quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Promessa - Opinião

Nota à Ana Prata: NÃO LEIAS ESTA OPINIÃO!!!

Opinião: Bom, por onde começar. A Promessa é a continuação do livro Sonhos Proibidos. A continuação da história de Belle, precisamente de onde ficou. Não faz qualquer sentido ler este livro sem ter lido o anterior, por isso nem tentem.
(Passaram uns bons 10 minutos desde que comecei a escrever, e bloqueei. Foi tão bom tão bom que nem sei o que dizer)

A história de Belle, neste livro, passa-se durante a 1ª guerra mundial. Período em que muita água corre. Um globo e já para a Lesley, não só pela extensa pesquisa que deve ter feito para este livro, mas também pelo facto de ser crua, directa, tão especifica nos detalhes, nos pormenores daquela guerra. É como se realmente estivéssemos lá, junto de todos aqueles homens e mulheres que de alguma forma contribuíram para "os esforços da guerra" (que expressão mais parva).
É um livro que facilmente leva às lágrimas qualquer pessoa mais sensível, o que é o meu caso. Ainda nada de muito emocionante tinha acontecido, e já eu estava a chorar, portanto, só podem imaginar o estado em que eu fiquei quando o ........................... (suspense não vá a Ana ler) morreu!
A partir daí as coisas começaram a evoluir de forma muito positiva para a Belle, e eu só pensava: "Ok... calma... respira... esta porcaria de livro está quase a acabar e ainda não se sabe nada do.......................... ". 
Mas, de repente, numa manhã de muita chuva, heis que ele, o tal, qual D. Sebastião desaparecido em combate, aparece, para dar finalmente a Belle, todo o amor que ela merece, e toda a estabilidade que ambos precisam!
Claro que no fim, verti uma lágrimazita, teve de ser. O fim não podia ter sido mais perfeito. Foi lindo. 

Parabéns mais uma vez Lesley, pelo excelente trabalho. Sem dúvida, estás lá!!!

P.S: Após ter recebido o primeiro comentário a esta opinião lembrei-me que, de facto, esqueci-me de dizer qual dos dois livros gostei mais! Se foi o livro Sonhos Proibidos ou A Promessa. E.................. o livro escolhido é........................................................... Sonhos Proibidos  O 1º livro. São os dois igualmente bons, mesmo. Mas o 1º tocou-me mais. 

Sinopse: No início de Julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.

A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou. Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha. É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez.

Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?

2 comentários:

  1. O livro é bom e li num instanrte. Mas gostei mais do primeiro.

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Estou a fazer um trabalho sobre este livro (magnifico), mas não me consigo lembrar do nome de solteira da Belle e, infelizmente não tenho o livro comigo. Será que me podem ajudar?

    ResponderEliminar