domingo, 30 de agosto de 2015

Finding Audrey - Opinião

 Opinião: Durante o mês de Julho tive a oportunidade de ler mais um livro de uma das minhas escritoras preferidas. Desta vez tratou-se do novo livro de Sophie Kinsella, Finding Audrey
Como já mencionei antes, várias vezes, Sophie é sem dúvida alguma a minha escritora de eleição para quando preciso de relaxar. Dar umas boas gargalhadas, não pensar muito e acabar a leitura com um sorriso na cara. A autora tornou-se facilmente numa das minhas preferidas dentro deste género, o chamado chick Lit. No caso deste seu novo livro, a autora decidiu aventurar-se num género novo, o young adult, ou jovem adulto. Confesso que tinha alguns receios no começo do livro aproposito do aspecto YA da coisa. Receios totalmente infundados como se veio a comprovar. Aliás, eu arrisco-me a dizer, que só mesmo Sophie Kinsella para me fazer gostar de um YA. 
Este livro conta-nos a história de Audrey, uma jovem de 14 anos que está a passar por uma fase muito complicada na sua vida. Como se já não bastasse ser adolescente e ter de lidar com as hormonas todas baralhadas da idade, a Audrey sofre de crises de ansiedade, a um grau altamente elevado. Chega ao ponto da mesma não conseguir sequer estabelecer contacto visual, olho no olho, com ninguém, daí o uso de óculos escuros sempre. Apesar de fazer terapia e de ter um forte suporte familiar por trás, são várias as dificuldades com que a nossa protagonista tem de lidar no seu dia a dia. Ao longo do livro vão-nos sendo dados indícios do que foi que aconteceu com ela, para a deixar naquele estado. Sabemos que foi um problema na escola, que algo sucedeu com as colegas e que foi grave. Mas nunca ficamos a saber exactamente o quê. Saltando já algumas partes, aproveito já para dizer que este foi talvez o único aspecto que não gostei tanto na história. Eu queria saber o que aconteceu em concreto. Se é muito relevante que não se saiba? Não, mas daria todo um contexto mais sólido à coisa. 
Mas enfim, continuando. A sinopse engana imenso e odeio-a profundamente. A Audrey conhece um rapaz, sim, típico de um livro YA, mas não é este romance súbito que a salva e a resgata do seu problema, apesar de ser isso que a sinopse nos diz. Este rapaz é pintado como um cavaleiro de contos de fadas que aparece para a salvar e, ainda que ele tenha de facto um papel muito importante na história, ele não é o todo do bolo. Por isso, se ao lerem a sinopse ficarem de pé atrás por pensarem que isto vai ser só um livrozeco com um romance adolescente, esqueçam, porque é mais do que isso. Acho que aquilo que mais passa para o leitor e que mais agrada a tantos e, que, a autora conseguiu fazer com um talento incrível, foi apresentar-nos uma família completamente louca mas que é de facto a base para a recuperação da Audrey. Toda a dinâmica familiar apresentada neste livro é de chorar a rir, mas assim, literalmente. Aquela mãe é completamente doida, mas ao mesmo tempo super real. Ainda que nos possa parecer que muito do que ali se passa é exagerado, no fundo não é. Basta que nos lembremos de como era ser adolescente.
Ao longo do livro vamos acompanhando o progresso da Audrey, numa descoberta pessoal, mas também do mundo que a rodeia. Vamos ainda seguir o "drama" que a família atravessa com o irmão da Audrey e chegar à sua conclusão com um sorriso enorme! Eu adorei este livro. Ainda não li um livro da autora que me desiludisse de alguma forma. Ela promete, ela cumpre. Se o conteúdo dos livros dela é alguma coisa por aí além? Não, não é, mas honestamente quem se importa com isso? Falando por mim, eu preciso de leituras leves volta e meia e de dar umas boas gargalhadas com os livros e, convenhamos, isso acontece muito raramente. Com Sophie Kinsella é garantido que nos vamos divertir e portanto eu recomendo imenso que leiam esta senhora, caso ainda não a conheçam. 


Sinopse: An anxiety disorder disrupts fourteen-year-old Audrey’s daily life. She has been making slow but steady progress with Dr. Sarah, but when Audrey meets Linus, her brother’s gaming teammate, she is energized. She connects with him. Audrey can talk through her fears with Linus in a way she’s never been able to do with anyone before. As their friendship deepens and her recovery gains momentum, a sweet romantic connection develops, one that helps not just Audrey but also her entire family.

1 comentário:

  1. Olá Neuza,
    Nunca li nenhum livro da autora, mas já me recomendaram várias vezes por ser uma autora com livros leves e divertidos.
    Gostei bastante desta história. Acho que vou arriscar :)
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar