terça-feira, 28 de julho de 2015

O Voo da Cotovia - Opinião

Opinião: Mais uma leitura concluída para o projecto KidsRus que, aproveito já para dizer... podia estar a correr melhor visto que ainda tenho 4 livros que gostava de ler para o mesmo. Mas vamos manter-nos positivos, que o que realmente importa é que até agora, as leituras estão a ser muito agradáveis. 
O Voo da Cotovia, foi salvo erro, prenda de anos da Cata (ou terá sido de Natal?). Também ela e a Jojo leram o livro e acho que as nossas opiniões são todas muito diferentes. Mesmo entre mim e a Jojo que gostámos mais do que a Cata, houve diferenças, portanto vamos lá "analisar" a coisa =)
Neste livro acompanhamos uma menina de 10 anos que sofre de Asperger. Até aqui "tudo bem" não fosse pelo facto de aquele que era o seu melhor amigo e suporte no mundo, ter morrido. O seu irmão mais velho morre de forma repentina e inesperada e é desta forma que acompanhamos o processo de luto e recuperação desta menina e também do seu pai. Não há muito a dizer sobre a história em si. É linda pela sua simplicidade. Sempre que uma história é contada do ponto de vista de uma criança ganha toda uma tonalidade diferente (pelo menos para mim). É como se de alguma forma me conseguisse conectar melhor com as personagens do que se fossem adultos. Eu sei... mega estranho. Acompanhamos o dia a dia de uma criança com Asperger, que tenta a todo o custo adaptar-se a uma nova realidade sem o irmão, mas também a compreender o mundo que a rodeia.
Considero que a autora fez um excelente trabalho no relatar ao leitor aquelas que são as dificuldade de uma criança com Asperger. Claro que o facto da mesma conviver diariamente com a doença ajuda. Poderia ser apenas mais uma história sobre resiliência mas quando chegamos ao final do livro, temos uma breve explicação do porquê daquela história e aí, nesse momento, tudo fez clique na minha cabeça. 

Ao ler esta história não pude deixar de a comparar ao Wonder. Pelo facto de serem ambos contados por crianças, mas especialmente pelo abuso a que ambas são sujeitas na escola. E se na altura fiquei muito sensibilizada com a história do Auggi, não posso deixar de referir que a história da Caitlin é mil vezes mais tocante. As situações são diferentes é verdade, e ambas complicadas, mas mais para um do que para outro. Limitações a nível físico são uma coisa... a nível cognitivo ou comportamental, é outra completamente diferente. Um vai ter sempre mais oportunidades na vida comparativamente ao outro e enfim... é isto... a discriminação vai estar sempre lá. Resumindo, que mundo de caca onde se julga pela aparência e pelo que nos sai da boca.
Recomendo vivamente a leitura deste livro, não só a qualquer profissional de educação ou saúde, mas também a qualquer pessoa que sinta, que precisa de perder um bocadinho o preconceito que tem para com certas pessoas. 



Sinopse: Caitlin é uma menina de dez anos muito especial. Por sofrer da síndrome de Asperger, tudo o que não seja a preto e branco é-lhe confuso. Dantes, quando as coisas se tornavam confusas, Caitlin podia contar com a ajuda do irmão mais velho, Devon. Mas Devon morreu e o pai está tão perturbado que não lhe consegue estender a mão.


É então que um dia Caitlin ouve a expressão «fazer o luto» e percebe que é exatamente aquilo de que precisa. Mas, para consegui-lo, terá de descobrir que o mundo está na realidade cheio de cores – estranhas e belas. 

6 comentários:

  1. Infelizmente também sei o que é a realidade do Asperger.. e o quanto é terrivel na escola .. é muito doloroso... O meu filho dos 10 aos 16 foi um pesadelo. Não sei se consigo ler sem chorar baba e ranhomas tenho muita vontade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem chorar não garanto linda, visto que eu que não lido com a doença me emocionei (o que também não é muito difícil) .
      Lê. É bonito e a autora fez um excelente trabalho.
      Beijocas

      Eliminar
  2. Olá minha linda!!!
    Fiquei com tanta vontade de ler este livro!!! Obrigada pela dica.
    Beijocas

    ResponderEliminar