quinta-feira, 2 de junho de 2016

2 para os 7


Faltam 2 semanas para os 7 meses e há algumas considerações a fazer sobre como tem sido esta jornada de 25 semanas. Até agora tem corrido tudo bem. Nada de extraordinário aconteceu, que não fosse "normal" acontecer. Sofri todos os enjoos possíveis e imaginários, até me terem medicado contra a coisa. Senti tonturas nos momentos em que devia comer e não o fazia por falta de tempo. Chorei e ri ao mesmo tempo como uma maluquinha e descarreguei ondas de mau humor no marido, tal como manda a lei da gravidez. Há muita coisa que é considerada "normal" na gravidez e que é na realidade uma bela bosta, mas uma pessoa até aguenta bem, porque lá está, é normal.  Só que quanto mais perto estou do final, maiores são as quantidades brutais de caca que tenho de sentir e aturar e o pior, é que nem todas se devem ao facto de estar grávida. 
O aumento de peso tem sido um pequeno "grande" problema durante a gravidez. Especialmente porque está instituído entre médicos que uma grávida só deve engordar X quilos...e claro que no meu caso, onde é que a norma já está. Uma pessoa ouve de tudo nesta fase. Como se já não nos sentíssemos ligeiramente humm como dizer, focas, ainda temos de levar constantemente com comentários como, "bolas tu engordas de dia para dia", ou o meu preferido "estás a prejudicar o teu bebe!".  De facto a diferença ainda é alguma, mas caramba não é preciso tanto sim. Tenho de me controlar constantemente para não responder com "Eu estou grávida, qual é a tua desculpa para estares gorda?", mas às vezes sai. 
Nesta fase começo já a ter muitas dificuldades em andar muito tempo em pé, ou até mesmo caminhar durante muito tempo. Exemplo disso é que fui no fim de semana passado à feira do livro e depois de 2 horas a andar por lá, estava K.O. e pronta para vir para casa. Pior, foi que no dia da criança, peguei na malta toda e fomos para a feira. 13 crianças de 3 anos, um dia inteiro de feira com temperaturas a rondar os 35 graus. Morri. Claro que morri. Quando cheguei a casa ontem, depois de um banho de água gelada nas pernas, chorei as pedrinhas da calçada todas. As dores nas pernas e pés eram tantas e o inchaço era qualquer coisa de sobrenatural, que me assustei claro e sinto-me perto do ponto de ruptura a nível profissional. Não sei quanto tempo mais vou aguentar continuar a trabalhar. São 3 os transportes que tenho de apanhar para chegar a Lisboa e ao fim de meses a entrar sempre nas mesmas carruagens com as mesmas pessoas, ainda é um filme para me darem o lugar. No comboio lá me vou safando, mas no metro é para esquecer. Ontem por exemplo, depois daquilo tudo ainda tive de ir em pé no metro, porque ninguém dá o lugar. As pessoas fingem que não estou lá especialmente aquelas que se sentam nos lugares prioritários. E sim, eu sei que devia pedir o lugar, mas não consigo. Um dos pontos altos desta gravidez foi ter sido insultada umas duas vezes por me terem dado o lugar. Não estou para me chatear e por isso, prefiro esperar e observar as caras de cú que as pessoas fazem quando vêem uma grávida a entrar no metro. É uma autêntica experiência sociológica. 
As dores nas costas durante a noite, são apenas suportáveis graças ao auxílio de uma almofada gigante que arranjei para ter na cama. Agora somos 6 a dormir. Eu e o bebe, o marido, a Nala e o Sebastião, e a almofada, que baptizei de Jerónimo. Não me perguntem porquê. Falando em Nala, tem sido tão giro ver a forma como ela me segue para todo o lado e me dá mimos. Uma querida! 
E também tem sido interessante ver a forma como os meus pimpolhos de 3 anos me tentam ajudar em montes de situações, como por exemplo tirar as camas à sexta feira e arrumar os lençóis, essas coisas assim. Estão a ficar uns crescidos. Enfim... já não consigo ver os meus próprios pés (mas vejo pelos de gata na foto), estou ligeiramente cansada, esfomeada e ansiosa. Faltam 2 semanas para os 7... respira Neuza. 




22 comentários:

  1. 1º Estás linda!!
    2 Essa barriga fica tão bem ao pé dos livros da Lesley pearse *.*
    3º Experiência Sociológica?! Posso andar atrás de ti e estudar sobre isso? ahah Ultimo ano de curso a caminho :D. Titulo "Como perder a fé na humanidade nas boas maneiras e nos bons gestos para com os outros" :D
    A.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alguma tese feita sobre o assunto?? Se sim quero ler, se não, podias fazer ? =) ehehe
      Beijocas

      Eliminar
    2. Tão especificamente eu penso que não, pelo menos daquilo que conheço do meio universitário, que é muito limitado dado que aprendemos o que meia duzia sabe e pouco mais, mas vou pesquisar sobre o assunto e depois digo qualquer coisa, senão faço eu! :D Beijinhos A.

      Eliminar
  2. Oh Neuza, antes demais lamento muito que te digam essas coisas e que nem sequer cedam a porra do lugar. Já não basta uma pessoa estar com as hormonas a rebentar, ainda tem que levar com comentários parvos. Mas acho que não devias ter receio de responder torto. Eu sei, eu percebo-te. Quando é comigo também costumo ficar calada e a remoer para dentro. Mas estás grávida e sensível e não tens que levar com a burríce alheia. Ainda para mais, como bem deves saber, é apenas o princípio. Quando o bebé nascer toda a gente vai ter dicas e críticas para te fazer.

    Hum e esse bonequinho azul, quer dizer o que eu penso?

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim fofinha é um menino que vem por ai =)

      Eliminar
    2. Ah tão bom!! Tenho um gostinho especial por meninos, apesar de serem muito reguilas. Ou se calhar é mesmo por isso :) Parabéns!

      Eliminar
    3. Ah e já vi algures que vai passar a estar na lei a cedência obrigatória a grávidas e deficientes (e possivelmente a idosos)

      Eliminar
  3. Sério? Ia gostar de ver... é que os lugares já dizem reservado... e mesmo assim é o que é :D

    ResponderEliminar
  4. Eu vi algures numa noticia partilhada no facebook. Se for verdade, acho muito bem, mas não sei como esperam controlar isso, especialmente em transportes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com transportes privados mas claro. Vou vestir-me de amarelo e vou protestar na feira do livro a favor de metro privado para grávidas!

      Eliminar
    2. É verdade sim, vai começar a ser obrigatória ceder passagem ou lugar a grávidas, pessoas com bebés ao colo, idosos, deficientes, "população vulnerável", como chamam, mas penso que isso vai dar alguns problemas principalmente por causa do grau de deficiência não especificado.
      Eu, por exemplo, tenho uma ligeira deficiencia mas que não necessito nem nunca "corri atrás" de qualquer cedência por parte de outros, mas acredito que muitas pessoas se irão "aproveitar" da situação.
      (peço desculpa a intromissão)
      bjs
      Isabel

      Eliminar
    3. Alo Isabel. Sim também acho que vai dar problemas... especialmente na questão das filas nos restaurantes e cenas assim. Vai ser como aquele anúncio do snickers. As pessoas quando estão com fome nunca estão nelas LOOOL portanto vai ser violento! :D

      Eliminar
  5. Oh Neusa mas que cambada de assholes! É que ainda por cima está marcado que é para grávidas. Olha que eu já tinha desancado uns quantos, com o mau feitio natural que já tenho potenciado á 5a casa com as belas hormonas! Se é para ficatem com cara de cu, então que seja com razão!
    Olha beijinhos á mãe e ao babe que vrm aí rapagão. E tens que começar a fazer orelhas moucas aos conselhos e dicas qur vão chover agora e depois do nascimento
    Bjokinhas
    Maria Santoe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu marido ia amar que o meu mau feitio se traduzisse nessa capacidade de dizer as coisas em publico. Mas não sei porquê...não consigo. Sempre procurei evitar conflitos e acabo por engolir sempre tudo aquilo que tenho para dizer. O que depois se reflecte no meu humor... já foram 2 as vezes em que sai do metro em lágrimas por causa da falta de educação das pessoas e da maldade de algumas, porque no fundo é muito isto. Há pessoas mesmo mázinhas. Eu nunca me vou esquecer, de que quando engravidei, uma amiga minha disse-me que agora é que eu ia ver como as pessoas eram más para as grávidas. Que das duas uma, ou nos tratavam demasiado bem como se fossemos inválidas (o que ainda não se viu) ou muito mal... infelizmente tem sido mais isto. Enfim... o que me vai valendo é que o Dinis nestes momentos dá bueee pontapés, e eu gosto de pensar que é em sinal de revolta e solidariedade para comigo :D eheheh

      Beijocas

      Eliminar
  6. Tornamos-nos num povo tão egoísta que são precisas leis para cobrir o que anteriormente era senso comum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muita coisa que passa pelos valores que cada um tem e defende... eu por exemplo quando não estava grávida nunca me sentava nos lugares prioritários, já para evitar situações como as que tenho vivido e mesmo sentada nos outros, dava facilmente o lugar a quem visse que precisava. Não vou ser santa e dizer que nunca terá acontecido olhar para o lado ou isso, possivelmente sim, mas a minha regra sempre foi essa... vamos ver como vai correr a aplicação da lei na prática. Acho que não vai correr bem.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Olá. É verdade ouvimos de tudo quando estamos grávidas. Mas olha com o calor e se não passas bem vê lá se não será melhor falares com o teu médico e vires para casa. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje ia à feira do livro acho que vou passar. É tão cedo e já está tanto calor :(
      Em condições normais nunca gostei de calor e nunca me senti bem com o mesmo por ser asmática; agora parece que a coisa ficou ainda pior.
      Beijocas

      Eliminar
  8. Olá Neuza!!
    Oh pah, que gente estúpida. Sentam-se nos lugares prioritários e fazem de conta que não vêm? Um abanão forte a ver se acordavam!
    E ainda te fazem comentários desses?? Oh moça, nem sei como te aguentas?
    Força! E tudo de bom!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alo titinha. Oh uma pessoa ri-se e internamente chama mil nomes feios às pessoas. Depois quando alguém dá o lugar, geralmente sem ser nos prioritários, fulmino com o olhar todos os outros que continuam sentados lá! LOOOL
      Beijocas

      Eliminar
  9. Olá!! Parabéns...Eu como ando sempre a dormir só agora é que fiquei a saber que estás de barriguinha lol

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar