domingo, 22 de abril de 2012

Todas as Cores do Vento - Opinião


Sinopse: «No mesmo prédio habitam um poeta, um judeu ortodoxo, um palestiniano, uma testemunha de Jeová e uma mulher agnóstica. E um gato. Cada um vive encerrado na sua masmorra, exceto o gato, que será testemunha das tensões, ódios, paixões e conflitos religiosos que surgirão entre os inquilinos. Num quotidiano tantas vezes mais absurdo do que seria de crer, gera-se o preconceito, as pequenas obsessões agigantam-se, e os personagens tornam-se sobreviventes de uma guerra contemporânea.

Todas as Cores do Vento constrói, com grande delicadeza e precisão, uma trama tensa e forte, revelando a mestria de um escritor que já nos habituou ao seu olhar sobre o mundo: atento, inteligente, perspicaz e crítico.»



Opinião:


Este livro, é o exemplo concreto daquilo que eu digo sempre. Quando um livro me está a aborrecer, nunca o coloco de parte. 
Apesar de considerar que a leitura deve ser um prazer e não um sacrifício, penso sempre que mais à frente, de certeza que o livro valerá a pena. E este foi um desses livros.

Este livro conta a história de Herberto Brum, e da forma como a sua vida fica interligada à dos vizinhos, por uma série de acontecimentos, em que um dos elos em comum é o gato Napoleão. 

O autor apresenta-nos um rol de personagens interessantes, na medida em que são bem mais do que aquilo que aparentam. Ficaram muitas dúvidas sobre os comportamentos de algumas delas, e sobre as suas vidas. Cabe ao leitor usar da imaginação, para tentar entender os seus passados e motivações. 
Acho que vivemos cada vez mais isolados dos outros, cada vez mais fechados nas nossas vidas e problemas. Tenho a "sorte" (às vezes) de viver num prédio onde ainda há alguma relação entre vizinhos, porque não acredito que seja esta a prática comum hoje em dia. O que sabemos sobre quem mora na casa ao lado da nossa? 

Desconhecia este autor, e confesso que foi a capa que me levou a comprar o livro, e ainda bem que o fiz, porque não me desiludiu.

2 comentários:

  1. Ainda bem que gostou do livro, fico contente com a sua apreciação.
    A capa é realmente apelativa e muito bonita. é mérito da Editora. Mas o essencial é o texto e a textura do livro.
    Cumprimentos
    Miguel Miranda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. =) espero puder brevemente ler mais livros seus. Este, já o recomendei a uma data de pessoas =)

      Obrigada

      Eliminar