sexta-feira, 26 de junho de 2015

O Jardim Secreto - Opinião

Opinião: Terminei a leitura do Jardim Secreto já há algum tempinho, mas confesso que precisei de reflectir um bocado sobre aquilo que li. Especialmente, e talvez unicamente, porque esta história foi durante muito tempo, uma das minhas histórias preferidas de todos os tempos. Mais concretamente a história contada no filme, e não tanto o original do livro.
O Jardim Secreto, livro, acabou por se revelar uma pequena desilusão. Apesar de ter gostado (não há como não gostar minimamente desta história) foram vários os aspectos que me desagradaram.
O livro conta-nos a história de Mary, uma menina que fica orfã e que tem de ir viver para casa do tio em Inglaterra. Uma casa sombria, com muitas portas fechadas, regras e secretismo, que apenas vão servir para atiçar a curiosidade da pequena Mary. No meio de tantos segredos, e entregue a si mesma, ela acaba por descobrir um jardim secreto, fechado para todos. Escusado será dizer, que a pequena Mary encontra o seu caminho para dentro do jardim e com a ajuda de Dickon, vai acordar este espaço adormecido. É apenas isto que a sinopse nos dá e eu, não irei desvendar mais, caso contrário entramos no campo dos spoilers e eu não quero que se zanguem comigo =)
Qual foi o problema aqui. O problema foi que, durante anos eu vi, repetidas vezes, o filme baseado neste livro (a versão de 1993). O problema foi constatar que livro e filme não têm nada a ver, e pior, perceber que o filme é infinitamente melhor do que o livro. O problema foi estar constantemente a comparar as personagens, as acções, os destaques e os desenvolvimentos.
No livro acompanhamos a Mary, é verdade. Mas rapidamente a história deixa de ser sobre a pequena, para passar a ser sobre outros intervenientes... o destaque na Mary perde-se e passa quase na totalidade para outra criança. O livro transforma-se numa espécie de livro de auto-ajuda com uma mensagem muito forte no sentido de sermos capazes de atingir algo, se tentarmos, se se se... não gostei e não consigo compreender como raio é que este livro se tornou num clássico.
No filme temos um problema de partida. Um homem que não sabe sorrir e uma menina que não consegue chorar. O filme é a evolução da Mary e também daqueles que a rodeiam e o final é para ela e para o tio. No livro pronto... as coisas acabam simplesmente enquanto que no filme, o problema de partida fica resolvido. O tio da Mary re-aprende a sorrir, e a Mary, aprende a chorar. Acaba bem para todos e faz muito mais sentido. Foram estes os motivos que me levaram a sentir que o livro O Jardim Secreto, foi uma pequena desilusão.
Neste momento encontro-me a ler A Little Princess, da mesma autora. Estou a gostar muito mais, no entanto, o inglês não é o mais fácil de ler, e o facto de a história em si ser meio ultrapassada, não me cativa muito... vamos ver como a coisa se desenrola.
Entretanto, caso tenham oportunidade vejam o filme. Têm 3 versões à escolha. Filmes de 87, 93 e 2001 penso eu. Apenas conheço o de 93 e posso garantir-vos que é muito bom! Fica o Trailer.


Sinopse: Mary Lennox, criança solitária e indesejada, chega da Índia para viver com o tio em Yorkshire. Entregue a si própria, pouco tem com que se entreter e começa a explorar a casa enorme e sombria, até que numa bonita manhã de sol se depara com um jardim secreto que muros cobertos de hera ocultavam. Pela primeira vez na sua breve e triste vida, Mary descobre uma coisa que merece a sua afeição e empenha-se em devolver o jardim à sua antiga glória. Quando o jardim começa a florir e a transformar-se como por magia, ninguém permanece indiferente.

1 comentário:

  1. Olá Neuza,
    Tal como comentei no youtube tenho a vaga ideia da série de desenhos animados. Acho que era esta http://desenhosanimadospt.blogspot.pt/2011/11/o-jardim-magico.html
    Deste-me vontade de ver o filme =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar