sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Redimida * Opinião

Opinião: Então heis que chegamos ao final da saga Casa da Noite. Foram 12 livros, uns melhores do que outros e, uma conclusão que no geral, penso que vá agradar aos fãs. 
Para quem ainda não sabe, esta saga conta-nos a história da Zoey, uma jovem que é marcada para passar pelo processo de se tornar uma vampira. Este processo todo dá-se numa escola especial chamada Casa da Noite, onde muita coisa acontece. É claro desde o começo que a Zoey não é uma iniciada comum e é este aspecto que vai fazer com que a sua professora Neferet se vire contra ela e contra a comunidade em geral. O básico é isto. Claro que em torno disto tudo se passa muito mais. Muito drama, sobretudo adolescente.
Ao longo dos livros vamos acompanhado a evolução da Zoey e dos seus amigos, a forma como crescem e lidam com as adversidades mas também, o conflito todo em torno da Neferet e da Escuridão. Vamos assistindo a um acumular de situações, a um agravamento de estado geral, que vai então culminar neste ultimo volume.
De uma forma geral posso dizer que gostei da série e do final escolhido pelas autoras. No entanto tive alguns problemas com a mesma e com este livro em especifico. São 12 livros. Alguns deles muito pequeninos e que não acrescentam nada de novo à história, como é o caso do ultimo, por exemplo, que foi uma desilusão para a maioria das pessoas.  As expectativas vão crescendo e crescendo, até que chega uma altura, que a maioria das pessoas já só pensa, "eu quero saber como é que isto vai acabar". Até que acaba. Neste livro e, depois de muito drama para trás, muita morte, muito sangue e muitas lágrimas, dá-se então o derradeiro confronto entre o bem e o mal. E foi aqui que eu acho que a história falhou um bocadinho. As autoras passam o livro a desenvolver a acção, a criar ali uma fonte de tensão muito forte entre a Neferet e a restante comunidade. Ficamos mesmo expectantes para o que irá acontecer, como é que tudo se vai resolver. Começamos a ver as páginas a avançar, o livro quase a terminar e ainda nada se resolveu, até que, de forma muito rápida e desleixada, termina. O confronto dá-se em cerca de 3 páginas. Foi demasiado apressado e brusco, pouco desenvolvido. Seria de esperar que ao fim de tantos livros, alguns deles com tanta palha, que o final fosse ser mega tchanam.. mas não. Foi muito rápido. Também não fiquei propriamente contente com algumas mortes, convenhamos, mas do mal ao menos. As mortes fazem parte e foram bem inseridas e justificadas... o confronto é que penso sinceramente que falhou.
Pós esta batalha final, que de épico pouco teve, voltamos à Casa da Noite, onde percebemos então o rumo que as coisas vão tomar dali para a frente. Escusado será dizer que tudo acabou bem. Fiquei agradada com o final que foi dado às personagens, com algumas excepções, e portanto, no geral, fiquei contente com o final da saga.
Se a recomendo a toda a gente? Sem dúvida que não. É uma saga que se destina a um público alvo mais novo. Não obstante, de certeza que haverá por aí adultos com paciência para ler as tormentas da Zoey, porque se gostam de fantasia, vampiros e drama, esta saga é para vocês. 




Sinopse: No último livro da série bestseller Casa da Noite a Luz e a Escuridão enfrentam-se e o mundo nunca mais será o mesmo. 


Zoey Rebdird está em perigo. Isolada dos seus amigos, a jovem está determinada a encarar o castigo que merece – mesmo que tal signifique que o seu corpo rejeite a mudança e comece a definhar. Só o amor dos que lhe são próximos poderão salvá-la do vazio do seu espírito, mas um mal terrível emerge das sombras, mais poderoso que nunca… 

Neferet fez-se finalmente conhecer perante os mortais, coroandose de Deusa Negra e preparando-se para escravizar todo o mundo. Os vampyros da Casa da Noite trabalham com a polícia reagrupando os recursos que possuem, mas nada parece suficiente para vencer Neferet – a não ser que o vampyro que manipule os elementos possua também o dom de manusear Magia Antiga. Somente Zoey Redbird é herdeira de tal poder… mas devido às consequências de ter usado 

Magia Antiga no passado, Zoey não pode ajudar ninguém. Neste último romance da série Casa da Noite terá lugar a batalha épica entre a Luz e a Escuridão – a batalha que definirá quem será redimido… ou quem ficará perdido para sempre.

1 comentário:

  1. Eu confesso que ando a ganhar coragem para continuar a ler esta série! Vou mais ou menos a meio. Devo ter lido uns 6 livros e por esta altura já estava à espera de muito mais e sinto que o meu investimento não está a ser compensado!! Mas fico feliz por ver que é possivel terminar esta série lol beijinhos

    ResponderEliminar