segunda-feira, 25 de abril de 2016

O Pacto #1 - Opinião

Opinião: Começo esta opinião por dizer que passadas algumas horas desde que terminei a leitura deste livro, ainda me sinto meio apanhada de surpresa pelo simples facto de ter realmente gostado daquilo que li. Se acompanham o blog com regularidade, sabem que eu e romances eróticos não nos damos bem. Temos assim uma relação de ódio-ódio. Ainda não houve um único livro dentro do género que eu tenha gostado, no entanto, verdade seja dita: o que é que eu já li, que se enquadre no género e que eu não tenha gostado? 1 livro. Apenas 1 livro e foi o suficiente para classificar todo um género como fraco. Não preciso de relembrar que esse livro foi as 50 sombras de cóco e que o odeio de morte com todas as forças do meu ser. Acho que aquilo que tenho dito que não gosto é da forma como determinadas cenas são retratadas pelos autores em diferentes livros de diferentes géneros. Como por exemplo em Outlander. O que que este livro fez, foi obrigar-me a dar um dedinho à palmatória, porque na realidade gostei bastante dele.
Estamos perante um livro New Adult com uma forte componente erótica mas que não é o foco principal da história. Talvez isso tenha ajudado ao facto de ter gostado tanto. Acompanhamos duas personagens principais que, como o próprio nome do livro indica, fazem um pacto que os compromete a ajudarem-se um ao outro com diferentes objectivos. Ambos têm um passado conturbado que, longe de ser novidade neste tipo de histórias, ajuda a dar alguma profundidade à leitura. Hannah é uma menina certinha e Garrett um bad boy, no entanto, as coisas não são assim tão preto no branco e também os papeis se podem inverter de vez em quando. Gostei muito da forma como o Garrett ajuda a Hannah a soltar-se e a confiar mais, não só nas pessoas, mas também no meio que a envolve. Mas gostei principalmente da forma como a Hannah, sem realmente se aperceber, acaba por ajudar o Garrett em mais que uma forma.
Não estamos perante um livro mega elaborado, super dramático e com uma grande carga emocional. Mas somos antes confrontados com um livro muito fácil de ler, muito simples a nível de escrita e com uma construção de história que faz sentido. Este ultimo aspecto foi aquele que mais gostei. A escrita é aquilo que se esperaria de um romance New Adult. Alguns palavrões pelo meio, algum calão que em algumas situações me desagradou; sempre que leio coisas como o meu pau isto ou aquilo, dou por mim a perceber que me estou a tornar uma careta de 30 anos e tenho de me forçar a lembrar, que as personagens do livro estão nos 20 e que para além disso, são americanas. Que me perdoem o juízo de valor... mas a sério... ler estes livros ou ver um filme sobre uma qualquer faculdade americana e os seus jovens e festas de fraternidades é quase a mesma coisa. Mas neste caso a história foi bem construída. Não temos o típico amor instantâneo ou os habituais dramas de filme. 

Temos uma relação que começa com bastante indiferença, avança para a amizade e culmina num romance hot hot hot, capaz de nos fazer ler compulsivamente até às 2 da manhã. Acordei por volta das 8, após ter sonhado com as personagens e, atirei-me imediatamente à leitura do livro. Por volta do meio dia tinha terminado.
Não tenho na realidade, melhor elogio que este a fazer ao livro em si. É uma leitura viciante que dá início a uma nova série que espero, sinceramente, que seja publicada pela Suma em Portugal. Já sei que o foco dos restantes livros irá ser nas personagens que rodeiam a Hannah e o Garrett, mas honestamente, se forem tão aditivos quanto este, nem me importo muito. 



Sinopse: Hannah Wells encontrou finalmente aquela pessoa. Segura e confiante em todas as outras facetas da vida, enfrenta uma série de receios e inseguranças no que toca a sexo e sedução. Se quiser prender a atenção da sua nova conquista terá que sair da zona de conforto... Mesmo que tal signifique ter que aturar o arrogante e infantil capitão da equipa de hóquei... E vai ser tão bom. 


Ser jogador de hóquei profissional foi tudo o que Garrett Graham sempre quis, mas as notas de final de formatura ameaçam deitar por terra este sonho, pelo qual tanto tem lutado. Se ajudar uma morena, muito gira e cheia de sarcasmo, a fazer ciúmes a outro lhe garantir a posição na equipa, que seja! Mas um inesperado beijo leva-os às cenas de sexo mais incríveis das suas vidas, e não vai levar muito tempo até que Garrett perceba que fingir não será o caminho... Terá, sim, que convencer Hannah de que o homem que ela procura se parece em tudo com Garrett. Elle Kennedy é autora best seller do New York Times, USA Today e Wall Street Journal. Escreve romances de suspense e eróticos contemporâneos. Heroínas fortes e sensuais, e heróis sexy e musculados são marca dos seus livros, temperados com muito «calor» e alguns perigos, pelo que já conquistou um vastíssimo público leitor

1 comentário: