domingo, 23 de novembro de 2014

A força do destino - Opinião

Opinião: Bom, antes de mais se calhar começo por dizer, que este livro foi, uma romance romântico muito lamechas, e portanto, nada daquilo que eu gosto. E essa vai ser a base principal da minha opinião.
A força do destino, foi o 1º livro escrito pela autora Susana Esteves Nunes. Acompanho já há algum tempo a escritora através das redes sociais e simpatizo muito com ela. É querida e acessível o que me fez querer ler o seu livro. Isso o facto de haver um gato na capa =)
Solicitei o livro à Chiado Editores que prontamente mo enviou.
E agora a opinião. A força do destino, conta-nos a história de Maria Eduarda. A Maria tem um irmão gémeo o João, e como seria de esperar, são muito unidos. Do nada, o João dá-lhe a noticia de que vai emigrar para Nova Iorque, e é durante uma pequena crise de pânico, que Maria Eduarda esbarra, literalmente, no Vasco, por quem se apaixona perdidamente à primeira vista. E é a partir desta premissa que a história se desenvolve.
Não houve assim nada que eu tivesse gostado na história. Para mim, e atenção que estou a reforçar a parte do Para mim, é uma história carregadinha de clichés e dos que menos gosto. A começar pelo mais óbvio. O amor à primeira vista. O amor instantâneo por alguém que não conhecemos e que pode bem vir a ser uma maluquinho. Desculpem... que me desculpem todos os românticos incuráveis do mundo... mas no amor, numa relação, é preciso tempo! E tempo é algo que neste livro não existe. Toda a história é contada num ritmo extremamente rápido e sem evolução do mundo e das personagens. Não há. Começa-se a contar a história e os dias sucedem-se em 2 parágrafos. Eu preciso sempre de mais desenvolvimento de mais contexto para me envolver, para sentir algo pelas personagens e pela história. E neste caso, não senti nada.
E depois há pequenas questões que não gostei, mais uma vez, por ser eu e só eu, que se prendem com pequenas coisas como os nomes das personagens, tão tão estereotipados. Aliás toda a família da Maria Eduarda, é de um estereotipo que deixa imenso a desejar. Desde o tratamento formal, aos nomes e apelidos, à localidade onde vivem, até, à empregada... cliché cliché cliché...
Também não gostei de algumas gralhas a nível de revisão. Conforme ia lendo e passando por estas falhas, automaticamente ajustava as coisas e lia como deve de ser, mas mesmo assim, é sempre chato.
Tenho mesmo pena de não ter gostado do livro. Como já referi, simpatizo imenso com a autora. Acho, no entanto que, para 1º romance está bom. E vejo na autora muito muito espaço para crescer.
Recomendaria este livro a todas as pessoas que gostam de um romance romântico, leve e rápido.


(numa nota mais alegre, sou só eu que adoro este sofázinho da chiado???) =)


Sinopse: Foi num jantar aparentemente banal, que João Pedro, o seu irmão gémeo, depois de receber uma irrecusável proposta de trabalho, lhe dá a arrasadora notícia que está de partida para Nova Iorque. Eram inseparáveis e Maria Eduarda não conseguiu esconder a sua angústia. Mas o destino estava traçado, ela nem imaginava que depois de tão penosa notícia, lhe iria acontecer algo que certamente lhe iria virar a vida do avesso. Entre Cascais, Sintra e Nova Iorque, Maria Eduarda vai viver dias inesquecíveis.

8 comentários:

  1. Faz sempre falta algumas criticas negativas, que são as que na verdade ajudam o autor a crescer mais um bocadinho. Quanto à revisão do texto, que tu referes, julgo que na Chiado isso fica por conta do autor.... Houve uma discussão há dias no facebook e referiram esse aspecto....

    Eu também não sou fã de romance muito lamechas, mas esperemos que um próximo da Susana saia mais maduro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu acho que já tinha ouvido falar nessa questão da revisão e esses aspectos serem todos por conta do autor... nem sei bem o que achar sobre isso, acho que o tema dá pano para mangas =)
      Também já vi por aí que a autora tem mais um livro, com Paris na capa. Vou esperar por mais opiniões.
      Beijoca

      Eliminar
    2. Na semana passada deu-se uma discussão enorme no Cantinho do Fiacha por causa disso. Apareceu imensa gente a criticar quem publicava na Chiado, porque eram logo associados a baixa qualidade e que eles não olham ao que publicam e tal... A sério, foi uma discussão enorme e tudo porque um rapaz foi lá divulgar o novo livro dele, publicado na Chiado. Enfim... Aquilo deu mesmo pano para muitas mangas. Em relação à minha parceira com eles não tenho qualquer razão de queixa, sempre foram impecáveis. Ainda não lhes pedi muitos livros para ler mas até agora não tenho tido surpresas desagradáveis.

      Mesmo assim, não sei até que ponto ao autor não pode pedir a duas ou três pessoas para ler o livro e procurar gralhas que fujam ao autor. Acho que são os leitores beta...

      Sim, é o melhor. Com mais opiniões sempre percebes se é o teu género ou não.

      Olha, uma coisa que não tem nada a ver! Já foste ver o Hunger Games, ou estás a pensar ir? Eu estou a espera que apareça para "alugar" na net, por isso ainda tenho que esperar uns mesitos. Mas gostava de ir já sabendo opiniões.

      beijinhos

      Eliminar
    3. Na altura em que anunciei no blog que ia ter parceria recebi um comentário (anónimo) a dizer que eu ia perder toda a credibilidade por ter parceria com a chiado... sinceramente acho que é uma questão de sorte. Há bons e maus autores em todas as editoras e gralhas então, uii basta ver o exemplo do Outlander da casa das letras, que está uma vergonha.
      Opahh ainda não vi hunger games mas quero tanto!!!

      Eliminar
    4. A sério??? Raio dos anónimos... Lá está, é como tudo. Lembras-te de ter falado no Espada Que Sangra, do Nuno Ferreira? Como sabes também publicou com a Chiado e eu ainda não terminei o livro porque têm-se metido outras coisas pelo meio, mas está uma obra fantástica. Super bem elaborada e desenvolvida. E merece menos crédito porque publicou na Chiado? Enfim...

      Eu estou desejosa que saia na net, mas ainda vai demorar. Lembrei-me de perguntar porque estou curiosa com a tal cena da Effie estar viva...

      Eliminar
  2. Só pelo titulo eu já acharia que não era coisa a meu gosto... Esperemos que a autora tome devida nota desta critica para alterar a corrente de escrita...

    ResponderEliminar
  3. Eu li o livro e é como referes, é uma questão de gosto pela temática. Já li os 2 livros da autora, são os dois do meu género. Apesar de tb n gostar muito de romances lamechas eu li o livro super rápido porque estava algo curiosa e, apesar de concordar cntg que tudo aconteceu muito depressa, depois no final fez sentido :p (mas disso não podemos falar por causa de spoilers).

    No final, gostei de os ter lido, e emprestei a uma amiga que adora este género e que devorou os 2 livros. Estou bastante curiosa para os próximos trabalhos da Susana que é realmente muito querida :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim lá querida ela é, daí ter tido pena de não ter gostado do livro. Mas estou como tu, curiosa com a evolução dela =)

      Eliminar