sábado, 2 de maio de 2015

A Fada do Lar - Sophie Kinsella

Opinião: Hoje trago-vos a opinião de um dos livros mais divertidos que li nos últimos tempos. A Fada do Lar, de Sophie Kinsella. Se procuram algumas horas de leitura leve e descontraída, Kinsella é para vocês! Após ter lido Tenho o teu Numero da autora, e de o ter julgado o livro mais divertido que alguma vez li, vem esta fofura parar-me às mãos e tive de refazer este julgamento. 
A Fada do Lar, conta-nos a história de Samantha, uma advogada de sucesso (mas assim, sucesso à grande), com um estilo de vida caótico totalmente dedicado ao trabalho. Não há tempo para a vida pessoal, para descontrair, para tomar um simples café.  A sua vida é trabalho trabalho trabalho. Ora está-se mesmo a ver, que esta rotina frenética vai dar caca! E é mesmo isso que acontece. De um momento para o outro um simples (mas gigantesco) erro deita tudo por terra e Samantha vê-se de caras com o desemprego. Numa fuga impulsiva, Samantha esbarra uma pequena mansão, onde pára para pedir ajuda. Num piscar de olhos dá por ela a ser contratada como governanta da casa, com todas as funções inerentes a uma. O problema, é que ela não sabe sequer para que serve um saco de aspirador (esta cena é brutal) quanto mais o que fazer com uma panela! É a partir desta premissa que toda a história se desenrola. Sem nunca revelar aos patrões quem é na realidade, Samantha embarca na aventura de gerir uma casa, na companhia de um um mui guapo jardineiro =) 
Este livro é muito mais do que o percurso educativo da Samantha numa cozinha. Ela vai aprender a dar valor ao tempo livre, à qualidade de vida e a um bom banho de imersão! À semelhança da Poppy a Samantha é completamente doida e mete-se nas situações mais tolas. Mas há uma diferença grande entre as duas, que foi o que me fez preferir este livro. É que a Samantha é incrivelmente inteligente... tem cérebro... não é apenas tolinha porque sim e por este motivo, é muito mais fácil conseguirmos identificar-nos com ela do que com a Poppy. Resta apenas acrescentar, que no meio destas aventuras todas, ainda vai haver um pequeno mistério para resolver, o que dá uma componente muito mais rica ao livro.
Não esperem uma mega obra prima, os livros de Kinsella não o são. Mas se precisam de relaxar, de descomprimir e de de ler sem compromisso, arrisquem nesta autora!

************************************************************************
Sinopse: Chamo-me Samantha. Tenho vinte e nove anos. Nunca na vida usei o forno para fazer pão. Não sei coser um botão. Sei é reestruturar contratos de financiamento de empresas e salvar os trinta milhões de libras do meu cliente.
Samantha é uma advogada bem-sucedida em Londres. Trabalha o dia todo, não tem vida doméstica, e só se preocupa em encontrar um companheiro. Habitualmente tem êxito sobre pressão e adrenalina. Até que um dia...
comete um erro. E o erro é tão grave que acaba por destruir a sua carreira. Fica tão desnorteada que ao sair do escritório, apanha o primeiro comboio que vê e, quando se apercebe, não sabe onde está. Ao pedir indicações numa grande e bonita casa, é confundida com alguém que tinha sido entrevistada para o cargo de governanta e, sem mais nem menos, é-lhe oferecido o emprego. Não faziam ideia que estavam a contratar uma advogada licenciada em Cambridge com um QI de 158, muito menos que Samantha não faz sequer ideia como funciona o forno.
E o desastre acontece. O caos instala-se quando Samantha luta com a máquina de lavar... com a tábua de passar a ferro... e tenta cozinhar cordon-bleu para o jantar...

1 comentário:

  1. Tenho de me lembrar deste numa próxima remessa. LOL A Sophie é sempre boa para descomprimir :)

    ResponderEliminar