sábado, 12 de setembro de 2015

Ano - Opinião

Opinião: Ano foi um livro lido já há algum tempo... talvez há 3 meses já e, fui-me esquecendo de fazer a opinião. Até que lá fui olhar para as leituras do ano no Goodreads e constatei que esta é uma das várias opiniões em atraso aqui no blog.
Para quem não sabe, Ano é um livro de autoria de uma menina que também é booktuber e blogger aqui como eu e foi esse o motivo que me fez querer ler o seu livro. Temos de apoiar os nossos especialmente quando são tão novinhos como a Ângela é. 

O seu livro é um livro de contos. 12 contos para ser mais exacta, sendo que cada um corresponde a 1 mês do ano. Ao longo do mesmo vamos experimentando diversas sensações, uma vez que cada conto é de certa forma alusivo a sentimentos e emoções, assim como actos que vamos vivendo e sentindo ao longo do tempo. Sentimentos como raiva, felicidade, amor, tristeza... todos eles retratados nos contos deste livro. 
Sobre o livro em si, são contos, o que por si só já representa um certo desafio para mim. Não gosto muito de ler contos, especialmente se forem muito curtos como é o caso com este livro. Não dá tempo de nos ligarmos ou de criarmos empatia com as personagens. Eu pelo menos não consegui. Também é importante referir que me recordo que na altura em que li o livro não andava na melhor das fases de leitura, e que, pouco do que lia me agradava ou agarrava. Este estado geral não ajudou a que eu tivesse apreciado o livro da Ângela o que fez com que eu tivesse passado a maior parte do tempo atenta às falhas do livro e não tanto às suas qualidades. É claro que reconheço qualidade na escrita, especialmente tendo em conta a idade da autora. Há ali imenso potencial a ser explorado e desenvolvido, sem sombra de dúvidas. Mas a edição do livro não está a melhor. Apresenta muitas gralhas de revisão. Erros ortográficos e repetição de palavras principalmente.
Relativamente aos contos propriamente ditos e às histórias contadas, gostei particularmente do conto de Abril, penso eu. Vi ali grande potencial para um livro completo com uma história bem desenvolvida. Fiquei com vontade de ler mais sobre aquelas duas mulheres!
Nunca deixo de me espantar com o talento que certos jovens têm para a escrita! Digo à Ângela o mesmo que disse à Andreia (Croma dos Livros), há aí muito potencial a ser explorado portanto, por favor, não deixem de escrever, não deixem de praticar e de melhorar, que um dia quem sabe, os vossos livros serão publicados em grandes editoras!



Sinopse: «Num segundo apenas, a minha realidade desmoronou-se. Uma estrela caiu, para onde foi? Entorno o copo de água na mesa de pinho, procuro-a; não está lá. Volto a pôr a água no copo. 
-Desculpa. 
-Não. 
-Não?» 


Ano é uma colectânea de doze contos que simbolizam a dura mas bela passagem da vida. De forma a encantar mas também fazer o leitor reflectir, Ano mostra-se como uma viagem destinada.

Sem comentários:

Enviar um comentário