terça-feira, 29 de setembro de 2015

Seeker - O Clã dos Guardiões * Opinião

Opinião: Confesso que não sei bem por onde começar esta opinião. Começo talvez pelo fim. Gostei muito de Seeker, até chegar às ultimas 5 páginas! Atenção, não se ponham já com bicharocos que vou já já explicar tudinho.
Seeker trata-se do primeiro volume numa trilogia do género fantástico, que gira em torno de vários clãs que têm um papel muito especial e decisivo no mundo. O de decidir quem vive e quem morre. O seu papel como guardiões é o de procurar sempre a verdade e procurar fazer justiça, ao eliminar alguém em prol de um futuro melhor. Ou pelo menos é isto que a nossa protagonista pensa que vai fazer. Até que, como refere a sinopse, tudo muda e Quin vê-se a caras com um futuro que não sabe se quer para si.
Começo por dizer que adorei a base da história e a ideia que a autora quis passar. É uma história recheada de vários elementos que, para quem gosta do género, se sente imediatamente cativado. No entanto, estes mesmos elementos tornaram o desenvolvimento por vezes confuso. Dou-vos um exemplo muito simples e que não vos vai estragar a história. Os seekers possuem um Athame que lhes permite viajar no espaço e no tempo. Estas viagens no tempo não são aquelas a que estamos habituados a ler, na medida em que não se anda para trás X anos ou para a frente mais alguns. Esta viagem no espaço e tempo funciona como um meio de deslocação. Só que durante este processo todo há um "meio" onde o Seeker permanece até concluir a viagem. Ou seja (acompanhem-me, que estou quase lá) eu abro uma brecha no espaço para a qual entro, determinada a viajar para o sitio tal. Não caio logo no sitio que imaginei. Fico pressa dentro desta brecha até a viagem se concluir. Entenderam? Se não compreenderam deixem lá... que ficaram como eu. Este aspecto podia ter sido melhor explicado e explorado, pois são lançados para o ar vários aspectos sobre a viagem no tempo, mas nunca se explica concretamente como a coisa se processa.
Outro aspecto que não me fascinou tanto e que eu não estava mesmo nada à espera que tivesse uma presença tão marcante no livro, foi a sua componente young adult. Os nossos protagonistas principais são adolescentes, e ohhh boy se isso transparece na história. Já sabem que costumo ter alguns problemas com dramas adolescentes e neste livro isso aconteceu e muito. Até agora mais ninguém se queixou portanto é defeito meu!
A nossa Quin descobre que o rapaz que ama não é quem ela pensa. Há todo um passado e todo um grande mistério por resolver na história. Mas a autora optou por dramatizar o romance em vez de desenvolver a trama em si. São tantos os momentos em que a Quin tem oportunidade de resolver as coisas e no entanto, opta sempre por evitar o assunto, por desviar o tema ou por nem sequer querer entrar por aí. Como vos referi em cima, eu estava a gostar muito do livro até ter chegado às ultimas páginas e as hormonas adolescentes da Quin se terem metido pelo meio. A certa altura a autora permitiu que o triângulo amoroso da história ganhasse ênfase, o que matou tudo para mim.
É um livro fácil de ler, com uma trama cativante ainda que por vezes confusa. Catalogado de fantasia, na minha opinião de forma errada, para mim este livro trata-se de uma história de ficção cientifica com algum steampunk pelo meio, o que me agradou ainda mais. Quero ler a continuação, uma vez que tenho a certeza que no segundo livro muitas reviravoltas irão acontecer! Tenho pena que o Goodreads não permita as meias estrelas, pois neste caso Seeker levou as 3 estrelas e meia. Estava quase =)
Recomendo para os fãs do género não só de fantasia mas também de young adult.




Sinopse: Na noite em que prestar juramento, a jovem Quin Kincaid irá tornar-se aquilo para que treinou toda a vida. Irá tornar-se um Seeker. Este é o seu legado, e é uma honra. Como Seeker, Quin irá lutar ao lado dos seus dois companheiros mais chegados, Shinobu e John, para proteger os fracos e os injustiçados. Juntos, eles representarão a luz num mundo sombrio. E ficará com o rapaz que ama - que também é o seu melhor amigo. Mas na noite em que Quin presta juramento, tudo muda... ser Seeker não é o que ela pensava. A sua família não é o que ela pensava. Nem o rapaz que ela ama é quem ela pensava. E agora é demasiado tarde para fugir.

2 comentários:

  1. Olá!!
    Bem, já tinha lido opiniões deste livro e parecem-me unânimes...
    Vou passar, também não tenho paciência para YA nem para clãs escoceses :P
    Beijinho e boas leituras

    www.noticiasdezallar.wordpress.com

    ResponderEliminar
  2. Olá! :)
    Eu também comprei esse livro recentemente. E agora só espero que não me desiluda muito. :)
    Beijinhos e boas leituras! :D

    ResponderEliminar