sábado, 31 de agosto de 2013

A Livraria - Opinião


Opinião: Diz que este livro é uma obra-prima. 
Infelizmente não cheguei lá.

Não foi uma leitura desagradável de todo, e até gostei. Mas não fez nada por mim. Ah! Mentira! Fez. Depois de Pedaços de Ternura, e de eu ter dito que precisava de uma pausa de Dorothy Koomson, e de certa forma daquele género de livros, A Livraria foi quase como um anti-inflamatório... um cházinho ou um kit -kat. Sim um kit-kat. Faça uma pausa com A Livraria.

Faltou-lhe alguma coisa. Conteúdo, corpo, essência. Caramba tá mal. É um livro, sobre livros!!! Deveria ser bom! Não gostei nem me apeguei a nenhuma personagem. Falta força à Florence e, tendencialmente, não gosto de mulheres fracas! O livro acaba por ter um desfecho que podia ter sido evitado caso Florence fosse mais forte!

MAS!!! Adorei esta frase: "Um bom livro é o precioso sangue vital de um espírito mestre, embalsamado e entesourado de propósito para uma vida para lá da vida, e como tal deverá seguramente ser um bem de primeira necessidade". 

À pala desta frase dobrei o cantinho da página 122! Shame on me!!! =)

Ohh well move on!

Sinopse: Inglaterra, 1959.

Florence Green vive na pequena vila costeira de Hardborough, longe de tudo, e que se caracteriza precisamente por aquilo que não tem. Florence decide então, contra tudo e todos, abrir a primeira e única livraria da terra.
Florence compra um edifício abandonada há anos, gasto pela humidade e com o seu próprio fantasma. Como se não bastasse o mau estado da casa, ela terá de enfrentar as pessoas da vila que, de um modo cortês, mas inabalável, lhe demonstram a sua insatisfação com a existência da primeira livraria local. Só a sua ajudante, uma menina de dez anos, não deseja sabotar o seu negócio.
Quando alguém sugere que coloque à venda a primeira edição de Lolita de Nabokov, a vila sofre um «terramoto» subtil, mas devastador. E finalmente, Florence começa a suspeitar da verdade: uma terra sem uma livraria é, muito possivelmente, uma terra que não merece qualquer livraria.
A Livraria é uma obra-prima acerca do mundo dos livros, dos sonhos e das vicissitudes da vida, sob a forma de uma história envolvente e original.

1 comentário:

  1. Falta-lhe "substância" ...
    Também fiquei desiludida, esperava mais,muito mais.
    O livro tinha argumentos para ser melhor!
    Beijo
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar