domingo, 13 de janeiro de 2013

As Cinquenta Sombras de Grey - Opinião




Sinopse:


As Cinquenta Sombras de Grey é um romance obsessivo, viciante e que fica na nossa memória para sempre.

Anastasia Steele é uma estudante de literatura jovem e inexperiente. Christian Grey é o temido e carismático presidente de uma poderosa corporação internacional. O destino levará Anastasia a entrevistá-lo. No ambiente sofisticado e luxuoso de um arranha-céus, ela descobre-se estranhamente atraída por aquele homem enigmático, cuja beleza corta a respiração. Voltarão a encontrar-se dias mais tarde, por acaso ou talvez não. O implacável homem de negócios revela-se incapaz de resistir ao discreto charme da estudante. Ele quer desesperadamente possuí-la. Mas apenas se ela aceitar os bizarros termos que ele propõe... Anastasia hesita. Todo aquele poder a assusta - os aviões privados, os carros topo de gama, os guarda-costas... Mas teme ainda mais as peculiares inclinações de Grey, as suas exigências, a obsessão pelo controlo… E uma voracidade sexual que parece não conhecer quaisquer limites. Dividida entre os negros segredos que ele esconde e o seu próprio e irreprimível desejo, Anastasia vacila. Estará pronta para ceder? Para entrar finalmente no Quarto Vermelho da Dor?As Cinquenta Sombras de Grey é o primeiro volume da trilogia de E. L. James que é já o maior fenómeno literário do ano em todos os países onde foi publicado.


Opinião:  Portanto terminei, finalmente, as 50 sombras de Grey. E, surprise surprise, não gostei. E é muito fácil explicar porquê. O livro tem uma escrita repetitiva, pouco original, e consegue tornar-se muito facilmente vulgar.
A Ana, coitadinha... 21 anos, e tãooo infantil, mas ao mesmo tempo tão incrivelmente habilidosa (para quem era virgem, ui ui). E o Christian, tão tãoooo doente das ideias, que chega a meter pena. Acho incrível que hajam pessoas que apenas sintam prazer sexualmente magoando os outros, e que não consigam encontrar outras formas de amar. A única coisa que me motivou a ler o livro, foi a possibilidade de ficar a saber o porquê de ele ser tão marado das ideias. Mas, surpreendentemente chega-se ao fim, e puft. Nada.
Estes são os motivos mais básicos para não ter gostado do livro, porque o principal, ainda está para vir. Já sei que não sou só eu a achar este livro uma cópia do Twilight. Ainda bem que mais pessoas estiveram atentas a esse factor. Ter inspiração de um livro é uma coisa. Usar "tudo" do mesmo, é outra. Sinceramente acho estranho que a Senhora Stephenie, não tenha feito nenhum tipo de queixa. Talvez seja por não aparecerem vampiros em lado nenhum (por enquanto), Mas para quem leu a Saga Twilight, é impossível não marcar todas as semelhanças. É a personalidade da rapariga, é o carro velho, é o conhecer a família é os gostos musicais e literários, é a mãe dela e o seu historial romântico, é o gosto dele pela velocidade, é o gosto dele pela musica clássica, o tocar piano, o ter sido adoptado (por uma médica) o ter uma irmã que imediatamente se apaixona por a Ana, é a cena no café das panquecas com a empregada, é ela ter um amigo apaixonado por ela, e a lista continua e continua e continua. Por mais que uma vez encontrei diálogos e cenas retirados na integra do filme Pretty Woman. 


Não, não vou ler os próximos volumes desta trilogia. Dispenso.

6 comentários:

  1. Eu consegui ler o segundo volume e até gostei, porque deu para entende um pouco mais do Grey, no entanto, foi apenas isso que o tornou giro. O terceiro... Nem tocar-lhe quero sequer!
    Beijinhos e boas leituras. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu até gostava de saber mais sobre ele, mas não tenho muita vontade de ler mais do mesmo. Sexo, atrás de sexo, conversa, sexo, sexo sexo (banho) por ai. =)

      Eliminar
    2. Para a fama que tem pensei que fosse muito melhor.
      Deixei-te um selinho no meu blog :)
      Beijinhos*

      Eliminar
  2. Também não me convenceu :P NADA! :D

    ResponderEliminar
  3. Cada vez mais tenho uma certeza: não quero ler este livro :s nem para comprovar as críticas negativas. Ficou com a sensação de que perdeu tempo?

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Su :)

      Fiquei desiludida. Perdi uma semana inteira de volta deste livro li e para nada. Sim, podia sempre ter pegado noutro livro, mas não gosto de deixar livros por ler . Se conseguires que te emprestem o livro lê, assim tiras as dúvidas. :)

      Eliminar