falta de atenção. E tudo porquê?? Por conta do livro que levei para ler. Numa primeira fase, foi a presa de passar creme para poder ir caminhar, depois, passar creme para poder ir ler, depois porque vim da água e, nestas presas todas é claro que alguma coisa ia correr mal. O mais estúpido foi que acabei por não ler uma única página! Afinal de contas ainda estava meio apreensiva com o estado em que me chegou o ultimo livro que emprestei e foi para a praia. O que me leva à segunda parte deste Mil Folhas de tudo e nada. Ontem foi dia de limpezas e portanto de re-organização da estantes. Estava tudo meio caótico e portanto isto implicou tirar os livros todos das prateleiras, limpar e colocar tudo nos sítios. Heis que num momento tudo parou. Quando começo a colocar os livros da Casa da Noite na estante e começo a ver areia por todo o lado. Estupidamente começo a bater com o livro na prateleira e mais areia cai... é aqui que mando um grito a chamar pela adolescente cá de casa e a informo de que NUNCA mais empresto livros à amiga dela! O que raio andaram a fazer com os livros? Castelos? A usá-los como pás? É que vocês não estão a ver a dimensão da coisa! Fiquei com areia nas estantes equivalente à quantidade de sal necessária para temperar um guisado! Não se faz minha gente...não se faz.


É uma falta de respeito e eu já devia saber melhor, mas nãoooooo... sou uma perfeita parva! Continuo a não saber dizer que não às pessoas e depois lixo-me. Sei bem que é um exagero falar em livros estragados. Eles não estão danificados por causa da areia, apenas com uma ligeira textura que não tinham antes e possivelmente com areia suficiente até ao próximo século. Sempre que lhes mexer e os limpar vou sentir grãozinhos, que me vão lembrar que devo dizer não!
Continuando e para terminar este enorme devaneio de tudo e nada, quero informar que a situação dos pagamentos da feira do livro já está resolvida. Demorou mas foi. Não foi de boa vontade e foi necessária a intervenção de uma advogada assim como alguma pressão ameaçadora para a coisa marchar. Mas posso finalmente dizer que o dinheiro já caiu na minha conta e que nunca mais me apanham a trabalhar para tal editora. Falta de seriedade e honestidade são coisas que mexem muito com a minha pessoa, seja num simples empréstimo de um livro, seja em assuntos mais complexos. Obrigada a todos pelo apoio aquando da divulgação do caso, pelos comentários e sugestões.
E pronto livrólicos...é tudo por hoje. Podem retomar as vossas lides domésticas de Sábado que eu vou ali passar creme no corpo (hoje tenho um piquenique ao sol... matem-me já).





5 comentários:

  1. puseram areia nos teus livros???????????????????
    Aqui a psico dos livros ia atrás dessa pessoa! Be afraid...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também pode ter sido do vento... mas a julgar pela quantidade de areia, eu diria que os livros foram usados como pilares num castelo de areia!!!

      Eliminar
  2. Ainda bem que os euros já estão onde devem, na tua conta!
    Eu no primeiro dia de praia a sério levei 2 livros para ler que não me decidia por qual começar. Chego à praia monto o arraial e ponho protector. Vou pegar nos livros para decidir qual ler e um deles ficava com a capa manchada por causa do creme... guardei esse e li o outro mas estava com vontade de começar o que não podia ler, claro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha isso tem-me acontecido cá em casa. Leio sempre antes de dormir, mas também tenho por hábito colocar creme nos pés e tal assim que vou pa cama... no outro dia fiz o ritual todo de beleza e tal... fiquei com as mãos sujas e não tinha onde limpar e não podia sair da cama -_- e... peguei no livro LOOOL

      Eliminar
  3. Olá Neuza!
    Antes de mais, ainda bem que a situação da feira do livro já está resolvida!
    eh pah, areia nos livros? Como é que é possível? Só se os colocaram debaixo da toalha para servirem de almofada!
    Há pessoas que não têm mesmo cuidado nenhum com as coisas dos outros -.-
    Beijinhos

    ResponderEliminar