domingo, 8 de novembro de 2015

Os Contos de Beedle, o Bardo - Opinião


Agora que estou finalmente a começar a sentir-me em casa na minha casa nova e, que algumas coisas estão finalmente no seu devido lugar (ainda faltam muitas), está na altura de começar a meter as opiniões em dia aqui pelo blog. E são muitas acreditem. Tenho cerca de 6 opiniões em atraso para vos mostrar e todas de livros que, no geral, gostei muito.
Hoje trago-vos a opinião do livro Os Contos de Beedle o Bardo, de J.K. Rowling. Foi a primeira leitura feita no âmbito do projecto Boohoo, aproposito do Dia das Bruxas.

A verdade é que não tenho muito a dizer sobre o livro. Podia estar aqui a alongar-me acerca de cada conto e do que cada história trata, mas a verdade é que seria uma grande perda de tempo, apenas para no final dizer que dei 3 estrelas a este livro e que em suma, me desiludiu. Os Contos de Beedle o Bardo, era o único livro do universo Harry Potter que me faltava ler. Já falei sobre isto inúmeras vezes, mas eu sofro de um qualquer mal que ainda não foi correctamente diagnosticado, que tem a ver com o facto de eu detestar finais, conclusões, coisas definitivas. Raramente vejo, por exemplo, o ultimo episódio de uma novela ou série que goste muito, precisamente por a minha cabeça oca, preferir imaginar aquelas personagens todas felizes para sempre e coiso. Motivo pelo qual, apesar de ter obviamente concluído a saga Potter, nunca peguei neste livro. Passei anos a dizer que o tinha de comprar e no entanto, nunca o fiz. Não era pelo valor, não podia ser... afinal de contas o livro ronda o quê, os 7 euros? Compro tantos livros, porque não este também? Pois... porque eu não queria encerrar o ciclo Potter. E para verem bem como a coisa é, eu não comprei este livro... foi-me dado pela Jojo, amiga e companheira de projecto. Caso contrário o mais provável era que, até agora eu não o tivesse lido! 
Agora sobre o livro em si, como toda a gente sabe (ou assim deduzo eu) este livro contém uma série de contos infantis do universo mágico, que nos remetem imediatamente para o mundo Potter. Nesse sentido, foi tão bom tornar a sentir aquela atmosfera mágica de que tanto gostamos... enquanto lia, a única coisa de que me lembrava era do Ron a perguntar aos seus amigos como era possível que não conhecessem estas histórias infantis? Se tiverem lido os livros ou visto os filmes, certamente se lembram desta referência.
Sobre os contos, nada a apontar. São todos bons e é claro que gostei mais de uns do que outros, mas no geral são todos muito agradáveis e educativos. Apresentam-nos todos uma moral da história, tal como qualquer conto muggle. Mas o que me fez dar uma nota mais baixa ao livro, foram as anotações de Albus Dumbledore. Por vezes desnecessárias, demasiado longas e com quebras entre páginas que tornaram a sua leitura muito mais difícil do que o necessário. O Dumbledore nunca foi uma das minhas personagens preferidas... sempre o vi um bocado como um grande hipócrita...e sempre me questionei acerca das suas verdadeiras intenções, pelo que, ler as suas anotações não foi propriamente a cereja no topo do bolo.
Lá está, no geral gostei do livro, mas o que eu queria mesmo mesmo, era poder voltar a este universo com as personagens que tanto adoramos... Potter e amigos. Enfim, quem sabe um dia a senhora J.K. Rowling não decida fazer-nos o gostinho e levar-nos de volta a Hogwarts.



3 comentários:

  1. Olá Neuza :)

    Já tinha algumas saudades de ler as tuas opiniões! :)
    Também gosto muito dos teus vídeos, mas confesso que às vezes gosto das palavras escritas :).
    Também eu que ADORO J.K. Rowling, que ADOREI Harry Potter, ainda não li este livro. Aliás ainda nem sequer o tenho. Mas apesar das tuas 3 estrelinhas, a tua referência aos contos, histórias infantis, ao Ron, aos muggles acendeu assim uma luzinha que diz - vá lá, lê! :)
    Tenho em casa para ler da J. K. Rowling o "Quando o Cuco Chama", mas fiquei com alguma vontade de arranjar este! :)

    Beijinhos.
    Rosana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de ler fofinha! Não há motivo para não o lermos... vale a pena mesmo não sendo nada de extraordinário!
      A série de livros sobre o detective Strike é muito boa! Vou ler em breve o segundo livro!
      Beijocas

      Eliminar
    2. Eu depois do meu exame dia 19 vou me "vingar" na leitura! :) E muito provavelmente o primeiro livro dessa série será uma das minhas leituras pré-natalícias. Mas acho que primeiro vou ler o do Nuno Nepomuceno, e também tenho o último da Guerra dos Tronos à minha espera desde o ano passado. Tenho que ver se arranjo então uma promoçãozinha para arranjar este! :)
      Beijinhos!

      Eliminar