quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Outlander - nas asas do tempo (vl.1) - Opinião

Opinião: E portanto li o Outlander.
Esperei cerca de um mês por este livro, uma vez que estava super esgotado em todo o lado! Ele finalmente chegou, e eu atirei-me logo logo a ele.
Não levei nem 15 dias, foi uma leitura bastante rápida ( a partir das 200 páginas pelo menos ).
Se calhar começo por dizer que tinha grandes expectativas para este livro. Não passava um dia no facebook em que eu não visse uma ou  outra publicação acerca de Outlander e das suas personagens. Tanto que, cheguei a bloquear tudo o que fosse notificações sobre a série, com medo de spoilers. Por isso já estão a ver o quanto eu queria ler isto.
E li... e agora tenho coisas para dizer.
Portanto, acho que a primeira coisa a dizer é, NÃO LEIAM ESTA SINOPSE RANHOSA SE NÃO QUISEREM FICAR A SABER A HISTÓRIA TODA!!!
Pronto... já deitei isto cá para fora.
Agora um resumo muito resumido de Outlander. Este 1º volume de uma série de milhentos livros, conta-nos a história da Claire. A Claire é casada com o Frank. Durante a sua 2ª lua de mel, na Escócia, a tontinha da Claire viaja atrás no tempo, cerca de 200 anos, ao entrar em contacto com um monumento megalítico Aterra no meio de uma escaramuça entre ingleses e escoceses. A tolinha ao inicio pensa que se trata da gravação de um filme...mas depressa percebe que é tudo real. Um grande twist acontece logo aqui. Ela dá de caras com o seu marido, só que não é o seu marido. Mas um dos seus antepassados directos, o temível Black Jack.
A partir daqui toda a acção se começa a desenrolar. A Claire é salva pelo lindíssimo (e bruto) Jamie e vê-se "prisioneira" num tempo que não é o seu.
Pronto. Resumo feito. Acho que isto, dito assim, tinha tudo para ser perfeito! Não fosse um pequenino grande aspecto.
Quando comprei Outlander, pensei que se tratava de um romance histórico ou de ficção histórica (com um q de romance). Afinal... Outlander éeeeee um livro sobre sexo, com alguma história. Se eu pudesse resumir o livro numa frase seria : UM LIVRO SOBRE UMA MULHER APAIXONADA PELO SEU MARIDO QUE O TRAI E SE APAIXONA, EM 5 MINUTOS POR UMA BESTA DE KILT, QUE LHE BATE , MAS QUE É BOM NA CAMA (OU NA FLORESTA, OU NO BANHO, OU NA POCILGA, OU NO RAIO QUE O PARTA) E É UM CRIMINOSO FOFO EM FUGA, E QUE OHHH EU TENHO DE O SALVAR...
Algo assim.
Postas as coisas assim até parece que não gostei do livro. Eu gostei. Tanto que lhe dei as 4 estrelas. Só que me senti um bocadinho defraudada. Se calhar, se me tivesse deixado spoilar, eu teria percebido logo que tipo de história me esperava.
Temos história? Sim , alguma. Temos acção? Também . Temos sexo? Ohhhhh oui muito muito muito sexo. Demais.
Várias pessoas são unânimes quando me dizem , me garantem, que o 2º livro é muito melhor do que este. Eu espero que sim. Quero continuar a ler esta série, tenho esperanças que o Jamie com a idade fique mais , vá, civilizado e a Claire menos parva.
Ah também tenho algumas esperanças, que o 2º livro tenha uma revisão melhor do que este. Porque se eu ganhasse 1 euro por cada erro ortográfico, erro de tradução ou frases mal feitas que encontrei no livro, eu estaria rica!

Portanto, se gostas de um romance com história (mas não muita para não cansar) e com cenas muito picantes, este livro é para ti.

PS: Também temos muita violência, no sexo e fora dele... só para saberem =)


Sinopse: Claire leva uma vida dupla. Tem um marido num século e um amante noutro… 
Em 1945, Claire Randall, ex-enfermeira do Exército, regressa da guerra e está com o marido numa segunda lua-de-mel quando inocentemente toca num rochedo de um antigo círculo de pedras. De súbito, é transportada para o ano de 1743, para o centro de uma escaramuça entre ingleses e escoceses. Confundida com uma prostituta pelo capitão inglês Black Jack Randall, um antepassado e sósia do seu marido, é a seguir sequestrada pelo poderoso clã MacKenzie. Estes julgam-na espia ou feiticeira, mas com a sua experiência em enfermagem, Claire passa por curandeira e ganha o respeito dos guerreiros. No entanto, como corre perigo de vida a solução é tornar-se membro do clã, casando com o guerreiro Jamie Fraser, que lhe demonstra uma paixão tão avassaladora e um amor tão absoluto que Claire se sente dividida entre a fidelidade e o desejo… e entre dois homens completamente diferentes em duas vidas irreconciliáveis. 
Vive-se um período excepcionalmente conturbado nas Terras Altas da Escócia, que culminará com a quase extinção dos clãs na batalha de Culloden, entre ingleses e escoceses. Catapultada para um mundo de intrigas e espiões que pode pôr em risco a sua vida, uma pergunta insistente martela os pensamentos de Claire: o que fazer quando se conhece o futuro? 
Um misto de ficção romântica e histórica, Outlander - Nas Asas do Tempo já foi publicado em 24 países.

2 comentários:

  1. Amiga Neuza, o que eu gosto de ler os teus comentários! O palavreado é acessível, direto e tão parecido com o meu! Diria exatamente o que tu escreveste se lesse esse tipo de romance.

    ResponderEliminar