sábado, 5 de março de 2016

As vantagens de ser Educadora de Infância


Uma delas, e não são tantas assim acreditem, é que para além dos livros "normais" que nos perdemos a comprar a toda a hora, também a secção dos livros infantis passa a ser de paragem obrigatória. Todos os livros cujos temas trabalho com as crianças são comprados por mim. O que na prática significa que estou sempre a comprar livros novos, para não repetir actividades. O que na prática também significa que gasto muito dinheiro do meu bolso para poder trabalhar e fazer aquilo que quero, como quero.Estes livros não são só para mim. Apesar de na sala ter uma área destinada à leitura, com livros que as crianças podem manusear sempre (e alguns deles com bastante qualidade), a verdade é que os livros mesmo bons não estão ao alcance deles. Os principais motivos são que o grupo ainda estraga muito os livros. Mas todos os dias há um momento na rotina do grupo em que podem ver os meus livros à vontade. Quando acordam da sesta e se vestem, têm cerca de meia hora em que podem, se quiserem, ver os meus livros. Esta semana que passou comprei mais dois meninos para a minha vasta colecção. 

Comprei o livro O Monstro das Cores. Tive contacto com este livro, pela primeira vez, durante a feira do livro de Lisboa. Na altura tive acesso a uma cópia em espanhol ou inglês, já não me lembro bem, e fiquei fascinada! Portanto é claro que quando o vi finalmente em português tive de o ter. Adoro-o. É dos meus livros preferidos e é perfeito para explorar as emoções e sensações com as crianças. As ilustrações são lindas, assim como todo o trabalho gráfico (é assim que se diz?) do livro. Durante o decorrer da próxima semana planeio trabalhar este menino com o grupo. Esta Sexta feira que passou fomos pela primeira vez ao cinema e, mesmo a propósito, fomos ao São Jorge, ver a Monstrinha. Na mesma tarde, como que por mistério, um dos endredons de uma criança apareceu pintado de vermelho. É claro que possivelmente eu ou a minha colega o roçámos na mesa quando tinha as tintas por lá, mas as crianças não pensaram nisso e sugeriram logo que se tratou de uma partida de um pequeno monstrinho. Uma coisa leva à outra e pronto, vamos pegar por aí. 

O outro menino que veio cá para casa, ou para a sala do Grupo 1, foi o livro O Dia em que os Lápis Desistiram. Digo-vos uma coisa; se tiverem oportunidade de ver este livro, por favor façam-no. A próxima vez que forem a uma livraria, procurem por esta capa e leiam esta história. Trata-se de um conjunto de reivindicações e protestos por parte de um conjunto de lápis que está simplesmente cansado de ser usado da forma que é. É tão divertido! Cada página apresenta os protestos de uma cor especifica. Pessoalmente fiquei fã do protesto da cor Bege. Têm de ler. É fantástico. Comprei este livro por um motivo muito especial. A primeira vez que contei esta história a um grupo de 5 anos, fiquei fascinada com a forma como as cores são vistas pelas crianças. Especialmente o facto de as crianças desde tão cedo associarem certas cores aos géneros. Para terem uma ideia, no livro o lápis cor de rosa manifesta-se porque nunca é usado pelo miúdo da história, que é um menino. Ele nunca pinta nada de cor de rosa porque acha que se trata de uma cor de meninas. Tive vários rapazes a dizerem que assim era. Cor de rosa é para meninas e azul para meninos. Claro que lhes mostrei que nesse dia a minha bata era azul... e lhes perguntei porque é que uma menina podia usar azul mas um menino não devia usar rosa. Respostas: 0. As crianças não sabem responder a isto, porque esta ideia e mentalidade não surgiu das suas cabecinhas piolhosas, mas sim das mentalidades dos pais e da sociedade em geral,que deste muito cedo organiza o quotidiano das crianças por cores. Basta olhar para a secção de brinquedos nos supermercados e ver qual é a cor que predomina na secção "feminina". 
Também surgiram alguns conflitos em torno da chamada cor de pele. Afinal de contas o que é isso? Todos tivemos esta cor nos nossos estojos...e todos designávamos aquilo que era um tom de salmão, por cor de pele.


Isto fez com que todos arregaçássemos as nossas mangas e olhássemos com muita atenção para os nossos braços e para as nossas cores. Todas de tons diferentes e nenhuma da mesma cor. Mal posso esperar por que aquela tão falada caixa de lápis de cor com os vários tons de cor de pele, chegue a Portugal. Há pequenas barreiras que se conseguem derrubar com coisas tão simples como livros e lápis... e é por isso que adoro ser educadora. 
Por esse lado contem-me coisas! Quando foi a ultima vez que deambularam pela secção de livros infantis de uma livraria e, quando é que foi a ultima vez que compraram um livro infantil, para vocês ou para oferecer e qual foi? 

4 comentários:

  1. Esse do Oliver Jeffers ainda não li mas li aquele do rapaz que comia livros e adorei. Tiveste no S. Jorge na sexta de manhã? Eu fui lá para uma ante estreia e estavam lá imensos miúdos, se calhar foi na mesma hora que estavas lá :)

    ResponderEliminar
  2. Agora também gosto de passar na secção infantil muito por culpa do nosso KidsRus e também tua!
    Comprei um recentemente que é lindoooo, lindooooo.É onde está a Primavera? de Lorna Hussey. Maravilhoso! Mas não fiquei com ele snif snif! Dei-o a uma pessoa muito importante na minha vida.
    Vou ver se compro um exemplar para mim :p

    ResponderEliminar
  3. Olá, descobri este blogue no blogue "A mãe é que sabe" e estou a adorar! parece que me vou tornar uma visita assídua.
    Cá em casa todos adoramos livros e a minha filha, de 2 anos, vai pelo mesmo caminho. na verdade, ela não tem muitos livros mas vamos regularmente à biblioteca e trazemos sempre uns 6 livros só para ela (todos temos cartão de leitor e trazemos sempre um saco cheio de livros para casa). Ela pega em todos, absolutamente em todos, fica a desfolhá-los e apontar para as figuras e, à sua maneira, já tenta reproduzir as histórias com sons e gestos.
    Esse livro sobre a revolta dos lápis de cor parece-me fantástico! Confesso que na hora de comprar livros para a Lara não sei bem o que comprar. Por aqui, Ponta Delgada, a oferta não é muita mas certamente que dá para mandar vir esses livros da amazon ou algo assim.
    Bem... vou continuar a inspirar-me por aqui.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oláaaaa
      Bem vinda ao meu cantinho ^_^ fico feliz por ter gostado e espero mesmo que continue a visitar!!!
      Beijinhos

      Eliminar